Esquenta Enem 2021: estudando Física e seus principais conceitos!

Confira os principais conceitos de Física e questões do Enem com o professor Douglas!

Esquenta Enem 2021: estudando Física e seus principais conceitos!

Já pensou em começar o ano superaquecido para o Enem 2021 e ficar por dentro de todas as matérias que caem no Enem? Então aproveite que a partir do dia 01 de fevereiro de 2021 o Stoodi fará cinco dias de aulas gratuitas para você!

No primeiro dia de Esquenta Enem Stoodi você contará com explicações do professor Douglas sobre Física e resolverá algumas questões do Enem 2020 sobre o assunto.

Abaixo, confira as principais informações sobre essa matéria e qual será o principal assunto de Física que o professor irá abordar na live. Aproveite!

O que a Física estuda?

A Física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza, ou seja, nos leva ao entendimento dos fenômenos naturais através de teorias e experimentos.

A Física, por sua vez, é um campo de estudo muito vasto e que possui muitas aplicações que vão desde a composição visível e a não visível, com a Física Quântica, até mesmo a imensidão do universo, com a Astronomia e Cosmologia.

O estudo da natureza é interminável, isso quer dizer que a Física é uma ciência que será para sempre incompleta, uma vez que sempre teremos novos problemas e novos fenômenos físicos sendo observados. E isto só é possível devido a evolução da tecnologia.

Entre as divisões da Física podemos citar:

• Mecânica;
  • Termodinâmica;
  • Quântica;
  • Óptica;
  • Cinemática;
  • Eletricidade e Magnetismo;
  • Ondulatória;
  • Termologia.

Física no Enem

O caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é formado por 45 questões de múltipla escolha das matérias de Biologia, Química e Física. Isso significa que cada disciplina terá aproximadamente 15 questões.

Tanto em Física como em outras matérias, o Enem exigirá que você saiba resolver situações-problema, contextualizadas no dia a dia, utilizando os conhecimentos adquiridos em aula.

Entre os temas de Física que mais caem no Enem, estão:

• Mecânica;
  • Eletricidade;
  • Ondulatória;
  • Termologia;
  • Óptica;
  • Magnetismo;
  • Física Moderna.

Neste primeiro dia de live, o professor Douglas irá abordar mais o conceito de cinemática, que vem crescendo o número de questões sobre o assunto no Enem. Confira abaixo o seu conceito e também sobre a Óptica.

Cinemática

A cinemática estuda o movimento dos corpos, indicando o deslocamento, a velocidade e a aceleração em cada instante. Porém, neste ramo da Física, não são consideradas a massa dos corpos nem as forças que são aplicadas sobre eles.

É possível, com base na cinemática, calcular a velocidade de um carro numa pista de corrida, saber quanto tempo falta para a chegada de um avião ao seu destino, identificar a aceleração média de um corredor durante um trajeto, entre outros exemplos.

A cinemática se divide em duas frentes: cinemática escalar e cinemática vetorial. Para o Enem, é importante focar nas duas frentes da cinemática e treinar com exercícios para memorizar as fórmulas.

Óptica

Óptica é o ramo da Física que tem como objetivo estudar a luz e os fenômenos relacionados a ela. Como a visão é um dos sentidos que mais auxilia no conhecimento de uma pessoa, o estudo da óptica é um ramo da ciência bastante antigo, surgindo desde os tempos em que as pessoas passaram a se questionar sobre seu funcionamento.

Em Óptica, você vai estudar tudo o que está relacionado à luz. Nossa sugestão é para você resolver questões sobre lentes e espelhos para treinar para o Enem. Antes de concluir sua revisão, assista à aula de Reflexão, Refração e Difração.

Gostou de saber mais sobre os estudos da Física? Para saber mais é só assistir a live completa do professor Douglas e reforçar os estudos com os materiais de apoio com exercícios para você praticar.