Seja qual for a característica comercial de um país, a principal fonte de renda de qualquer nação é por meio da exportação de serviços e produtos. No nosso contexto não é diferente, porque as exportações brasileiras são imprescindíveis para a economia e impactam profundamente o valor final do Produto Interno Bruto — PIB.

Contudo, mesmo se tratando de um tema que se reflete na qualidade de vida profissional de toda a sociedade, poucas pessoas sabem de fato quais são os principais produtos e mercadorias que o Brasil exporta, tampouco de que forma isso afeta o andamento das relações comerciais internas.

Em vista disso, com o objetivo de auxiliar seus estudos, preparamos um conteúdo destacando os produtos brasileiros que são exportados.Boa leitura!

O que são as exportações brasileiras?

Exportação é nome da transação comercial que caracteriza a venda de um produto/serviço de um país (exportador) para outro qualquer (importador).

Nesse contexto, não há restrições quanto à definição de exportação, isto é, desde que seja uma atividade comercial entre no mínimo duas nações (da venda de laranjas até notebooks, por exemplo), há uma relação cambial de exportador e importador.

Seguindo essa lógica, quando utilizamos a expressão “exportações brasileiras“, nos referimos a todos os produtos e serviços que o país comercializa no exterior.

Quais os produtos mais exportados pelo Brasil?

As exportações brasileiras são marcadas essencialmente pelo elevado número de commodities, ou seja, produtos que são caracterizados por serem: matéria-prima; produzidos em larga escala; estocados sem perda da qualidade e com preços tabelados mundialmente.

Entre essas commodities, podemos destacar algumas, como você verá a seguir.

Petróleo

Encabeçado pela Petrobras, o Brasil é um dos grandes fornecedores de petróleo do mundo, tendo sua produção concentrada nos estados do Rio de janeiro e Espírito Santo e no litoral nordestino.

Soja

A soja, sem dúvida, é o principal grão exportado no país, tanto no quesito quantidade, quanto no retorno financeiro. Sobre as plantações, a região Centro-oeste é o principal polo, com destaque para o estado do Mato Grosso.

Minério de ferro

O minério de ferro é um produto que é utilizado em larga escala no mundo inteiro, já que é a partir dele que obtemos os materiais ferrosos e suas ligas, sendo assim imprescindível para as indústrias automobilística, metalúrgica e petroquímica.

No Brasil, os estados que mais extraem esse produto são Minas Gerais (mais precisamente no quadrilátero ferrífero) e Pará (Serra dos Carajás).

Carnes bovina e suína

A carne brasileira é uma das mais cobiçadas no mercado internacional, fazendo com o que país seja muito bem reconhecido pela qualidade e padronização de seus processos agrícolas.

Atualmente, os estados que mais trabalham com exportação de carne bovina brasileira são Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Na produção suína, que bateu recorde de exportações brasileiras 2019, destaca-se a região Sul.

Café

Desde que o Brasil era uma colônia de Portugal, o café já era um produto fortemente presente na economia nacional. Hoje a situação não é distinta, e, o café brasileiro (com as plantações concentradas em Minas Gerais e Espírito Santo) é exportado para dezenas de países europeus e asiáticos.

Como funciona a exportação no Brasil

exportação brasileira como funciona

Exceto o petróleo e seus derivados (que são escoados via dutos), todas as outras mercadorias nacionais que serão exportadas saem do país primeiramente via transportes terrestres (majoritariamente por rodovias federais).

Exemplificando, imagine a soja que é plantada no estado do Mato Grosso. Para que ela chegue até a China (ou qualquer outro país), precisa passar pelas seguintes etapas:

  • escoamento interno: realizado por caminhões que transportam toneladas de soja das plantações (localizadas em várias cidades do Mato Grosso do Sul) até o porto de Santos, no estado de São Paulo;
  • escoamento externo: o transporte para os outros países é feito exclusivamente por navios cargueiros, os quais podem demorar até 45 dias para chegar ao destino final.

Quanto o Brasil exporta por ano?

Engana-se quem acha que o Brasil por ser classificado como um país subdesenvolvido que não figura entre as principais potências quando o assunto é exportação e PIB. Conforme levantamento realizado pelo Banco Mundial, nosso país em 2019 alcançou o 9° maior PIB do mundo, acumulando cerca de US$ 1,9 trilhões.

Essa marca só foi possível graças ao elevado número de exportações que o país fez em 2019, superando os incríveis US$ 223 bilhões de faturamento em mercadorias vendidas pelo mundo.

Países que o Brasil mais exporta

Entre os países que mais importam produtos brasileiros, temos China, EUA e Argentina. É importante detalhar neste tópico que, mesmo o nosso país sendo parceiro comercial de várias outras nações, a China é disparada o maior comprador de produtos brasileiros.

Por esse motivo, é comum lermos notícias na imprensa em tom de preocupação quando surgem atritos diplomáticos entre autoridades brasileiras e chinesas, visto que um possível rompimento das relações comerciais com a China seria catastrófico para o Brasil.

Como esse tema pode cair no Enem

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, do Enem, constantemente exige dos alunos conhecimentos acerca das características demográficas e econômicas do país.

Desse modo, é comum encontrar questões que trabalham tópicos como regiões onde há maior produção agrícola e perfil das nossas relações comerciais.

Como dica para a prova, é importante o estudante lembrar que o Brasil é uma economia marcada essencialmente pela exportação de commodities e importação de produtos manufaturados, com destaque para aqueles que têm tecnologias avançadas em seus processos de produção.

Portanto, agora que você já sabe quais são as principais exportações brasileiras, bem como as regiões onde há polos industriais dessas mercadorias, fica mais simples de compreender qual é o perfil comercial do Brasil.

Cabe relembrar, ainda, que esse assunto pode ser cobrado no vestibular, ou seja, é um tema que precisa ser estudado por todos que farão o Enem.

O post foi válido para seus estudos? Então conheça nosso cronograma de estudos e tenha acesso também a vários outros conteúdos que podem cair no vestibular. Nele você pode fazer exercícios, assistir a videoaulas e refazer diversas provas de vestibulares anteriores.

Você pode gostar também