Austrália: veja tudo sobre esse país!

Entenda tudo sobre a Austrália!

Austrália: veja tudo sobre esse país!

Neste artigo, mostraremos uma série de informações sobre a Austrália que podem ser úteis nas provas do Enem ou dos vestibulares. Levando em consideração que esses tipos de teste exigem um alto nível de conhecimentos gerais de seus candidatos, é muito importante manter o seu foco nos estudos.

A seguir, você entenderá um pouco mais sobre a história da Austrália, sua cultura, como funciona a economia, qual é o clima e os animais presentes, entre muitas outras informações relevantes sobre o país. Continue a leitura para conferir!

Dados gerais sobre a Austrália

Embora seja uma civilização considerada jovem, a Austrália tem uma posição econômica e social de grande destaque no mundo. Sua extensão territorial é um pouco menor do que a do Brasil, ocupando uma área de 7.713.364 km2. Sua densidade demográfica corresponde a 2,7 cidadãos por km2.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Austrália é de 0,937, o que significa que a qualidade de vida da população australiana é uma das melhores do planeta. No que se diz respeito à expectativa de vida, a média é 81 anos, enquanto a taxa de mortalidade infantil é de aproximadamente 4,57 mortes a cada mil nascimentos, o que também reflete a qualidade de vida do país.

Dos mais de 21,2 milhões de cidadãos que habitam a Austrália, mais de 99% são alfabetizados, agregando ainda mais valor aos indicadores sociais do país — que tem índices superiores às médias mundiais.

A maior parte da população australiana se concentra na região sudeste, isto é, em localidades onde se encontra a maioria dos parques industriais da Austrália. Para que você tenha uma ideia, a maior parte da população vive em zonas urbanas. Cerca de 85% dos habitantes vivem nas cidades, enquanto apenas 15% estão nas regiões rurais.

História da Austrália

Estima-se que as primeiras pessoas que habitaram a Austrália migraram do que é considerado atualmente a Ásia entre 42 e 48 mil anos atrás, por meio de pontes de terra e cruzamentos pelo mar. É possível que esses habitantes tenham sido os antepassados dos indígenas australianos modernos.

Apesar de a teoria que afirmar que foram os portugueses que descobriram a Austrália, muitos historiadores acreditam que o primeiro avistamento registrado sobre o continente, assim como o primeiro desembarque, foi realizado pelo holandês Willem Janszoon. A costa da Península do Cabo York foi avistada por Janszoon em 26 de fevereiro de 1606. Apesar de ter traçado todo o litoral oeste do que seria a “Nova Holanda”, em meados do século XVII, o holandês não investiu em nenhuma tentativa de colonização.

James Cook navegou e mapeou toda a costa leste da Austrália, em 1770, que mais tarde viria a ser conhecida como Novas Gales do Sul e reivindicada para o Reino Unido. Alguns anos depois, as descobertas James Cook abririam espaço para que uma nova colônia penal fosse formada.

Estamos falando da Coroa Britânica de Nova Gales, quando Arthur Philip conduziu a Primeira Frota a Port Jackson, no dia 26 de janeiro de 1788. A data se tornou o feriado nacional mais importante da Austrália.

Animais e clima na Austrália

australia

Embora grande parte do território seja desértico ou semiárido, o clima da Austrália conta com uma grande variação de habitats que abrangem desde florestas tropicais até charnecas alpinas, por isso é considerado megadiverso. Fatores como o isolamento geográfico e a idade avançada do continente contribuem com as variações extremas nos padrões climáticos.

Aproximadamente 89% dos peixes costeiros, 45% das aves, 85% das plantas com flores, 84% dos mamíferos da zona temperada são espécies endêmicas da Austrália. Além disso, o país tem o maior número de espécies de répteis do planeta.

Entre os animais mais conhecidos da fauna australiana, podemos citar os diversos marsupiais, como o canguru, os vombates e o coala, aves como a kookaburra e o emu e os monotremados, como a equidna-de-focinho-curto e o ornitorrinco.

Cultura da Austrália

A Austrália é conhecida por ser uma nação multicultural e ser um dos países mais acolhedores do mundo. Quase metade da população é composta por australianos com mãe e pai nascidos em outros países ou por estrangeiros. Isso contribui com o fato de que a cultura da Austrália carregue influências de diversas nações.

Diferente de como aconteceu em grande parte da América do Sul, nos quais os europeus retornaram aos seus países de origem, muitos imigrantes se estabeleceram na Austrália e por lá permanecerem. A influência cultural de outros povos é nítida, tanto que cerca de 260 idiomas e dialetos são falados na Austrália, entre eles estão mandarim, inglês, árabe, italiano, grego, cantonês e até mesmo português

Economia da Austrália

A economia da Austrália é considerada uma das mais estáveis e fortes do mundo, sendo democrática e competitiva. Nos últimos 25 anos, o país passou por um forte crescimento econômico, alcançado um PIB superior aos 1,5 US$, em 2021. Toda essa expansão econômica é proveniente de uma efetiva gestão de políticas públicas, somada a uma baixa taxa de juros e um índice de inflação baixo e estável.

Entre as atividades econômicas praticadas na Austrália, podemos citar:

  • indústria;
  • mineração;
  • agricultura;
  • pequenas empresas;
  • turismo.

Queimadas na Austrália

Os incêndios na Austrália são considerados um problema de nível mundial, pois, assim como ocorre na Indonésia e no Brasil, a degradação de biomas nativos e extinção de espécies de plantas e animais afetam o planeta como um todo, causando desequilíbrio biogeoquímico e climático.

Entre os fatores que causam as queimadas no país, estão os naturais, como raios, ou pela ação humana deliberada. Além disso, esses eventos ocorrem em períodos mais suscetíveis, como em épocas de seca rigorosa ou regime pluviométrico baixo.

Agora você já tem uma noção mais ampla sobre a história da Austrália, seu clima, economia, cultura e até mesmo sobre as espécies de animais que vivem no país. Certamente, com essas informações, você terá muito mais preparo para os vestibulares e para o Enem.

Gostou do assunto deste artigo? Quer aprender ainda mais? Então aproveite para conferir nosso plano de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *