IBGE: o que é e o que faz esse instituto?

Saiba o que é o IBGE, quais são suas funções, para que serve o órgão, que pesquisas são realizadas, o que faz um funcionário e como trabalhar no instituto!

IBGE: o que é e o que faz esse instituto?

Todos os dias, ouvimos nos jornais que a população brasileira cresceu, que as vagas de empregos estão aumentando ou diminuindo. Também somos informados sobre o custo dos produtos básicos, como a alimentação e os combustíveis, por exemplo.

Para que esses dados cheguem até as nossas casas, existe um longo trabalho de pesquisa que acontece diariamente em todo o país.

O IBGE é o órgão federal responsável por prover todas as informações estatísticas oficiais do país. Vamos aprender o que é IBGE, quais são as funções dessa empresa e como se tornar uma servidor público do instituto.

Siga a leitura até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse importante instituto.

O que significa a sigla IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – foi criado no ano de 1936, durante o governo do presidente Getúlio Vargas e está vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil.

O IBGE oferece um panorama atualizado do país, através das atividades de coleta e análise de dados. Ele está presente nas 27 unidades estaduais (incluindo o Distrito Federal), espalhados em 583 agências de informações nas principais cidades.

Sua história remete ao período imperial do Brasil. Durante o governo de D. Pedro II, existia apenas a Diretoria Geral de Estatísticas (DGE), órgão responsável por organizar e estudar os dados do Império.

Com o advento da República, o governo constatou a necessidade de aumentar e melhorar as atividades de pesquisa e estatística. Ao longo da história do país, vários órgãos foram criados até o surgimento definitivo do IBGE.

O que o IBGE faz?

De acordo com o próprio instituto, a sua principal missão é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

Sendo assim, o IBGE coleta informações dos mais variados tipos, como as estatísticas sobre geração de empregos, produção agropecuária e industrial, quantidade de moradores do país, informações ambientais, de renda e de escolaridade, entre outros inúmeros dados.

O instituto produz uma série de análises detalhadas, sendo capaz de orientar órgãos governamentais e privados e também a sociedade civil, no sentido de organizar e direcionar suas ações.

Por exemplo, ao escolher para onde e como destinar verbas para a saúde, determinado governo pode levar em consideração as informações cedidas pelo IBGE. Dessa forma, a administração pública terá conhecimento de onde há necessidade de maiores investimentos.

O IBGE é responsável, também, pelo Censo Demográfico, que acontece a cada dez anos e realiza pesquisa em todos os domicílios do Brasil. Mais adiante, vamos aprender um pouco mais sobre o Censo.

Para que serve o IBGE?

gráfico ibge

Como já vimos, o IBGE retrata a realidade do país por meio de coleta e análise de dados. Para isso, várias pesquisas são realizadas, como:

  • Pesquisa Industrial Mensal;
  • Pesquisa de Orçamentos Familiares;
  • Perfil dos Trabalhadores Domésticos;
  • Pesquisa Nacional de Saúde;
  • Pesquisa Industrial de Emprego e Salário.

Além desses, existem outros diversos estudos. No entanto, o mais importante e complexo deles é realmente o Censo Demográfico, que traça um perfil da sociedade brasileira analisando dados quantitativos. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa pesquisa a seguir.

Censo Demográfico

Como já vimos, o Censo Demográfico é realizado pelo IBGE a cada dez anos. Ele mede a densidade populacional em todo o país e faz um retrato completo das condições socioeconômicas do população.

Perguntas sobre rendimento familiar, formação escolar, profissão, casamento, cor da pele, acesso a bens e serviços, como computador, televisão, máquina de lavar roupa, saneamento básico, escola, entre outras, são feitas por agentes censitários que percorrem sistematicamente todas as ruas, vielas, becos e até tribos indígenas mais remotas.

É importante lembrar que as respostas são mantidas sob sigilo e as informações coletadas só servem para fins estatísticos. Portanto, uma informação prestada durante o Censo não pode ser utilizada com propósito diverso.

O próximo Censo Demográfico está marcado para acontecer em 2020. São contratados milhares de profissionais em caráter temporário para a condução das pesquisas. Os cargos como agente censitário municipal, supervisor censitário e recenseador são preenchidos através de processo seletivo.

Agente censitário do IBGE

O agente censitário é o profissional responsável pela organização e pelo gerenciamento do posto de coleta de dados durante a realização do Censo Demográfico.

São suas funções: treinar os recenseadores, fazer a leitura e a distribuição no mapa dos setores a serem percorridos, acompanhar e apoiar o trabalho do supervisor censitário, prezar pelo cumprimento dos prazos, transmitir os dados reunidos pelo posto de coleta para o sistema informatizado do IBGE, entre outras tarefas.

Como você já percebeu, existe também a função de supervisor censitário. Ele deve acompanhar e apoiar os recenseadores, ir a campo para conferir a qualidade e a veracidade das informações coletadas, distribuir e organizar o trabalho diretamente com os recenseadores.

E por fim, falta saber o que é recenseador do IBGE. Este é o responsável pela aplicação da pesquisa, devendo abordar os domicílios de cada setor que lhe for atribuído e realizar o questionário.

Depois de concluir todo o setor, o recenseador precisa comparecer ao posto de coleta para a transferência dos dados. O salário para esse cargo é de acordo com a produção das informações.

IPCA

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que é IPCA. Trata-se do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, realizado mensalmente pelo IBGE.

Essa é uma pesquisa que abrange domicílios, pontos comerciais e de prestadores de serviço e concessionárias de serviços públicos. Seu objetivo é conhecer a variação de preços no comércio para o consumidor final.

O índice considera nove itens e produtos:

  • transporte
  • vestuário
  • saúde
  • moradia
  • educação
  • comunicação
  • produtos de residência
  • alimentação
  • bebidas e despesas pessoais

As informações coletadas pelo IPCA servem para o Banco Central como medidores da inflação no Brasil. Essa pesquisa reflete o custo de vida de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos nas principais capitais do país.

O IBGE é um instituto de grande importância para o Brasil. Ele é responsável pelo fornecimento de dados oficiais do país para pautar diversas decisões econômicas, sociais e políticas em setores públicos e privados.

O instituto também oferece empregos temporários e efetivos, através da prestação de concursos públicos e processos seletivos específicos.

Agora que você já sabe o que é IBGE, o que faz um recenseador e para que servem os indicadores do IBGE, que tal fazer alguns exercícios para aprimorar seus conhecimentos? E para conhecer mais sobre o Brasil, você pode também assistir às videoaulas sobre sociologia brasileira e navegar entre as várias dicas de estudo do blog do Stoodi! Cadastre-se grátis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *