Física no Enem: energia, trabalho e potência

Física no Enem: energia, trabalho e potência

Física no Enem: energia, trabalho e potência

Física no Enem: energia, trabalho e potência são os temas que mais causam dúvidas nos alunos, sendo constantemente alvos de erros. Diante desse fato, estudar a disciplina com cuidado e de forma eficiente é indispensável para ir bem nas questões e tirar uma boa nota.

Focar em trabalho, energia e potência é importante, pois é comum caírem questões desses temas na prova de Física. Conseguir resolver cada problema da forma correta contribui para elevar sua nota e atingir seus objetivos, o que é muito importante para seu futuro. Se você é estudante do ensino médio, ou de qualquer outra etapa, e vai passar pelo Enem, mas tem certo receio de não conseguir ir bem em Física, este artigo é para você! Continue a leitura e veja como estudar Física no Enem!

Por que o Enem é uma oportunidade importante?

A prova do Enem é aplicada anualmente para estudantes como você, que desejam ingressar na faculdade e fazer o curso dos sonhos. É uma avaliação que abrange quatro áreas de conhecimento, sendo que uma delas é a de Ciências da Natureza, que avalia conhecimentos de Química, Biologia e Física.

Quando o Enem nasceu, em 1998, sua principal função era avaliar o desempenho escolar dos alunos que estavam concluindo a etapa da educação básico. Sendo assim, foi um importante exame para o sistema de educação nacional e evoluiu muito ao longo dos anos.

Com o passar do tempo, ele se tornou um instrumento avaliativo para concessão de programas especiais de acesso ao ensino superior e também para a utilização do financiamento concedido pelo Governo Federal para o aluno ingressante em uma faculdade. 

Assim, a depender dos seus objetivos para a vida profissional, é fundamental se preparar da melhor maneira para a prova, conseguindo obter um bom desempenho. Inclusive, ir bem no Enem é o primeiro passo e a sua chance de escolher o que quer ser no futuro.

Não à toa, é comum que uma escola de ensino integral, por exemplo, invista em períodos específicos para preparar suas turmas para o Enem, aplicando exercícios e transmitindo conteúdos que podem ser vistos na prova. 

Esse cuidado é importante uma vez que o aluno que depende de um dos programas de acesso ao ensino superior precisa obter uma nota adequada para dar entrada no seu pedido de auxílio, seja no Prouni, seja no Sisu

Além disso, os alunos que conseguem ir bem durante o processo de avaliação — que ocorre em dois dias diferentes, aos domingos — também conseguem ter uma melhor visualização da qualidade de ensino oferecida pela instituição que estão frequentando no momento. 

De qualquer modo, entre as áreas exigidas na prova, uma delas é a Física, que está presente na seção de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Dominar o assunto é de grande auxílio para que você possa arrebentar e conquistar uma nota incrível no Enem. 

Ciências da Natureza: como é essa parte da prova?

Certamente, durante as aulas de Física na escola, você se deparou com questões como a energia que era utilizada no funcionamento de um controle de portão automático, precisando fazer cálculos para chegar ao resultado da pergunta. 

A área de Ciências da Natureza engloba esses assuntos e muitos outros que são importantes para a formação do aluno, principalmente quando ele se identifica com esse tipo de material e deseja seguir carreira em alguma profissão do setor. 

Como mencionado, para que o Enem possa ser produtivo para o aluno, em especial na área de Ciências da Natureza, é fundamental que ele se empenhe nos conhecimentos sobre Física, Química e Biologia, matérias vistas no ensino médio com frequência. 

Focando especificamente na área de Física, temos alguns conteúdos de destaque quepodem ser cobrados na avaliação:

  • Conhecimentos básicos e fundamentais;
  • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas;
  • A mecânica e o funcionamento do universo;
  • Fenômenos elétricos e magnéticos;
  • Oscilações, ondas, óptica e radiação;
  • O calor e os fenômenos térmicos;
  • Energia, trabalho e potência.

É comum ver alguns desses temas aplicados a exercícios básicos no ensino médio, como aqueles elaborados para entender o conceito de calor ao se realizar a cocção de um bolo simples de fubá ou no atrito gerado entre o carro e a rua, que resulta em movimento. 

Além da Física, há também a matéria de Química, que abrange temas como: 

  • Transformações químicas e suas representações;
  • Materiais, suas propriedades e usos;
  • Água;
  • Transformações químicas e energia;
  • Dinâmica das transformações químicas.

Há ainda outros assuntos, que vão desde a Transformação química e equilíbrio, Compostos de carbono, Relações da Química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente até as Energias químicas no cotidiano.

Em geral, muitos desses tópicos podem ser estudados por meio do uso de recursos como um gerador de cloro a base de sal, em que o professor consegue expor de maneira mais didática o material, ajudando no entendimento do aluno. 

Isso é importante, principalmente quando se leva em consideração que o aprendizado desses conteúdos será cobrado na avaliação do Enem, e que a compressão deles é fundamental para sua aprovação. 

Na parte de Biologia, podemos mencionar temas como: 

  • Moléculas, células e tecidos;
  • Hereditariedade e diversidade da vida;
  • Identidade dos seres vivos;
  • Ecologia e ciências ambientais;
  • Origem e evolução da vida;
  • Qualidade de vida das populações humanas.

Todos esses assuntos, em geral, fazem parte da grade curricular do ensino médio e, por isso, são conhecidos da maior parte dos alunos. Porém, para que se possa ir bem na prova, é fundamental que você revise o conteúdo mencionado acima, aplicando-o a diversos simulados para ganhar mais familiaridade com o formato do Enem.

O que estudar sobre Física no Enem (energia, trabalho e potência)?

fisica no enem energia trabalho potencia

Um dos assuntos com maior presença na avaliação é a Mecânica, que engloba temas como energia, trabalho e potência. Vale lembrar que eles são complementares entre si, e que por isso estudar um deles significa ter que dominar também os outros. 

De modo resumido, a energia fala sobre como um sistema apresenta a capacidade de locomoção, enquanto o trabalho é o que transfere a energia entre sistemas. Já a potência é o quociente entre tempo de transferência e quantidade de energia usada. 

Para exemplificar esse cenário, é possível imaginar o funcionamento de um maquinário em uma empresa de reciclagem de papel, que depende de uma série de elementos como os mencionados para fornecer o produto final. 

Um dos cuidados presentes nas questões do Enem é que elas são desenvolvidas com base na contextualização dos assuntos em relação ao dia a dia dos alunos, o que permite que a Física seja mais bem percebida na vida dos estudantes. 

Dessa forma, é possível que você perceba e entenda um determinado conteúdo de Física ao visitar um mecânico para bicicleta, vendo o quanto os conceitos podem ser vistos na prática, ao analisar o profissional ajustando um mecanismo. 

Energia

Entre os exercícios que costumam ser vistos no Enem, existem questões como o funcionamento de circuitos elétricos, sendo comum encontrar perguntas sobre um chuveiro doméstico, por exemplo. 

Em geral, pode-se perguntar como se dá o aquecimento da água pela resistência, quando há a transformação da energia em calor. Para isso, questiona-se a voltagem do chuveiro e a potência que ele pode atingir quando utilizado na função inverno. 

Outra pergunta complementar é sobre o tempo necessário para o aquecimento da água, de acordo com a quantidade dela e da resistência. Apesar de serem assuntos simples, é importante utilizar as fórmulas certas e evitar cair em pegadinhas.

Trabalho

Estando empenhado no aprendizado, seja em uma cabine de estudo individual ou com um grupo de colegas, outro tema importante é o trabalho no contexto físico, tema muito comum nas questões do Enem e provas de vestibulares.

Questões comuns encontradas na avaliação podem ser a do trabalho feito entre um sistema de molas e a força elástica, ou ainda aqueles que tratam da força x peso. Por isso, estude todas as fórmulas e faça exercícios de provas anteriores para entender bem o contexto e acertar as questões.

Elas podem estar diretamente relacionadas ao teorema de energia cinética, mas também são ligadas à transferência de energia entre dois elementos, pois esses assuntos não se dissociam. Afinal, como visto anteriormente, não há como tratar de energia sem ligar o trabalho e a potência. 

Traduzindo para situações práticas, é como se você fosse questionado sobre a potência necessária para a realização de um determinado exercício em uma aula de pilates funcional. Ali você pode verificar se há a necessidade de maior velocidade ou força para a conclusão do movimento, e com isso perceber os efeitos práticos da Física em mais uma ocasião do dia a dia. 

Potência

Outro exemplo de exercício — mas desta vez focado em potência — pode ser o de queima de gases a partir de uma determinada quantidade de água que é aquecida com o auxílio de um fogão, e abordando os fatores relacionados ao tempo e reações físicas.

Nesses casos, uma questão comum é sobre calcular o tempo necessário para que o volume de água presente em um recipiente atinja a temperatura desejada. 

A potência do fogão entra nesse cenário, uma vez que a regulagem da quantidade de fogo que sai pelo bocal do equipamento pode ser mais fraca ou mais forte — o que influencia diretamente o tempo de aquecimento da água, por exemplo.

Para estudar de maneira eficiente sobre os assuntos que serão abordados no Enem, considere que o nível de dificuldade é bastante variado. Dessa forma, é possível que você encontre questões mais simples e outras mais complexas, que exigirão mais atenção.

Buscar os modelos de provas anteriores é um excelente método para entender mais sobre como se preparar para a avaliação. Sobretudo, devendo sempre estudar os conceitos de maneira indissociável, para garantir um aprendizado eficaz.

Ao se preparar dessa maneira, certamente você conseguirá obter uma boa nota do Enem e alcançar os objetivos, fator que trará benefícios para que você possa ingressar no ensino superior com maior facilidade e competência, construindo um futuro de sucesso.

Como estudar Física para o Enem?

O Enem é um exame que faz toda a diferença para a carreira do estudante, por isso, preparar-se para as questões de Física é muito importante. Adote estratégias para potencializar o aprendizado na disciplina e contribuir para alcançar a nota esperada.

Algumas técnicas são decisivas e contribuem para elevar seu desempenho, por exemplo:

  • cuide da sua alimentação;
  • estude questões de Física de outros anos no Enem;
  • cuide do seu psicológico;
  • descanse antes do Exame;
  • faça revisões sobre trabalho, potência e energia;
  • estude com antecedência;
  • faça simulados em sites confiáveis;
  • fique por dentro do edital;
  • tenha um plano de estudos personalizado.

Ao inserir essas estratégias na sua rotina de estudos, você terá maior produtividade não apenas em Física, mas em outras matérias da prova. Com disciplina, materiais certos e dedicação, suas possibilidades de tirar notas altas são melhores.

Como o Stoodi pode ajudar?

O Stoodi é uma plataforma online que oferece cursos, planos e ferramentas intuitivas que vão ajudar bastante a direcionar seus estudos. Trata-se de diversos planos desenvolvidos por professores experientes, com conteúdos específicos para o Enem e para os principais vestibulares do país.

Você terá o apoio ideal para estudar com eficiência e conseguir alcançar uma nota surpreendente no Enem. Tudo de um jeito prático, confortável, intuitivo e moderno, ou seja, tudo o que precisa para um aprendizado incrível e econômico.

No Stoodi, você conta com diferenciais importantes, como:

São muitas funcionalidades para ajudar você a estudar com qualidade com materiais exclusivos para todas as matérias do Enem. Além disso, é possível ter apoio para tirar suas dúvidas e ver conteúdos pensados para melhorar o seu preparo para realizar o Exame.

Como você pode notar neste artigo, preparar-se para a Física no Enem (energia, trabalho e potência)é essencial para tirar notas altas. Portanto, não deixe de considerar esses temas e contar com bons materiais para esclarecer suas dúvidas.Gostou do post sobre Física no Enem? Energia, trabalho e potência são assuntos importantes, por isso, o que acha de contar com ajuda para ir bem? Não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Aproveite os conteúdos feitos pelos nossos professores para mandar bem no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *