Eclipse: o que é, lunar e solar! Entenda

Veja o que é o eclipse e como ela pode ser importante!

Eclipse: o que é, lunar e solar! Entenda

Em tempos de quarentena, estudar em casa se tornou ainda mais necessário, principalmente se você está para prestar o Enem. Os mais diversos assuntos são abordados nas provas e, portanto, falaremos sobre o que é eclipse, por que esse fenômeno acontece e muito mais!

O que é eclipse?

É quando ocorre a interposição de um astro causando escurecimento parcial ou total por conta de um segundo astro — que se posiciona em frente à fonte de luz. É por esse motivo que existem o eclipse lunar e o eclipse solar. Para que os fenômenos aconteçam, ambos necessitam do alinhamento entre as órbitas da Terra, da Lua e do Sol.

Eclipse lunar

Ocorre quando a sombra da Terra cobre o disco lunar, por causa do posicionamento da Lua na região de sombra do nosso planeta (por conta da luz do Sol).

Eclipse solar

É quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e a sua sombra (sobre a Terra) é projetada. Em outras palavras, eclipse solar é quando o Sol é completamente tampado pela Lua. Porém, ele não é visível de todas as regiões do planeta.

Próximos eclipses

Se você se interessou pelo fenômeno e deseja saber quando serão as próximas vezes que ele acontecerá, pode conferir o calendário de eclipses da NASA. Além de se informar sobre as datas em que os episódios acontecerão, saberá em quais regiões do planeta eles estarão visíveis.

Gostou do assunto que abordamos neste conteúdo? Então assista à nossa videoaula sobre Astronomia para aprimorar seus conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *