Banco Mundial: saiba agora o que é, sua função e mais!

Confira agora tudo sobre a instituição financeira mais importante do mundo!

Banco Mundial: saiba agora o que é, sua função e mais!

Frequentemente, os noticiários trazem informações referentes ao Banco Mundial, seja sobre economia ou assuntos internacionais. Muitas vezes, a instituição auxilia nações mais pobres que estão passando por determinada dificuldade, como no caso da pandemia do coronavírus. O banco reúne contribuições de centenas de países voltadas ao financiamento de reconstruções e infraestrutura.

Diante da sua importância para a economia do planeta e também para a liberação de recursos em momentos de crise, vamos mostrar, neste post, como funciona esse modelo de negócio que existe desde a década de 40.

O que é Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma instituição financeira composta por mais de 180 países com o objetivo de destinar empréstimos para nações subdesenvolvidas ou em processo de desenvolvimento, tendo como base as raízes do neoliberalismo.

Isso porque todos os clientes do Banco devem ser membros, mas nem todos os membros são clientes, pois há países que nunca precisaram de dinheiro, tais como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha.

As colaborações de cada país acontecem de acordo com as suas economias, aspecto que influencia nas votações internas sobre as decisões a serem tomadas.

Assim, o Banco Mundial também tem um viés político, com os Estados Unidos sendo o principal financiador, ou seja, a nação norte-americana também tem o maior poder dentro da instituição.

Apesar do objetivo do Banco ser global, inúmeras vezes os temas políticos acabam sendo priorizados de acordo com a vontade das nações mais ricas, tais como as citadas acima mais Japão, Reino Unido e França.

Além das nações, o Banco Mundial também concede empréstimos a corporações e empresas que comprovem capacidade de pagamento por meio de projetos viáveis, sem falar na concessão de assessoria técnica aos países-membros.

Criação e presidência do Banco Mundial

A criação do Banco Mundial aconteceu paralelamente ao surgimento do Fundo Monetário Internacional (FMI) em um acordo conhecido como Bretton Woods após a Segunda Guerra Mundial, em 1944.

Primeiramente, houve a assinatura de 45 países com foco na reestruturação da economia mundial, principalmente das nações europeias que sofreram por conta do conflito armado.

Criados pelos Estados Unidos, o Banco Mundial e o FMI estavam focados em fornecer empréstimos aos países europeus, principalmente para barrar o crescimento do comunismo impulsionado pela União Soviética.

Como as nações europeias se recuperaram rapidamente, o objetivo da instituição logo se voltou aos países mais pobres em outras regiões do mundo, principalmente para o financiamento de obras de saneamento, infraestrutura, agricultura, transportes, entre outros projetos de combate à pobreza.

Atualmente, a presidência do Banco Mundial é exercida pelo norte-americano David Robert Malpass. Ele foi indicado em 2019 pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Qual a função do Banco Mundial?

O Banco Mundial é uma agência especializada que faz parte do sistema das Nações Unidas com o objetivo de combater a miséria no planeta, ajudando os países a se desenvolverem economicamente.

Com esse propósito, a instituição fornece empréstimos e também assessorias técnicas que possam auxiliar as nações menos favorecidas no combate à pobreza, principalmente nas regiões onde as pessoas vivem com menos de US$ 1,90 por dia, o que corresponde a 10% da população mundial.

Entre as metas da instituição, está reduzir essa porcentagem para 3% até 2030. Fora isso, o Banco Mundial também realiza pesquisas e relatórios sobre a situação econômica dos países que mais sofrem ao redor da Terra.

Dessa maneira, desde a sua fundação, já foram atendidos mais de 12 mil projetos com a liberação de centenas de bilhões de dólares. É importante salientar que os países com maior força de voto na instituição são aliados dos Estados Unidos.

Participação do Brasil

Sendo integrante do Banco Mundial desde 1993, o Brasil já foi beneficiado em mais de 430 financiamentos liberados pela instituição financeira.

Isso porque a parceria acontece há mais de 60 anos, bem antes de o Brasil ter se tornado país-membro. Assim, foram bilhões de dólares liberados para diferentes tipos de obras.

Para nós, foram destinados cerca de 6% dos empréstimos, auxiliando imensamente em vários setores da economia, como nas exportações brasileiras que hoje contam com um excelente superávit.

Instituições do Banco Mundial

Muito além da atuação financeira, o Banco Mundial auxilia as Nações Unidas em várias vertentes por meio de suas instituições. Entre elas, podemos citar:

  • Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD): destina empréstimos a países que têm boa capacidade de pagamento;
  • Associação Internacional de Desenvolvimento (AID): oferece financiamentos para nações mais pobres, tendo o Brasil como um dos principais parceiros;
  • Corporação Financeira Internacional (CFI): concede financiamento para projetos do setor privado em países em desenvolvimento;
  • Organismo Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA): libera seguros a investidores privados e instituições que fomentam o investimento estrangeiro em países em desenvolvimento.

Banco Mundial e FMI

O Banco Mundial e o FMI são uma espécie de organismos multilaterais de desenvolvimento que atuam nos países latino-americanos, ou seja, ambos têm presença há muitos anos, principalmente após a década de 80.

Assim, inúmeros empréstimos foram concedidos às nações no enfrentamento de crises financeiras e dívidas externas, como no caso do Brasil.

Na década de 90, os financiamentos liberados pelas instituições também foram preponderantes para auxiliar no crescimento dos países em desenvolvimento.

Inclusive, foi durante a abertura da economia brasileira ao longo do governo do ex-presidente Fernando Collor que inúmeros empréstimos foram concedidos, principalmente para adequar o país às exigências internacionais em vários setores, como a indústria automobilística.

Foram tantos empréstimos que o Brasil só fica atrás de Angola entre os países emergentes na relação entre dívida bruta e PIB, a soma de todas as riquezas. Hoje, ela já ultrapassa o PIB, estimado em R$ 7,4 trilhões.

Sede do Banco Mundial

A sede do Banco Mundial fica na capital dos Estados Unidos, Washington. Como você percebeu, esse assunto é de extrema importância para economia global e, frequentemente, está presente em questões de Geografia ou Atualidades.

Portanto, não deixe de focar no tema Banco Mundial em seus estudos e fique sempre atento às notícias ao longo de 2021 para garantir uma boa pontuação no Enem.

E aí, gostou de ficar mais informado sobre esse assunto? Então aproveite e saiba agora as diferenças entre as carreiras de Relações Internacionais e Comércio Exterior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *