Descubra o que é pré-sal!

Você sabe o que é o pré-sal e de que forma esse assunto pode cair em sua prova de vestibular e no Enem? A gente te conta tudo o que precisa saber!

Descubra o que é pré-sal!

A descoberta do pré-sal foi um evento marcante para todo o mundo. Composta por uma alta acumulação de óleo de boa qualidade, essa camada trouxe diversas mudanças para a realidade tanto dos brasileiros quanto para os países de todo o mundo.

Por isso, esse assunto é cobrado com muita frequência nos exames vestibulares e também no Enem. Nesse sentido, compreender o que é pré-sal é fundamental para ficar preparado para as provas, pois essa temática pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar.

Acompanhe o texto para ficar por dentro das principais informações sobre o pré-sal que você precisa saber para se preparar e conquistar a vaga na universidade que tanto sonhou!

O que é pré-sal?

Antes de mais nada, é importante compreender o que é pré-sal. Esse é um conceito utilizado pela geologia para designar uma sequência de rochas sedimentares, que foram formadas há mais de 100 milhões de anos e estão localizadas abaixo do nível do mar, depois do pós-sal e sal.

Essa camada foi formada no espaço geográfico a partir da separação daquilo que hoje conhecemos como continente Africano e Americano, por meio do afastamento da então Gondwana (supercontinente do sul formado a partir do desmembramento da Pangeia).

A descoberta da camada pré-sal é considerada um dos mais importantes eventos das últimas décadas. Isso se d principalmente pela alta possibilidade de exploração de petróleo de alta qualidade que ela apresenta.

Qual a relação do Brasil com o pré-sal?

A primeira descoberta de reservas de petróleo no pré-sal ocorreu no Brasil, em 2007. Depois desse anúncio, que apontava para a possibilidade de exploração de dezenas de bilhões de barris, países de todo o mundo deram início a processo de exploração semelhantes, em busca de óleo abaixo das camadas de sal de seus territórios.

Além do pioneirismo na exploração, o Brasil também possui as maiores reservas de petróleo em zona de pré-sal conhecidas até agora. Com isso, o país passou a ocupar uma posição estratégica frente à demanda de energia mundial.

Em termos de extensão, os campos petrolíferos do pré-sal nacional vão desde o litoral do estado do Espírito Santo até Santa Catarina. A profundidade deles pode variar entre 1000 a 2000 metros de lâmina d’água e entre 4000 a 6000 metros de profundidade no subsolo. Nesse sentido, a camada pré-sal se encontra a até 8000 metros da superfície do mar.

Vale ressaltar que as reservas brasileiras estão localizadas para além da área considerada o território marítimo nacional. Contudo, elas são compreendidas como parte da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. Além disso, é possível que novas áreas sejam descobertas, permitindo ainda mais avanços para o país.

Quais os obstáculos para a extração?

Como apontamos, o pré-sal está a vários metros abaixo do solo. Isso faz com que sua extração seja algo sofisticado. Apenas a título de exemplo, a descoberta de petróleo nessas camadas só foi possível por meio de avançadas tecnologias geológicas, como a sísmica 3D e sísmica 4D.

Além da profundidade, existem diversos obstáculos que precisam ser superados para fazer a exploração das reservas de petróleo nessas camadas. A seguir listamos alguns dos principais. Confira!

A salinidade

O sal é um dos principais empecilhos enfrentados na exploração de petróleo do pré-sal. O sal que é encontrado a três ou quatro mil metros abaixo do mar tem uma composição viscosa.

Isso significa que o mineral apresenta instabilidade em sua composição, dificultando seu manuseio. Essa barreira natural obriga o Brasil a desenvolver novas tecnologias constantemente.

Os custos da exploração

Outro ponto importante que dificulta o acesso ao pré-sal são os altos custos. Em função da profundidade e da complexidade da operação, é necessário um alto nível de investimentos por parte do governo, em especial em tecnologia de extração. Tanto a obtenção desses recursos, como a utilização nesse setor passam por complexas disputas de interesses.

A manutenção da temperatura do petróleo

Para que a extração do petróleo aconteça de maneira correta, é necessário mantê-lo fervendo dentro das rochas em que é encontrado. Isso ocorre, pois, caso ele sofra um resfriamento, os coágulos farão com que os dutos de extração fiquem entupidos.

o que é pré-sal

Quais os benefícios da exploração do petróleo do pré-sal?

Um ponto importante é compreender que existem diferentes qualidades de petróleo, sendo medida pelo grau API, quanto maior esse indicador, melhor. No caso do petróleo do pré-sal no Brasil, ele apresenta média e alta qualidade.

Isso significa que ele tem uma baixa densidade, sendo igual ou inferior a 0,87. Esse fenômeno é fruto da localização do petróleo, pois a camada de sal conserva a sua qualidade.

Por conta disso, o petróleo retirado do pré-sal pode ser mais facilmente refinado, produzindo os chamados derivados finos, ou seja, produtos que apresentam baixo índice de enxofre, poluindo menos e tendo maior valor agregado.

Além da valorização do produto no mercado, a produção brasileira cresce cada vez mais. De acordo com a Petrobrás, a produção diária de petróleo no pré-sal triplicou de 2014 para 2018. Nesse sentido, a exploração dessa camada tem permitido importantes avanços econômicos para o país.

Quais os impactos ambientais da exploração do pré-sal?

Embora os benefícios econômicos sejam inegáveis, existem também discussões que levam em conta os malefícios da exploração da camada pré-sal. Os argumentos giram em torno, principalmente, de questões ambientais.

Muitos ambientalistas e pensadores compreendem que a maneira como ocorre a exploração do petróleo no Brasil pode fazer com que o país se torne um vilão do aquecimento global.

Atualmente, o mundo tem debatido maneiras de obtenção de energia que sejam menos agressivas ao meio ambiente, como a energia solar e eólica. Ao apostar na exploração de petróleo, o governo brasileiro caminha no caminho contrário.

Isso ocorre porque a exploração do pré-sal produz um alto nível de poluição, liberando, por exemplo, enxofre, dióxido de carbono e outros gases poluentes. Além disso, acidentes de vazamento de óleo causam grandes danos à vida marinha, tanto animal quanto vegetal.

O pré-sal pode cair no vestibular e Enem?

Como foi possível notar até aqui, tanto a descoberta quanto a exploração do pré-sal apresentam uma série de impactos sociais. Essas marcas atingem não apenas a sociedade brasileira, mas todo o mundo.

Além disso, o petróleo e a maneira como ele é utilizado pelas sociedades humanas permite indagações e reflexões que envolvem as mais diversas matérias do ensino médio, como história, geografia, química, biologia e física.

Por esses motivos, é bastante comum que a temática do pré-sal seja cobrada de diversas maneiras nos exames vestibulares e também no Enem. O assunto pode aparecer tanto em questões objetivas quanto na redação.

Para não ter problemas na hora da prova, é importante investir em bons materiais de estudo, bem como ter disciplina e organização. Nesse sentido, você pode estudar com os nossos cursos gratuitos.

Mais do que compreender o que é pré-sal, é importante saber os inúmeros debates que envolvem esse assunto, bem como a maneira como eles podem ser abordados nos exames. Para isso, você pode contar com as dicas e materiais que disponibilizamos aqui na Stoodi! Assim, fica ainda mais perto daquela tão sonhada vaga na universidade.

Quer ter um cronograma de estudos personalizados, que leva em conta a universidade em que deseja entrar e a carga horária que tem disponível para estudo? Então, monte conosco seu Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *