Hidrosfera: o que é, características e mais!

Confira o que é a hidrosfera, qual a importância para o planeta Terra e muito mais!

Hidrosfera: o que é, características e mais!

Adquirir novos conhecimentos com frequência é um hábito que todos deveriam ter. Na vida de quem vai fazer o vestibular ou o Enem, focar os estudos não é um mero capricho, mas sim uma necessidade para garantir uma boa nota nos exames e abrir caminho para uma promissora carreira acadêmica.

Graças ao avanço da tecnologia, podemos contar com diversos recursos que nos permitem estudar em casa com 100% de aproveitamento.

Dito isso, preparamos este conteúdo sobre o que é hidrosfera, quais são suas principais características e uma série de informações úteis para que você se prepare para as provas deste ano. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é hidrosfera?

Consiste em uma das quatro partes que compõem o planeta Terra e permitem que a vida se desenvolva, sendo o elemento correspondente à massa de água que se encontra acima ou abaixo da superfície terrestre, envolvendo seus três estados (sólido, líquido e gasoso).

Junto à hidrosfera, temos a atmosfera, a litosfera e a biosfera que, em conjunto, criam condições de sobrevivência ideias para todos os seres vivos que habitam a Terra.

Lembrando que a estratosfera (onde está situada a camada de ozônio), embora seja igualmente importante para garantir a vida em nosso planeta, não integra essa lista de elementos.

Os oceanos representam cerca de 97,5% de toda a água salgada encontrada na Terra, enquanto os lagos, rios, geleiras e aquíferos subterrâneos têm apenas 2,75% de água doce.

Estima-se que a hidrosfera seja formada por aproximadamente 1.300 milhões de km³ de água, mas mesmo com esse volume exorbitante, ela não compõe nem 0,05% da massa total da Terra.

Como a água se formou?

Um conjunto de fatores e fenômenos que ocorreram na Terra há milhões de anos contribuíram com a formação do líquido que originou a vida em nosso planeta.

Quando a Terra começou a passar pelo resfriamento, por causa dos vulcões que soltavam diversos tipos de gases, formou-se o vapor de água que favoreceu a formação de chuvas.

Sem a água, não existiria nenhum tipo de vida na Terra, já que os primeiros seres vivos (trilobitas), as bactérias e os seres aquáticos foram originados na água, depois, evoluíram para anfíbios, posteriormente em répteis e assim por diante.

Como a água é distribuída na hidrosfera?

Como mencionado no tópico anterior, a hidrosfera consiste em toda a água que se encontra no planeta Terra, correto? Isso envolve seus estados líquido, sólido e gasoso.

Então podemos afirmar que a definição de hidrosfera é ampla e a distribuição da água não se limita apenas aos oceanos — embora eles cubram em torno de 2/3 da superfície terrestre— e lagos e rios.

Temos as águas continentais, isto é, que são encontradas em estado sólido nas geleiras — e que curiosamente reservam a maior quantidade de água doce na Terra — nos lagos, rios, aquíferos e nos lençóis freáticos em estado líquido e, por fim, na atmosfera em forma de vapor (estado gasoso).

Veja a seguir os percentuais de distribuição de água na hidrosfera:

  • oceanos — 97,5%;
  • águas superficiais (lagos, rios e biomassa) — 0,029%;
  • geleiras e calotas de gelo — 2,15%.
  • água presente no subsolo (lençóis freáticos) — 0,62%;
  • água na atmosfera em estado gasoso — 0,001%.
hidrosfera

Importância da hidrosfera

Como dissemos, a água é o elemento mais importante para que exista vida em um planeta. Os quatro elementos que integram a Terra se complementam igualmente. Sem a hidrosfera (a água), não seria possível existir a biosfera (a parte biótica do planeta) e a manutenção do complexo ciclo que está diretamente ligado à atmosfera e à litosfera.

O ciclo da hidrosfera, isto é, da água, abrange a transferência dessa importante substância entre os outros elementos que compõem o sistema que forma a Terra. Parte dessa passagem engloba as mudanças de estados da água.

A água em sua forma líquida, está presente não apenas nas plataformas oceânicas e porções continentais, mas também no corpo de cada ser vivo que habita o planeta. Dito isso, é correto afirmar que todos somos parte da hidrosfera e dos outros elementos que se complementam.

O ciclo de vida da água se deve aos fenômenos físicos da natureza, como evaporação e transpiração que ocorrem devido ao aumento da temperatura (efeito estufa), produzindo vapor de água que, ao se condensar na atmosfera, favorece a formação de umidade e nuvens.

A partir daí, a neve ou a chuva são responsáveis pelo retorno da água ao seu estado líquido, caindo sobre a superfície (crosta terrestre) e sobre os lagos, rios e oceanos.

Após entrar em contato com o solo, a água não apenas hidrata as plantas e os seres vivos que compõem a biosfera. Também se infiltra em camadas mais profundas e, consequentemente, reabastece os reservatórios subterrâneos.

Para que esse ciclo se complete, temporalmente, pode levar entre algumas horas ou até muitos anos.

Já a água contida nas calotas de gelo e geleiras pode levar muito mais tempo para se deslocar (até 10 mil anos até que seja substituída). Se fizermos a comparação, para que você tenha uma ideia, um lago pode levar entre 15 a 20 anos para completar o mesmo ciclo, dependendo do volume.

Hidrosfera: características

Neste tópico mostraremos um resumo da hidrosfera com suas principais características e aspectos pontuais que podem ser abordados em uma prova do Enem ou vestibular. Acompanhe a seguir:

  • a água pode ser encontrada em seus três estados na hidrosfera — líquido, sólido e gasoso;
  • a maior parte de água que compõe e hidrosfera é salgada — mais de 97%;
  • para que a água seja considerada salgada é preciso que tenha mais de 30g de sais por litro;
  • para que a água seja considerada doce precisa ter menos de 0,5g de sais por litro;
  • para que a água seja considerada salobra é preciso que a quantidade de sais esteja em um intervalo entre os dois casos;

Como você pôde conferir neste conteúdo, a hidrosfera é um dos quatro elementos que, em conjunto, proporcionam o ambiente e as condições ideias para o desenvolvimento e para a evolução da vida na Terra (biosfera, atmosfera e litosfera).

Resumidamente, ela corresponde a toda a presença de água no planeta. Sem dúvida, tudo o que foi abordado neste material será bastante útil na prova do Enem ou no vestibular.

Agora que você já tem um conhecimento mais aprofundado sobre o que é a hidrosfera e quais as suas principais características, aproveite para conferir nosso post sobre o que é crescimento populacional no Brasil e no mundo!

Não deixe também de conhecer o nosso Cronograma de Estudos para se preparar para os exames e testes deste ano!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *