Platão: quem foi, biografia, ideias e mais!

Platão, discípulo de Sócrates, foi um dos principais filósofos da Grécia Antiga. Conheça sua biografia, principais obras, pensamentos e muito mais com o Stoodi!

Platão: quem foi, biografia, ideias e mais!

Discípulo de Sócrates e professor de Aristóteles, Platão foi o intelectual precursor da filosofia ocidental, influenciando inclusive o surgimento do cristianismo. Figura importantíssima na história da Grécia Antiga, é um autor que sempre cai nas provas do Enem e demais vestibulares. Afinal, quem nunca ouviu falar na expressão amor platônico?

Para que você conheça mais sobre Platão, suas ideias e história, então continue lendo esse post completo para você entender tudo!

Quem foi Platão?

Platão viveu na Grécia Antiga e se dedicou à Filosofia e à Matemática, sendo considerado um dos principais pensadores da sua época. No período antropológico, que começou por meio das ideias de Sócrates, Platão teve uma participação preponderante em razão da teoria idealista, além de ter sido um biógrafo de excelência de Sócrates. O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico.

Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental. Santo Agostinho foi amplamente influenciado pelas ideias do filósofo grego. Assim, Platão também contribuiu com a formulação dos fundamentos da ciência e da religião.

Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.

Biografia de Platão

Platão (em grego, “ombros largos”) nasceu em Atenas no ano de 428 a.C e morreu em 348 a.C. Era conhecido pelo apelido, pois chamava-se Arístocles. Filho de uma família que tinha fortes influências na política da Grécia, o filósofo foi descendente de Sólon, legislador e estadista de destaque na política de Atenas. Privilegiado financeiramente, conseguiu dedicar seus estudos à filosofia e chegou até mesmo a lutar na Guerra do Peloponeso entre Atenas e Esparta.

Platão também criou os debates filosóficos sob forte influência de Sócrates. Fundou a Academia de Atenas com o objetivo de reunir jovens que buscavam o conhecimento e ainda utilizavam o local como meio para prática de atividades físicas.

Filosofia de Platão

Extremamente importante para o pensamento ocidental, Platão criava personagens em seus diálogos que abordavam temas relacionados à vida, à política, à arte, à religião, à justiça, à medicina, vício e virtude, crime e castigo, sofrimento e prazer etc.

platão quem foi

Filósofo de grande consistência, Platão conseguiu direcionar a filosofia para temas pertinentes, como assuntos éticos, políticos, metafísicos e epistemológicos.

Outra marca nas obras de Platão é o idealismo, o qual trata-se da busca pelo conhecimento como uma única maneira de encontrar a verdade. Para Platão, a verdade está no mundo das ideias sob a influência do intelecto. Como o amor ideal é aquele que nunca se concretiza, eis que surge a expressão “amor platônico“, tendo como base os ideais defendidos pelo filósofo.

Outra linha do pensador foi a dialética, com inspiração parmenidiana (criada por Parmênides, que defendia várias ideias, como o ser é idêntico a si mesmo). Assim, surgiu a técnica de obter uma conclusão ou síntese (fechamento de um texto) tendo como meio de elaboração do conteúdo, as ideias opostas.

Teoria de Platão

Várias teorias são atribuídas a Platão, mas a maioria dos seus escritos se concentrava na política e no comportamento humano. Para ele, os caráteres moldam o espírito das pessoas e cada tipo de indivíduo deveria ocupar um cargo na sociedade, objetivando uma organização da pólis ou cidade.

Assim, o filósofo dividiu o caráter em três grupos, como veremos a seguir:

  • Caráter concupiscível: sintonizado com as vontades e desejos. Deveria ser ocupado por pessoas que tinham mais familiaridade nos trabalhos braçais.
  • Caráter irascível: é o tipo de quem era dominado por atitudes impulsivas ou ataques de raiva. Platão defendia que essas pessoas deveriam sempre se dedicar ao serviço militar.
  • Caráter racional: segundo Platão, esse caráter era marcante nos intelectuais e pessoas mais racionalistas, que deveriam ocupar as funções na política e de justiça.

As teorias de Platão também são marcas em seus diálogos, como a Apologia de Sócrates, em que descreve a trajetória de seu precursor, como por exemplo, o momento da condenação em um tribunal quando o mestre de Platão foi condenado à morte ao ser acusado de injúria contra os deuses.

Frases de Platão

Inúmeras frases do filósofo são utilizadas em citações e em momentos de reflexão. Conheça algumas delas:

  • “Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.”
  • “Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele.”
  • “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”
  • “Tente mover o mundo — o primeiro passo será mover a si mesmo.”
  • “Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.”
  • “Quem ama extremamente deixa de viver em si e vive no que ama.”
  • “O livro é um mestre que fala, mas que não responde.”

Mito da Caverna de Platão

Na obra A República, Platão estabelece uma comparação entre o mundo real e as crenças humanas, conhecido como mito da caverna de Platão. Nessa metáfora, o filósofo defende a ideia de que as pessoas vivem presas na ignorância.

Na narrativa, as pessoas vivem presas em uma caverna e conseguem enxergar apenas sombras do que acontecia do lado de fora. Entretanto, como elas não tinham acesso ao mundo verdadeiro, acreditavam que as sombras eram a própria realidade. A partir daí, a alegoria da caverna, também conhecida como parábola da caverna, discute muitas teorias sobre conhecimento, linguagem e educação com foco na construção de um Estado Ideal.

No texto, Platão explica o conceito de senso comum em oposição ao senso crítico. Para o autor, o mundo sensível, o obtido por meio dos sentidos, é uma falsa percepção da realidade. Segundo o filósofo, somente a razão pode trazer um fiel retrato da realidade.

Por isso, defende o mundo inteligível como uma maneira de o indivíduo entender o mundo ao redor, sempre com a valorização da crítica e da racionalidade.

Escrito em 380 a.C., o Mito da Caverna continua fazendo sentido em vários aspectos, como na falta de reflexão diante dos inúmeros fatos que acontecem diariamente.

Principais obras de Platão

Selecionamos algumas obras de Platão que foram destaque na sua trajetória:

  • A República;
  • O Banquete;
  • Apologia de Sócrates;
  • Fédon;
  • Láques;
  • Hípias Maior.

A República: Platão

Dividida em dez livros, a obra é o principal escrito de Platão, e foi produzida por volta de 380 a.C. Tudo está na forma de diálogo, tendo Sócrates como protagonista. Assim, o autor mostra a busca de Sócrates por uma forma de governar que seja justa, com a divisão de poderes e os tipos de caráter indicados para cada função.

É considerada a primeira utopia política do Ocidente e também traz a alegoria da Caverna sobre a superioridade do conhecimento vindo do mundo das ideias e da reflexão.

Curiosidades

  • O apelido foi dado por seu treinador de luta, Aristão de Argos, em razão do porte físico de Arístocles.
  • Platão viveu até os 80 anos em uma época marcada por epidemias e falta de higiene.
  • Após a morte de Sócrates, Platão entrou em uma caminhada em busca do autoconhecimento e ficou 12 anos viajando em dedicação à filosofia.
  • A Academia criada por Platão durou por nove séculos após a sua morte, e seu principal discípulo, Aristóteles, teve o privilégio de conviver ao longo de 20 anos ao lado do intelectual.

Quer aprender muito mais e ainda se sair bem no Enem e vestibulares? Então, conheça o plano de estudo do Stoodi!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *