Canadá: entenda tudo sobre esse país!

Conhecer as características gerais dos países do mundo é fundamental para o vestibulando. E, se você está aqui agora, é porque está interessado em complementar seus estudos e saber um pouco mais sobre o belíssimo Canadá.

Isso mostra que você está no caminho certo! Esse tipo de cuidado é essencial para arrasar em suas provas de Geografia!

O Canadá é um grande país localizado no hemisfério norte, no continente da América. Faz fronteira ao sul com os Estados Unidos. No entanto, apesar da proximidade, essa é uma nação diversa tanto culturalmente quanto em características físicas do território.

Agora, você saberá mais sobre esse país, seus costumes e sua geografia, além de conhecer um pouco sobre a história frequentemente negligenciada do povo canadense. Assim, poderá responder com tranquilidade qualquer questão sobre o assunto. Tudo pronto? Então, boa leitura!

Dados gerais do Canadá

Antes de começarmos a conhecer mais sobre a história do Canadá e descobrirmos como ele está inserido na economia mundial, que tal conferir algumas curiosidades básicas sobre o país? Vamos lá!

  • Localização no mapa-múndi: continente americano, no hemisfério norte, acima dos Estados Unidos. À oeste da porção superior da Europa;
  • bandeira do Canadá: consiste em dois retângulos vermelhos, cada um em uma extremidade de um retângulo maior. Ao centro, há um quadrado branco, com uma folha de bordo vermelha centralizada;
  • idiomas oficiais: inglês e francês;
  • capital do Canadá: Ottawa;
  • tipo de governo: monarquia constitucional com parlamento;
  • moeda: Dólar canadense;
  • religião: plural. Há católicos, protestantes, luteranos e vários outros tipos de religiões;
  • cidades do Canadá: Toronto, Vancouver, Montreal, Quebec, Calgary;
  • população: cerca de 35 milhões de habitantes.

História do Canadá

Agora, vamos à história dessa nação. Assim como aconteceu com outros povos da América, seja ela do norte ou latina, o Canadá era, no início, habitado por povos ameríndios.

Esses indivíduos foram, infelizmente, dizimados após a chegada do europeu ao continente, tanto pela ação de combates diretos quanto pelo primeiro contato com doenças infecciosas trazidas nos navios. Essa é uma narrativa que é repetida em toda a América.

A chegada dos europeus, por sinal, foi o pontapé para o início da colonização nessa região. O Canadá, ao contrário dos Estados Unidos, não foi colonizado apenas pelos ingleses. Exploradores franceses também tinham um grande interesse na região. Por essa razão, hoje, o país sofre com influências diretas dessas duas nações.

O Canadá conseguiu sua independência do Reino Unido em 1867. No entanto, todos os laços entre a coroa e essa nação só foram devidamente terminados em 1982, com o chamado Canada Act.

Clima e vegetação do Canadá

Agora, chegou o momento de conhecermos mais sobre os fatores climáticos do Canadá. Essa é, sem dúvidas, uma região muito interessante, especialmente por ser tão diferente do que estamos habituados a ver no Brasil.

O bioma nesse país é predominantemente o da taiga, também conhecimento como floresta boreal ou floresta de coníferas, por conta da grande quantidade dessas árvores presentes por ali. Há, ainda, pequenas regiões de floresta temperada e até mesmo de tundra, mais ao norte do território.

Por conta disso, o clima pode variar bastante de acordo com a região citada. Isso é ainda mais verdadeiro devido às grandes dimensões do território canadense. Algumas têm um clima continental, enquanto outras sofrem influência do clima temperado.

De toda maneira, a região canadense é, normalmente, mais fria. Há períodos mais secos e outros mais chuvosos, mas as temperaturas não costumam se encontrar acima dos 20°C, exceto em algumas áreas interioranas que sofrem influência de fenômenos variados e tornam o ambiente mais quente.

Economia do Canadá

canadá

O Canadá é considerado, em todo o mundo, como uma superpotência econômica. O IDH é consideravelmente alto e a qualidade de vida da população é levada muito a sério nesse país. Essa é, inclusive, uma das nações mais baratas para se viver no exterior.

Normalmente, ele se encontra entre as 10 nações mais ricas do mundo e tem parcerias comerciais com países diversos.

Algumas das principais fontes de riqueza são:

  • mineração;
  • energia (gás natural, petróleo, entre outros);
  • manufatura;         
  • agricultura.

Há, ainda, uma forte participação da ciência e da tecnologia na economia. A educação, por sinal, é um ponto muito interessante desse país, que conta com algumas das melhores universidades do mundo em seu território.

Por fim, não podemos deixar de fora outro fator crucial para sua riqueza econômica: o turismo no Canadá. Conhecido por seu clima frio e belíssimas paisagens, a visita de pessoas de outras localidades também ajuda muito na obtenção de renda para essa nação. O transporte ferroviário, por exemplo, é um charme a mais que permite passeios inesquecíveis!

Tenha acesso GRATUITO a mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Cultura do Canadá

Para fechar nossa conversa, chegou a hora de falarmos um pouco sobre a cultura do Canadá. Os canadenses são influenciados por muitos povos (em especial os ingleses e franceses, além dos nativos do território), mas mantêm, também, sua originalidade e sua identidade ao longo dos anos.

Alguns dos pontos fortes da cultura canadense incluem:

Há, ainda, um forte apelo da gastronomia. As comidas típicas do Canadá são muito conhecidas em todo o planeta, e incluem pratos com muitas carnes e doces inesquecíveis. O maple syrup, tão comumente utilizado sobre panquecas nos Estados Unidos, é originário daqui.

De forma geral, o Canadá pode ser visto como uma nação multicultural, ou seja, que recebeu um grande número de imigrantes e sofre influência direta de muitos povos. No entanto, apesar de tudo isso, eles ainda reservam suas características marcantes e são um povo amigável e tranquilo.

Conhecer os aspectos sociais, culturais, econômicos e geográfico dos países é fundamental para os vestibulares. No entanto, um preparo completo envolve muito mais fatores. Conheça todos eles no Plano de Estudos do Stoodi e se prepare para conquistar a tão sonhada vaga na faculdade!