Pirâmide Etária: o que é, tipos e mais!

Você sabe o que é pirâmide etária? Descubra os tipos, sua importância e a pirâmide etária em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Saiba também como o tema pode cair no vestibular!

Pirâmide Etária: o que é, tipos e mais!

A Demografia é uma das áreas mais importantes da Geografia. Por meio dela é possível analisar a dinâmica populacional de cidades, estados, países e mesmo continentes inteiros. Ela é composta por várias ferramentas e elementos, sendo extremamente utilizada até mesmo nas definições de políticas públicas.

E uma das ferramentas mais utilizadas para o entendimento da dinâmica demográfica é a Pirâmide Etária. Você conhece esse termo? Sabe para que serve a pirâmide? Neste post contamos tudo o que é possível analisar com a Pirâmide Etária. Confira!

O que é Pirâmide Etária?

Uma Pirâmide Etária é um gráfico que representa a quantidade da população de um determinado território em relação às diferentes faixas etárias, sendo um lado para os habitantes do sexo masculino e o outro representando os habitantes do sexo feminino.

Quanto maior for a quantidade de divisões entre as faixas etárias, mais detalhadas serão as informações dispostas na pirâmide. Entretanto, é comum separar a população em grandes grupos de jovens (0 a 19 anos), adultos (20 a 59 anos) e idosos (acima de 60 anos).

A base da pirâmide apresenta a população mais jovem, enquanto no topo estão inseridas as faixas etárias dos idosos. Dessa forma, o termo “pirâmide” diz respeito ao desenho clássico do gráfico, com base larga e topo estreito, o que lembra uma forma triangular de uma pirâmide.

Pirâmide Etária no Brasil

O Censo Demográfico do IBGE — Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — ocorre de 10 em 10 anos. Dessa forma, as informações disponíveis mais recentes sobre a população brasileira são de 2010.

A representação da pirâmide brasileira mais atual corresponde ao modelo chamado de pirâmide adulta. Ou seja, a base do gráfico ainda é larga, mas encontra-se em processo de evolução. Após passar por intensos períodos de urbanização e industrialização, a dinâmica populacional resultou em um modelo no qual a taxa de natalidade diminuiu e a expectativa de vida aumentou, mesmo que de maneira tímida.

Atualmente, o Brasil tem uma Pirâmide Etária com uma população jovem e adulta muito maior que as crianças de 0 a 4 anos e os idosos. Dessa forma, as faixas etárias correspondentes a mais de 3,5% do total da população se distribuem entre os 5 a 39 anos. A tendência, contudo, é que o Brasil entre em um processo de envelhecimento populacional, resultando em uma pirâmide envelhecida e de topo largo.

Tipos de Pirâmides Etárias

As Pirâmides Etárias se dividem em diferentes tipos, variando de acordo com a distribuição da maior população e, consequentemente, com o desenho apresentado pelo gráfico. Elas podem ser:

  • pirâmide jovem: base alargada e topo muito estreito — corresponde aos países com alta taxa de natalidade e alta mortalidade, relacionada aos baixos nascimentos de tempos anteriores;
  • pirâmide adulta: base larga, mas com taxa de natalidade menor — corresponde ao modelo atual da população brasileira;
  • pirâmide rejuvenescida: aumento no número de jovens se comparado a períodos anteriores, decorrente do aumento da fecundidade — geralmente corresponde aos países desenvolvidos que têm políticas de estímulo da natalidade;
  • pirâmide envelhecida: população adulta predominante, base reduzida e topo bastante largo, se comparado aos outros modelos — muito comum em países desenvolvidos.

 

crianças pirâmide etária

Pirâmide etária de um país desenvolvido

A Pirâmide Etária de um país desenvolvido pode apresentar, basicamente, dois modelos distintos. A característica predominante é um topo alargado, dada a grande expectativa de vida da população. Os países europeus costumam apresentar modelos semelhantes a esse, pois enfrentam uma crise de natalidade e um constante envelhecimento da população.

Nesse cenário, alguns países que passaram a adotar políticas de incentivo à natalidade, buscando reverter o crescimento vegetativo negativo da sua população, apresentam uma pirâmide rejuvenescida, com um aumento do número de jovens.

Pirâmide etária de um país subdesenvolvido

Em geral, os países subdesenvolvidos estão localizados na América Latina, Ásia, África e Oceania. Em decorrência das situações precárias vividas pela maioria das populações, é normal que tenham uma baixa expectativa de vida, resultando em um menor número de idosos.

As pirâmides desses países apresentam, então, uma base mais alargada, indicando grande quantidade de jovens. Já o topo é, naturalmente, estreito, pois há um menor percentual de idosos. A análise dessa pirâmide leva a baixos investimentos de políticas públicas, resultando em baixa qualidade de vida e alta taxa de mortalidade.

Importância da Pirâmide Etária

A Pirâmide Etária é uma importante ferramenta para análises demográficas. Com ela, é possível vislumbrar um cenário geral da população de um país, principalmente no que diz respeito aos índices de qualidade de vida, como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Ela oferece, ainda, um panorama quantitativo da distribuição da população por faixas etárias e por sexo. Dessa forma, é possível guiar políticas públicas de investimento em áreas como saúde, educação e emprego.

Uma pirâmide envelhecida, por exemplo, demanda de um governo investimentos maiores em saúde, além de apontar um maior gasto na previdência. Já uma pirâmide com base alargada exige que mais recursos sejam alocados em áreas como educação e emprego.

Mais interessante do que analisar apenas o cenário atual por meio da Pirâmide Etária construída com os dados mais recentes é verificar o impacto das políticas públicas por meio de uma sequência histórica de Pirâmides Etárias de um país.

Assim, é possível entender e estudar como as diferentes ações de um governo influenciam na qualidade e na expectativa de vida da sua população. Como no Brasil os levantamentos são feitos a cada dez anos, a visualização dos impactos dessas ações governamentais costuma ser ainda mais explícito, pois há tempo da dinâmica populacional se modificar, nem que seja de maneira leve.

Pirâmide Etária: exercícios

Abaixo, você confere algumas questões sobre pirâmide etária:

Questão 1

“A dinâmica demográfica brasileira ilustra o acelerado crescimento ocorrido a partir de 1940 . Esse processo foi contínuo até 1960, quando o crescimento populacional atingiu o ápice, com taxas médias de crescimento de quase 3% ao ano. A partir daquela década, elas começaram a declinar até atingir 1,6% no censo de 2000 – e continuam em queda”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.322.

Sobre as variações no crescimento da população brasileira, assinale a alternativa que NÃO aponta um dos motivos de sua involução recente.

a) Disseminação de métodos contraceptivos.

b) Inclusão da mulher no mercado de trabalho.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Controle estatal sobre os índices gestacionais.

e) Difusão do planejamento familiar.

Resposta: alternativa D. Diferentemente de países como a China, o Brasil não exerce controle sobre o número de gestações permitido por mulher.

Questão 2

Existem quatro tipos de pirâmides etárias que refletem a estrutura da sociedade. Sobre esses tipos de pirâmides, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A pirâmide jovem possui a base larga, o que indica altas taxas de natalidade. Sendo assim, a população do lugar representado é considerada jovem.

b) A pirâmide adulta possui base larga, contudo, apresenta tendências de redução. O topo aparece mais alargado bem como o corpo da pirâmide, que representa a população economicamente ativa.

c) A pirâmide envelhecida possui a base larga, indicando aumento da população idosa e, consequentemente, elevação da expectativa de vida. Além disso, seu topo é estreito, indicando diminuição das taxas de natalidade.

d) A pirâmide rejuvenescida apresenta base alargada e topo também mais largo, tendência vista, principalmente, em países desenvolvidos.

Resposta: alternativa C. Uma pirâmide etária envelhecida possui base estreita e não larga.

A Demografia é uma área vital para a análise das dinâmicas populacionais, sendo uma das principais ciências geográficas. Utilizada para o estudo das populações e para a determinação de importantes políticas públicas, fundamentais para o futuro de diversos países.

Por isso, ferramentas como a Pirâmide Etária ocupam um lugar de destaque, não só auxiliam na visualização do cenário atual da população, mas também ajudam no entendimento da evolução dessa dinâmica.

Gostou do nosso post e quer bombar nos seus estudos com organização e dedicação e se dar bem no Enem? Então não deixe de conferir nosso plano de estudos! Com ele você estará preparadíssimo para as provas e concursos do final de ano!

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *