Planejamento urbano: o que é, importância e exemplos!

Veja a importância do planejamento urbano e conheça exemplos de cidades planejadas.

Planejamento urbano: o que é, importância e exemplos!

O planejamento urbano é uma disciplina e uma profissão muito importante, pois lida diretamente com a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Você sabe sobre o que se trata? Neste post, explicamos tudo o que precisa saber. Vamos lá?

O que é planejamento urbano?

O planejamento urbano é o estudo do funcionamento e do crescimento das cidades, tanto as que já existem quanto as que ainda estão em planejamento. Ele lida com o desenvolvimento de programas e serviços a fim de melhorar a qualidade de vida da população por meio de ações políticas, sociais, ambientais e outras.

Importância do planejamento urbano

O planejamento urbano é essencial para que as cidades sejam funcionais para a população. Com o crescimento populacional acelerado, isso se torna cada vez mais necessário para evitar problemas graves que afetam o dia a dia das pessoas, principalmente nos grandes centros.

Por exemplo, o planejamento urbano evita que as vilas e cidades cresçam com divisões de ruas e de bairros que podem confundir os moradores e visitantes.

Planejamento urbano no Brasil

A cidade planejada mais conhecida do Brasil é Brasília. Ela foi construída durante o governo de Juscelino Kubitschek para servir como a sede do Governo Federal. Outros exemplos são:

  • região Porto Maravilha, no Rio de Janeiro;
  • o Jardim das Perdizes, em São Paulo;
  • Parque da Cidade, em São Paulo;
  • Curitiba, em Paraná.

Exemplos de planejamento urbano

No mundo todo, temos exemplos importantes de planejamento urbano. Alguns são metrópoles criadas, praticamente, do zero. Enquanto outros são cidades históricas que foram adaptadas. Veja.

  • Copenhague, na Dinamarca;
  • Nova Iorque, nos EUA;
  • Medellín, na Colômbia.

O planejamento urbano é o estudo fundamental para que as cidades comportem o crescimento populacional de maneira a oferecer uma qualidade de vida aos habitantes em diversos aspectos. Por isso, ele é feito com ajuda de profissionais de várias áreas, como sociólogos, historiadores, economistas, geógrafos etc.

Precisa de ajuda para passar no vestibular? Então, aproveite que está por aqui e veja as confira nosso cronograma de estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *