Como o conceito velocidade muda a vida do estudante?

Hoje comemora-se o dia da velocidade

Como o conceito velocidade muda a vida do estudante?

Hoje comemora-se o dia da velocidade

Foto: reprodução/divulgação

Hoje, dia 9 de setembro, é o dia da velocidade – definida pelo dicionário basicamente como movimentos rápidos. “Quando a gente pensa em velocidade, a gente logo remete à agilidade e à rapidez”, diz Douglas, professor de Física. Por isso que, segundo ele, estudar essa matéria pode ser fascinante.

Para se ter uma ideia, a velocidade da luz é a mais rápida de todas – ela chega a 300 mil quilômetros por segundo.

Esse é um conceito muito presente no dia a dia dos estudantes. Um espirro humano, por exemplo, pode ter a velocidade de 160 km/h. A bola de um jogo de futebol mantém uma velocidade média de 30 km/h.

Você gosta de adrenalina e emoção? Se você sempre teve vontade de saltar de paraquedas, saiba que a velocidade da queda livre (enquanto o paraquedas ainda está fechado) chega a 200 km/h. Deve ser muito top, né?

velocidade
Foto: reprodução/divulgação

Hoje é assim: se precisamos de uma informação, conseguimos encontrá-la de forma rápida e eficiente na internet. Temos acesso não só às informações do que já aconteceu, como também aquelas associadas ao que está literalmente acontecendo. Basta estar conectado que você pode assistir a eventos transmitidos em tempo real.

Como as coisas mudaram né? Se fosse há alguns anos, nós precisaríamos pesquisar em bibliotecas, consultando livros e enciclopédias. Deve ser por isso que temos a sensação de quanto mais rápido, melhor.

Você já parou para pensar como ficar ainda mais veloz?

“Muitas vezes, os estudantes acham que ser rápido, ler vários livros e fazer muitos exercícios é importante. Porém, eles se esquecem que para o seu estudo dar realmente certo, eles precisam começar do zero, com velocidade bem baixa e ir progredindo aos poucos – acelerando”, comenta o professor.

De acordo com Douglas, quem faz a velocidade variar é justamente a aceleração. Aí é que está o segredo. Ao longo da história, nós conseguimos ver como o parâmetro de velocidade alta mudou – e tudo isso não foi feito de um dia para o outro, mas sim devagar e progressivamente.

Por exemplo, a primeira velocidade máxima definida em uma via pública que se encontra registro foi imposta na Grã-Bretanha, em 1865. Naquela época, era permitido andar até 16 km/h.

Falar disso hoje, já não faz mais sentido. A Alemanha possui uma rodovia muito famosa por conter trechos sem limite de velocidade. Lá, os carros podem chegar a sua velocidade máxima, que geralmente equivalem a 250 km/h.

Por isso que o prof. Douglas aconselha: “Para chegar ao êxito não adianta ter pressa. É importante você ir aumentando a velocidade dos seus estudos aos poucos”.

Se você tentar ser muito rápido logo de cara, você pode ter um gasto excessivo de energia e ficar muito cansado. Vai chegar um dia que você não aguentará o ritmo dos estudos. Portanto, o mais indicado é que você comece do zero, acelerando seu rendimento, para que no futuro você tenha uma velocidade bem alta de aprendizado e raciocínio.

Sabe aquela expressão “Pensa rápido”? Ela é um treino praticamente diário.

Como a velocidade cai nos vestibulares?

velocidade
Foto: reprodução/divulgação
“No ENEM, ela geralmente vai cair associada à velocidade mecânica – toda a parte de mecânica relacionada aos corpos e carros em movimento”, revela o professor.

Ele conta também que é legal dar uma olhada em matérias ligadas à luz, pois ela também possui uma velocidade bastante cobrada em vestibulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *