O que é cultura: saiba tudo sobre o assunto!

O que é cultura? A resposta envolve uma definição complexa. Trata -se do conjunto de conhecimentos, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo.

O que é cultura: saiba tudo sobre o assunto!

Costumes, festas, tradições e até mesmo suas refeições são traços culturais

O que é cultura? A resposta a essa pergunta envolve uma definição complexa, mas que é vivenciada no dia a dia por todos nós. Trata-se do conjunto de conhecimentos, valores, símbolos, tradições, ideias, costumes e práticas que se tornam características de um grupo, seja ele familiar, social, étnico, religioso e assim por diante.

Esse conhecimento nem sempre é formal — ninguém precisou fazer um curso para aprender a cultura de seu próprio povo. Ela foi transmitida para as gerações seguintes no cotidiano: na conversa, nas atividades diárias, nas festas e comemorações, no exemplo das outras pessoas.

De uma forma completamente diferente do que muitos pensam, não existem pessoas com mais ou menos cultura, ou mesmo culturas inferiores ou superiores. Toda sociedade possui um conjunto único de valores, que foi construído através de sua história e deve ser compreendido e respeitado.

Quer entender melhor o que é cultura e como ela está presente na vida das pessoas? Então continue a leitura deste post!

Características da cultura

Entre as principais características da cultura, podemos destacar:

  • Mecanismo adaptativo: significa que os indivíduos são capazes de mudar seus hábitos para se adaptarem ao meio onde vivem, o que produz manifestações e mudanças culturais;
  • Mecanismo cumulativo: as gerações mais antigas transmitem esse conjunto de conhecimentos às gerações seguintes, criando uma continuidade dos costumes naquele grupo. Nessa transmissão, a cultura perde alguns elementos, mas incorpora outros aspectos, sendo transformada;
  • Transformação permanente: a cultura não é estática, pois é influenciada por novos hábitos e maneiras de pensar que surgem com o desenvolvimento do ser humano e da própria sociedade.

Quais são os elementos da cultura?

Enquanto vivencia a cultura, o ser humano produz manifestações. A música de um determinado povo, sua alimentação, obras de arte como pinturas e esculturas, suas moradias típicas e festas são exemplos dessa produção. Elas podem ser divididas em dois grupos:

Cultura material

Envolve todas as produções culturais que têm como resultado objetos físicos. São exemplos de elementos da cultura material as construções, as obras de arte (pintura e escultura), o vestuário de um povo, os utensílios típicos usados diariamente, suas cidades, embarcações e meios de transporte etc.

cadastro stoodi

Cultura imaterial

Trata dos elementos que não têm um resultado material. Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Cultura na Sociologia

Entender a cultura é entender o próprio ser humano. Por isso, esse conceito se tornou importante em diversas áreas do conhecimento. A Sociologia entende que os padrões de interação e comportamentos do homem são moldados de acordo com suas necessidades. São elas, portanto, que geram uma determinada estrutura e organização social, solidificada pela cultura.

Cultura na Filosofia

Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais. Elas diferem do comportamento natural do homem e podem ser transformadas a partir de percepções de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.

Ainda segundo a Filosofia, o indivíduo busca informação para aprofundar a posição adotada e justificá-la para si mesmo e para a sociedade. Para essa área de conhecimento, essa transformação baseada na reflexão e na síntese interior é indispensável.

Cultura na Antropologia

A Antropologia entende que a cultura reflete os padrões que o ser humano aprende e desenvolve a partir de sua interação com sua comunidade. Eles representam os ideais estéticos de um povo por meio de diferentes manifestações.

Outro ponto que a Antropologia destaca é que a cultura de um indivíduo (que reflete a de sua comunidade) não é isolada de outros fatores. Ela representa o tempo em que estão inseridos, sua organização espacial e seus esforços para manter e defender as relações humanas ali estabelecidas.

Cultura brasileira

Carnaval como elemento da Cultura Brasileira

A Cultura Brasileira reflete não só os valores de um único povo. Ela é formada a partir das contribuições das várias etnias que deram origem à nossa população desde antes do descobrimento.

Temos aqui um verdadeiro caldo cultural criado a partir de costumes dos índios que habitavam o continente, dos colonos portugueses que chegaram no período das Grandes Navegações, dos africanos trazidos como escravos e dos outros povos europeus que vieram principalmente a partir do fim da escravidão (italianos, alemães etc).

Essa miscigenação influenciou diretamente a Cultura Brasileira, produzindo costumes regionais completamente diferentes e disseminando outros hábitos entre todos os povos que vivem aqui.

Entre os costumes regionais, podemos destacar festas, como o Carnaval, e alimentos típicos. Um exemplo é o almoço: enquanto o paulista geralmente se alimenta de feijão (carioquinha) e arroz, o manauara (pessoa nascida em Manaus) come peixe com açaí na mesma refeição. Poderíamos citar outras situações que revelam essas diferenças.

Já entre os compartilhados podemos mencionar a Língua Portuguesa, que é um elemento importante para a unidade nacional, apesar dos diferentes sotaques presentes em todo o território.

Tipos de cultura

O fato de a cultura estar presente em tantas áreas do conhecimento a torna muito ampla. É por isso que, para estudá-la de uma maneira mais profunda, é importante subdividi-la. Fizemos uma rápida descrição sobre os tipos de cultura para ajudá-lo a entender essas diferenças.

Cultura organizacional

É o conjunto de valores praticados por uma empresa ou organização. Ela define quais são os comportamentos aceitáveis e compatíveis com a missão e propósito do negócio. Também é chamada de cultura corporativa.

Cultura popular

Nasce espontaneamente a partir do povo. São manifestações que refletem a identidade cultural e os valores de uma comunidade.

Cultura erudita

Diferente da cultura popular, a erudita é baseada em estudos, análises críticas e elaboração técnica apurada. Devido às suas características, tem maior aceitação entre as elites sociais e econômicas, bem como os intelectuais.

Cultura de massa

Trata-se de um termo muito usado pelos filósofos da Escola de Frankfurt, que define as manifestações criadas com objetivo puramente comercial, gerando produtos de consumo que atendem aos interesses da Indústria Cultural.

Segundo esses filósofos, ela tem o efeito de adormecer a consciência da maioria da população (a massa), dificultando a formação do espírito crítico e promovendo a alienação.

Cultura corporal

Envolve o estudo do comportamento físico dos seres humanos e como eles manifestam os valores culturais de um grupo. Analisa práticas como as danças, jogos, comportamento sexual, festividades e até mesmo a medicina praticada pela sociedade em questão.

Cultura material

A cultura material estuda as relações entre a cultura de um povo e os objetos que ele produz. Envolve conhecimentos nas áreas de Arqueologia, Antropologia, História da Arte, Arquitetura, Literatura, Museologia, entre outras. Essa cultura é muito importante para a preservação desse patrimônio.

Elementos Culturais

Você sabe a diferença entre elementos culturais e elementos naturais?

Os elementos culturais, basicamente são elementos construídos pelos seres humanos, como casas, prédios, estátuas, pontes e etc. Já os elementos naturais, como o próprio nome indica, são elementos que vem da natureza, como rios, mares, florestas, montanhas, entre outros. Veja abaixo dois exemplos que ilustram bem essa diferenciação:

Elemento cultural

O Opera House, em Sydney, Austrália, é uma das construções mais famosas do mundo.
O Opera House, em Sydney, Austrália, é uma das construções mais famosas do mundo.

Elemento Natural

Everest, um Elemento Natural na cultura

O Monte Everest é a montanha mais alta do planeta.

Entendeu o que é cultura e como ela está presente na vida das pessoas? Que tal entender melhor a formação cultural brasileira com a história da etnia que já estava aqui quando os colonizadores chegaram?

Então não perca tempo! Cadastre-se agora mesmo no Stoodi e confira uma videoaula incrível sobre a religião e cultura dos povos indígenas brasileiros. Está imperdível:

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *