Uma das regiões mais ricas do Brasil quando o tema é cultura, a região Nordeste apresenta características fundamentais aos estudos de um vestibulando. Tendo isso em mente, preparamos um conteúdo que visa esclarecer e detalhar os principais pontos acerca dessa localidade.
Veja agora quais são os estados que compõem a região Nordeste, o clima predominante dessa região, sua vegetação, informações sobre economia, comidas típicas e também outros elementos culturais. Boa leitura!
Estados da região nordeste
Essa região é composta por nove estados, sendo a maior do Brasil em termos de número de federações.
Maranhão
- Capital: São Luís;
- população com cerca de 7 milhões de habitantes;
- composta por 217 municípios;
- faz fronteira com Piauí, Tocantins e Pará.
Piauí
- Capital: Teresina;
- população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes;
- composta por 224 municípios;
- faz fronteira com Tocantins, Maranhão, Bahia, Pernambuco e Ceará.
Ceará
- Capital: Fortaleza;
- cerca de 9 milhões de habitantes;
- tem 184 municípios;
- faz fronteira com Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Rio Grande do Norte
- Capital: Natal;
- cerca de 4 milhões de habitantes;
- tem 167 municípios;
- faz fronteira apenas com a Paraíba e o Ceará.
Paraíba
- Capital: João Pessoa;
- cerca de 3,5 milhões de habitantes;
- tem 223 municípios;
- faz fronteira com Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Pernambuco
- Capital: Recife;
- cerca de 9,2 milhões de habitantes;
- tem 185 municípios;
- faz fronteira com a Bahia, Piauí, Alagoas Paraíba e Ceará.
Alagoas
- Capital: Maceió;
- cerca de 3,3 milhões de habitantes;
- tem 102 municípios;
- faz fronteira com Sergipe, Pernambuco e Bahia.
Sergipe
- Capital: Aracaju;
- cerca de 2,2 milhões de habitantes;
- tem apenas 75 municípios;
- faz fronteira somente com a Bahia e o Alagoas.
Bahia
- Capital: Salvador;
- cerca de 14,8 milhões de habitantes;
- tem 417 municípios;
- faz fronteira com Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo.
Clima da região Nordeste
Existem três tipos de clima na região Nordeste: tropical, semiárido e equatorial úmido.
Tropical
É predominante em todo o litoral da região Nordeste, no sul da Bahia e na região central do estado do Maranhão. Esse clima é conhecido por apresentar apenas duas estações do ano: o verão muito quente e com presença constante de chuva e o inverno seco.
Semiárido
É o principal clima do Nordeste, concentrado na região central e caracterizado por ser muito quente e seco, dando origem a longos períodos de estiagem.
Equatorial úmido
Presente apenas na extremidade esquerda do Maranhão e sofrendo bastante influência do clima da Floresta Amazônica, esse clima é marcado por altas temperaturas acompanhadas de fortes chuvas.
Vegetação da região nordeste
A vegetação da região Nordeste é uma das mais diversificadas do Brasil, sendo encontrados vários biomas ao longo de seus nove estados.
Mata Atlântica (em progressiva extinção), dunas, mangues, restinga, Caatinga, Mata dos Cocais e Floresta Amazônica são os exemplos de vegetações dessa região.
Cultura da região nordeste
Como já mencionamos acima, essa região é extremamente rica de cultura, seja pelas festas tradicionais, seja pelas comidas e costumes locais.
Festas
Sobre as festas tradicionais do Nordeste destacam-se as que fazem referência a São João, tais como:
- Bumba meu boi;
- Encontro Nacional de Folguedos;
- Forró Caju;
- Ceará Junino.
Comidas
Existem várias comidas típicas nessa região, e essa abundância na culinária local é devida ao grande número de estados que compõe o Nordeste. Dentre os pratos mais comuns temos:
- tapioca;
- baião de dois;
- acarajé;
- moqueca;
- carne de sol com queijo coalho;
- vatapá.
Dança
A dança e os estilos musicais do Nordeste são amplamente conhecidos e exportados por todo o Brasil, sendo os mais conhecidos:
- samba de roda;
- baião;
- xote;
- forró;
- axé;
- frevo.
Economia da região nordeste
Representando cerca de 13% do Produto Interno Bruto — PIB brasileiro, a economia da região Nordeste é distribuída entre agricultura (cultivo de cana-de-açúcar), extrativismo (principalmente com a produção de petróleo e gás natural), indústria (complexos industriais presentes nas capitais) e turismo.
Vale ressaltar que o turismo é essencial para a economia nordestina, até porque o Nordeste é a região do país que mais recebe turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros.
Curiosidades da região Nordeste
Além de ser uma região com uma enorme diversidade cultural, o Nordeste tem algumas curiosidades que o deixam ainda mais atraente, principalmente quando o assunto é a história do Brasil. Entre essas curiosidades, vamos mencionar algumas que merecem destaque.
Bahia e as suas fronteiras
A Bahia, além de ser o maior estado da região, é o estado brasileiro que tem o maior número de fronteiras, totalizando oito — Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins.
Isso faz com que a Bahia seja um estado multicultural, já que sofre influências de várias outras partes do Brasil.
A capital mais antiga do Brasil
A cidade de Recife, em Pernambuco, é a capital mais antiga do Brasil, fundada no ano de 1537, pouco tempo após os primeiros navios portugueses atracarem em nossa costa.
A capital do Brasil já foi uma cidade nordestina
Todos sabemos que a capital do Brasil é Brasília, contudo, o que muita gente acaba esquecendo é que nosso país já teve outras capitais no passado. Salvador foi a primeira, entre 1549 e 1763.
A região detém 25 % da população do país
Somando mais de 53 milhões de pessoas, a população do Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que a coloca como a segunda região mais populosa.
Durante o período colonial, a região Nordeste era um dos principais polos da economia do país, com destaque para a produção de cana-de-açúcar e a extração de pedras preciosas. Isso contribuiu para o avanço da região em termos populacionais.
Portanto, percebemos facilmente que a região Nordeste do Brasil é fundamental para o país em termos de economia e cultura. Outro ponto que merece ser relembrado é sua vasta extensão territorial, os diversos biomas e as encantadoras belezas naturais espalhadas por todos os cantos do Nordeste.
Buscando aprimorar seus estudos para o vestibular? Conheça nosso plano de estudos e aumente as suas chances de ser aprovado em uma universidade de qualidade.