Recursos naturais: os principais do Brasil, tipos e exemplos!

Entender sobre os recursos naturais do Brasil permite ampliar seus conhecimentos para a prova de Geografia do Enem e expande sua compreensão em relação a algumas características relevantes do território nacional.

Esse conhecimento pode afetar, mesmo que de forma indireta, sua capacidade de argumentação e construção de ideias para fazer uma redação ainda mais completa.

Um recurso natural é tudo aquilo que o homem encontra na natureza e utiliza em seu benefício. Na prática, isso compreende, a água, as florestas, os vegetais, o solo, o oxigênio, a luz solar, os ventos, os animais, os minérios, entre outros.

Se você também quer saber como esse assunto é cobrado no Enem, continue a leitura deste post!

Como esse assunto é cobrado no Enem?

Os recursos naturais são um dos assuntos que tangenciam várias disciplinas, podendo ser cobrado tanto em perguntas de atualidades quanto nas provas de Ciências da Natureza. Normalmente, ele aparece em questões interdisciplinares, seja em Biologia ou em Geografia, por exemplo. 

O importante é relembrar esse conceito e saber das informações mais relevantes para não fazer feio nas questões que tratam desse assunto. Siga com a leitura e entenda quais os pontos de maior relevância nesse debate.

O que são recursos naturais?

Os recursos naturais são aqueles elementos obtidos por meio da natureza e utilizados para atender às demandas do ser humano. Nesse sentido, a exploração desses recursos acontece há muito tempo, seja como meio de alimentação ou como insumo para produção de diferentes objetos de consumo das pessoas.

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Além disso, os recursos naturais podem ser uma importante fonte de crescimento econômico. Por exemplo, as indústrias existentes no país são abastecidas com energia gerada por meio desses fatores. Portanto, os recursos naturais são fundamentais para o avanço da sociedade e saber utilizá-los de forma consciente é essencial.

Quais são as classificações dos recursos naturais?

Conhecer a classificação dos recursos naturais pode ser importante para obter um entendimento mais simples desses fatores tão importantes. Para ajudar nessa compreensão, explicamos abaixo.

Renováveis e não renováveis

Existem dois possíveis grupos para os recursos naturais existentes no mundo. Assim, é viável defini-los da seguinte forma:

  • recursos naturais renováveis: nessa classe, temos aqueles fatores encontrados no ambiente e que são inesgotáveis ou possuem capacidade de renovação após serem utilizados pelo homem. São alguns exemplos desse grupo a água, o solo, as florestas, a luz solar, o vento etc.;
  • recursos naturais não renováveis: aqui, estão aqueles que demoram milhares de anos para se renovarem ou, até mesmo, as fontes que não têm capacidade de renovação. Ou seja, quanto mais o homem extrai, menores ficam as reservas. Fazem parte dessa espécie de recurso o petróleo, o alumínio, o ouro, o ferro etc.

Biológicos, hídricos, energéticos e minerais

Outra forma de dividir os recursos naturais é por meio de suas características. Nesse sentido, eles podem pertencer a uma entre as quatro classificações a seguir:

  • biológicos: são recursos vegetais e animais, encontrados nas florestas, por exemplo. São utilizados em alimentação, medicina, construção, vestuários e em outras diversas atividades;
  • hídricos: são recursos ligados às águas. Portanto, esses fatores podem ser utilizados em nossa alimentação, na geração da energia que alimenta nossos lares, além de outras aplicações importantes na economia;
  • energético: são os recursos relacionados ao fornecimento de energia, como petróleo e combustíveis fósseis;
  • minerais: são recursos não renováveis ligados à formação geológica, composta por rochas e minerais. São pertencentes a essa classe: ferro, grafite, ouro, argila etc. Eles podem ser aplicados na indústria da transformação, na construção civil e em muitos outros setores.

Classificação dos recursos naturais
Foto: reprodução/divulgação

Quais são os principais recursos naturais do Brasil?

O Brasil é um país muito rico em recursos naturais, com um solo de qualidade para diversas atividades, como a agricultura. Isso pode ser uma boa justificativa para o agronegócio ter uma boa participação econômica, tanto internamente quanto para exportação.

Um dos principais recursos encontrados no território brasileiro é a água, sendo que o Brasil tem 12% das águas superficiais disponíveis no planeta. Além disso, 90% do país recebe chuvas com regularidade, e contamos com uma das maiores reservas de água doce do mundo.

De que forma acontece a exploração desses recursos?

A exploração de recursos minerais é uma atividade econômica que pode proporcionar bons resultados no Produto Interno, e o Brasil compete com grandes potências nesse quesito, como Rússia, China e Estados Unidos.

Nosso principal minério é o ferro, com cerca de 90% das exportações de mineração brasileiras. Ele é usado como matéria-prima para fazer o aço. Já a extração brasileira dos metais nióbios e ferronióbio representa 75% de suas produções mundiais.

Outro minério muito encontrado no país para fazer aço é o manganês, presente principalmente na região norte. O Brasil tem também uma das maiores reservas de bauxita. Esse mineral é mais difícil de ser encontrado e é usado para a produção de alumínio.

Quais são as regiões com maior representatividade de recursos naturais?

As regiões que apresentam mais recursos minerais no Brasil são:

  • Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero;
  • Província Mineral de Carajás, no Pará;
  • Estado do Mato Grosso do Sul.

Esses lugares no Brasil têm potencial de aproveitar dos recursos disponíveis para fomentar suas economias e gerar crescimento para o país. Porém, é necessário atentar aos cuidados relevantes para diminuir as atitudes agressivas ao meio ambiente, assegurando um futuro sustentável.

Quais são os cuidados necessários com os recursos naturais?

A extração em abundância desses recursos, aliada às queimadas, ao desmatamento e à poluição, podem potencializar os impactos ambientais, afetando direta e indiretamente nosso ecossistema e causando o esgotamento dos nossos recursos naturais.

Apesar do grande potencial econômico, é importante se conscientizar e abolir algumas práticas extremamente prejudiciais ao meio ambiente, agindo para evitar a extinção de animais e o desaparecimento de muitos recursos limitados.

Dessa forma, é necessário adotar ações sustentáveis e que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Como preservar os recursos naturais não renováveis?

Outro aspecto significativo nesse debate se refere às novas estratégias para o uso consciente de recursos não renováveis. Como esse é um tema de interesse de toda a sociedade, frequentemente é cobrado em questões do Enem

No caso das fontes energéticas, é necessário diminuir o uso de fontes não renováveis e substituí-las por outras matrizes energéticas como a eólica, a hidráulica e a biomassa. 

O petróleo está sempre presente no núcleo dessas questões por conta de suas características não renováveis. O uso de novas tecnologias, como a casca de banana, para a substituir os materiais plásticos derivados do petróleo é um dos exemplos de como a inovação pode contribuir para otimizar o uso dos recursos naturais.

Viu como é importante entender os diversos aspectos em relação a esse assunto? Compreender mais sobre recursos naturais do Brasil contribui para fazer uma excelente prova e conhecer um pouco mais sobre os desafios que o país enfrenta.

Para você ter ainda mais segurança em sua preparação, faça já o seu plano de estudos e conte com mais de 30.000 exercícios para treinar seus conhecimentos e se preparar para o Enem e vestibulares!

Gostou do nosso artigo? Então continue com sua visita ao blog e confira quais as 5 formas de escrever sobre a sustentabilidade em uma redação e arrase em sua prova!

Campanha Always On Cadastros