Amazônia: características, impactos ambientais e mais!

Entenda mais sobre a Amazônia!

Amazônia: características, impactos ambientais e mais!

Em ano de vestibulares e Enem, é muito importante trabalhar os seus conhecimentos gerais e estudar sobre os mais diversos assuntos que podem aparecer na sua prova. Pensando nisso, neste artigo mostraremos uma série de informações sobre a Amazônia, suascaracterísticas mais marcantes, detalhes sobre fauna, flora, vegetação, relevo e clima e os impactos ambientais causados por fatores como queimadas e desmatamento.

Continue a leitura do conteúdo e entenda por que a Amazônia é tão importante para a manutenção da vida em todo o planeta.

Características da Amazônia

A Amazônia, também conhecida pelos nomes Selva ou Floresta Amazônica, é uma floresta latifoliada úmida que está localizada em uma parte significativa da Bacia Amazônica da América do Sul, abrangendo mais de 7 milhões de km², dos quais a floresta tropical cobre 5 milhões de km².

A maior extensão territorial da Florestas Amazônica está em nosso país — cerca de 60% —, enquanto 13% está no Peru, seguida de partes menores na Venezuela, na Colômbia, no Suriname e na Guiana Francesa. Além disso, mais da metade das florestas tropicais que ainda existem no planeta estão na Amazônia, abrigando a maior bio

diversidade em uma floresta tropical no mundo.

Em 2000, foi intitulada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas e, em 2008, pré-selecionada como candidata ao posto de uma das maravilhas naturais do planeta, ficando em primeiro lugar no Grupo E.

Clima

O clima predominante é o equatorial úmido, por isso na Amazônia as temperaturas variam entre 22 °C e 28 °C. Ocorrem longos períodos de chuva e a umidade do ar é elevada, podendo chegar a 80%. Além disso, os índices pluviométricos chegam a variar entre 1.500 mm e 3.600 mm por ano.

Relevo

Existem três principais tipos de relevo que são encontrados na Amazônia:

  • depressões — regiões norte e sul amazônicas;
  • planaltos — regiões serranas;
  • planícies — áreas inundadas pelos rios.

O Escudo das Guianas forma toda a estrutura geológica amazônica que abrange o seu bioma. Escudos cristalinos podem ser encontrados ao norte e sul das bacias sedimentares que se estendem em toda a região do Rio Amazonas.

Fauna

Um dos pontos em que a Amazônia se destaca é a sua gigantesca diversidade de espécies. Com cerca de 30 milhões de animais, a fauna amazônica ainda não foi completamente catalogada pelos pesquisadores.

Sua composição conta com os diversos tipos de aves, répteis, roedores, anfíbios e insetos. Entre os símbolos que representam a Amazônia, podemos citar peixes-boi, jacarés, araras, papagaios, tucanos, onças e macacos.

Flora

amazonia

A Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do planeta, abrangendo mais de 5 milhões de km² de extensão que abrigam uma vegetação muito rica em variedades. Árvores de grande porte e mata densa são características comuns por toda a região, e a vegetação é classificada em três modalidades:

  • mata de igapó — vegetação situada em terrenos mais baixos e que permanecem inundados na maior parte do tempo, como arbustos e musgos. Nessa parte, é possível encontrar vitória-régia, musgos e plantas aquáticas;
  • matas de várzea — vegetação situada em terrenos intermediários e que passam por inundações apenas em determinados períodos do ano. As áreas mais baixas ficam inundadas por mais tempo, diferente das áreas mais altas. Entre as espécies encontradas na região estão as árvores com mais de 40 metros de altura e as matas de igapó;
  • mata de terra firme — vegetação situada em terrenos mais altos e livres de inundações, o que contribui para que ela esteja sempre seca. Nela, há árvores de grande porte como mogno e palmeira.

A biodiversidade da Amazônia conta com aproximadamente 14.003 espécies divididas em lianas, trepadeiras, arbustos, buritis, seringueiras, orquídeas, bromélias, ervas, entre outros tipos de árvores e plantas.

Impactos ambientais

Agora que você tem uma noção mais ampla sobre as características que integram a Amazônia, mostraremos alguns dos maiores problemas que têm colocado a sua existência em risco nos últimos anos.

Desmatamento

O desmatamento na Amazônia é uma infeliz realidade que tem se agravado bastante nas últimas décadas, gerando perdas irreversíveis para a floresta e para o clima.

Para você ter uma ideia, nos últimos 50 anos o desmatamento já atingiu cerca de 17%, sendo que, para que não houvesse consequências irreversíveis para o ciclo hidrológico e para o clima, o limite deveria ser 20%, de acordo com Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, e Thomas Lovejoy, da Universidade George Mason (EUA), ambos pesquisadores.

Apenas entre 2017 e 2018, o desmatamento da Amazônia aumentou cerca de 40%, comprometendo quase 4 mil km² de mata nativa. As áreas privadas, unidades de conservação e assentamentos estão entre as principais regiões que desmatam.

Queimadas e outros problemas ambientais

Embora as queimadas ganhem visibilidade a nível internacional, os ecossistemas da Amazônia são ameaçados por diversas outras questões ambientais como:

  • agro pastoreio;
  • garimpagem;
  • tráfico de animais;
  • contrabando de plantas silvestres;
  • falta de fiscalização;
  • caça e pesca ilegais;
  • assentamentos humanos;
  • disputa de terras.

Cerca de 20% do bioma amazônico já foi destruído por conta de ações humanas, o que pode gerar impactos devastadores para a manutenção de todo o ecossistema, como a possibilidade de a Amazônica se transformar em uma savana nos próximos 50 anos.

Importância da Amazônia

Para finalizarmos, vale destacar os motivos pelos quais a Amazônia é considerada tão importante não apenas para o Brasil, mas para todo o continente da América do Sul e para o planeta de uma forma geral. Essa afirmação é baseada nos seguintes fatos:

  • ela atua na regulação do clima mundial;
  • influencia o regime de chuvas na América do Sul;
  • participa da regulação das chuvas em quase todo o nosso país;
  • armazena bilhões de toneladas de carbono;
  • representa a maior biodiversidade do mundo, sendo que grande parte das espécies sequer foi descoberta ainda.

Como você pôde conferir, a Amazônia é uma das regiões mais importantes de todo o planeta pelo fato de concentrar uma significativa diversidade de espécies de animais, formações vegetais e biomas que afetam o mundo inteiro.

Quer aprimorar ainda mais os seus conhecimentos sobre assuntos gerais para se preparar para o Enem e os demais vestibulares? Então confira também o nosso post sobre o que é a Nova Ordem Mundial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *