Saiba tudo sobre o continente América do Sul!

Que tal conhecer mais o continente em que vivemos? Confira uma série de informações sobre a América do Sul!

Saiba tudo sobre o continente América do Sul!

Mandar bem no Enem e em outros vestibulares envolve muitas coisas. Dentre elas, podemos citar a perseverança, a organização e a inteligência emocional, que são essenciais para que uma boa prova seja feita. Além disso, devemos também mencionar o conhecimento, imprescindível para assinalar as alternativas certas nas questões.

Pensando nisso, preparamos uma série de conteúdos incríveis em nosso blog com o objetivo de guiar os seus estudos. Agora, o tema de nossa conversa é a América do Sul, continente em que vivemos e que costuma ser muito cobrado nas provas de Geografia, Biologia e História.

Quer saber mais sobre esse território rico e impressionante? Então, continue a leitura e não deixe de, em seguida, aprofundar os seus estudos sobre esse assunto. Vamos lá?

Localização da América do Sul

A América do Sul é um continente localizado, como o nome indica, no hemisfério sul do planeta. Ele está conectado à América do Norte pela América Central.

O território latino, como é chamado, é delimitado à leste pelo oceano Atlântico. Ao oeste, encontramos o oceano Pacífico e, ao norte, o mar das Antilhas.

Países da América do Sul

Além de saber a localização desse continente, é muito importante que saibamos também quais são os países que fazem parte dessa separação geográfica. Ao todo, são 13 nações, cada uma com suas características. Vamos conhecer um pouquinho sobre elas?

Argentina

Localizada mais ao sul do continente, a Argentina é um país populoso (o terceiro maior da América do Sul). Conta com características como o idioma espanhol (predominante em maior parte do continente) e o clima temperado, com temperaturas mais baixas graças à proximidade com o pólo sul.

Bolívia

Localizada na porção oeste do continente sul-americano, a Bolívia é um dos países mais pobres da região. Também é uma nação que fala espanhol, além de outras línguas nativas. Não tem litoral banhado pelos oceanos e tem um relevo bastante diferenciado, com cadeias montanhosas, vales e planícies.

Brasil

Única nação a falar português em toda a América do Sul, o Brasil é o maior país da região. Além disso, é o mais rico e também o mais populoso do continente sul-americano. Tem vários climas, biomas e uma das maiores biodiversidades de todo o planeta.

Chile

Ao lado da Bolívia e de outras nações, o Chile delimita o continente americano ao oeste. É um país com longas cadeias montanhosas e com uma estrutura geográfica muito interessante. Além dos Andes, você pode encontrar em território chileno paisagens como o deserto do Atacama.

Colômbia

Mais ao norte, encontramos a Colômbia, o segundo país no ranking de populações da América do Sul. Seu clima é predominantemente tropical, mas há temperaturas mais frias nas regiões montanhosas. É rica em florestas tropicais e faz fronteira com vários países, entre eles o Brasil.

Equador

Um dos países mais bonitos da América do Sul, o Equador contem uma boa parcela da Floresta Amazônica em seu território. Tem vários climas em sua extensão, dentre eles o equatorial, com temperaturas altas, e o montanhoso, conhecido pelos nativos como “terra fria”.

Guiana

Localizada entre a Venezuela e o Suriname e delimitada ao norte pelo mar das Antilhas, a Guiana é um pequeno país que também faz fronteira com o estado de Roraima. Seu território é predominantemente um planalto e é, atualmente, o único país sul-americano cuja língua oficial é o inglês.

Paraguai             

Assim como a Bolívia, o Paraguai é uma nação que não é banhada pelo mar. Eles são fronteiras entre si. Além disso, a nação paraguaia é delimitada pela Argentina e pelos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul e Paraná. É um país chuvoso, com hidrografia rica (que divide, inclusive, alguns rios com o Brasil).

Peru

Limitado por fronteiras com o Brasil, Equador, Colômbia, Bolívia e Chile, o Peru é uma das nações mais culturalmente ricas de todo o planeta. Suas civilizações antigas deixaram verdadeiros tesouros para as gerações atuais, como é o caso de Macchu Picchu. Tem um relevo montanhoso, que fez com que as suas técnicas de agricultura fossem desenvolvidas a partir dessa característica.

Suriname

Apesar de pequeno, o Suriname contém uma rica biodiversidade. Isso acontece por conta de suas características geográficas. Outra curiosidade é que essa é a única nação sul-americana a falar holandês, além de espanhol, francês, inglês e vários outros idiomas. O seu clima é equatorial e é detentor de uma das menores populações do mundo.

Uruguai

É o segundo menor país do continente, perdendo apenas para o Suriname. Tem um território predominantemente plano, o que faz dele um ótimo lugar para a execução da agropecuária. É banhado por diversos rios e tem um clima temperado, com ventos fortes e temperaturas relativamente baixas.

Venezuela

Por fim, temos a Venezuela, um país com características bem particulares. A primeira delas é a diversificação de seu relevo, que tem planaltos, áreas andinas e montanhosas e pontos ainda mais baixos. Isso faz com que o clima varie ao longo do território, que é muito rico em recursos minerais. Por isso, a principal atividade econômica do país é a extração de petróleo.

Além desses, na América do Sul se encontra também o território da Guiana Francesa. Esse, no entanto, não é um país, mas sim uma região ultramarina francesa. É como se fosse um pedacinho da França em outro continente.

Ainda assim, é importante saber que a região se encontra ali, na fronteira com o estado do Amapá. A Guiana Francesa também é delimitada pelo Suriname.

Turismo na América do Sul

Uma das atividades econômicas mais emblemáticas para a América do Sul é, sem dúvida, o turismo. Ele movimenta uma boa quantidade de dinheiro anualmente, fazendo com que a economia dos países sul-americanos se beneficie.

Boa parte para o sucesso do turismo nessas nações é a biodiversidade dos países envolvidos. A América do Sul é um continente amplo, com climas montanhosos, praias paradisíacas, falésias, planaltos e muitas outras classificações geográficas, além de uma cultura riquíssima e apreciada em todo o planeta.

Relevo da América do Sul

Há muitas conformações de relevo na América do Sul. As principais são:

  • cadeias montanhosas (como a cordilheira dos Andes);
  • planícies (como as observadas na Amazônia e na bacia do Paraná);
  • planaltos;
  • litoral.

Até mesmo a área oceânica é bem diversificada, com ilhas e depressões.

Hidrografia da América do Sul

A hidrografia da América do Sul é uma das mais ricas de todo o mundo. A região é banhada por rios importantíssimos, que muitas vezes passam por muitos países e formam bacias com relevância mundial.

Os principais rios sul-americanos são:

  • Amazonas;
  • Negro;
  • Madeira;
  • São Francisco;
  • Magdalena.

Além disso, a região é completamente abundante em lagos, riachos e área litorânea.

Clima da América do Sul

Por conta de sua extensão, há vários tipos de clima na América do Sul. Isso se dá graças à proximidade de certas regiões com a linha do Equador ou o trópico de Capricórnio, além do pólo sul (como é o caso da Patagônia, na Argentina).

Alguns dos climas encontrados por aqui são:

  • tropical;
  • temperado;
  • equatorial.

Há pontos em que o clima é completamente desértico (um exemplo é o Chile), áreas gélidas (como nas regiões montanhosas e ao sul da Argentina) e locais extremamente quentes (como a porção norte do continente). Além disso, é possível observar regiões mais chuvosas, enquanto outras são secas (o deserto do Atacama é um bom exemplo).

Vegetação da América do Sul

A divisão da vegetação na América do Sul é composta por:

  • floresta equatorial;
  • floresta tropical;
  • floresta temperada;
  • savanas;
  • caatingas;
  • pradarias;
  • desertos;
  • vegetações montanhosas.

Isso se deve à grande variedade de biomas presentes no continente, que abrange latitudes e longitudes bem diversas. Por isso, estamos falando sobre uma das regiões mais biodiversas de todo o planeta!

Fauna da América do Sul

Não é à toa que estamos falando sobre a biodiversidade da região sul-americana do planeta. O Brasil é tido por muitas publicações como o líder em espécies de animais e plantas, mas outras nações da América do Sul também se destacam nesse aspecto. Elas são:

  • Equador;
  • Colômbia;
  • Venezuela;
  • Peru.

Juntos, esses países somam milhões de espécies de mamíferos, anfíbios, répteis, insetos e vários outros grupos de animais. Lembrando que muitas destas são endêmicas, ou seja, pertencentes a apenas uma região em todo o mundo.

Economia da América do Sul

A economia da América do Sul é uma questão de altos e baixos. Ainda que muitas nações sejam consideradas ricas, como é o caso do Brasil, a desigualdade social ainda é um problema presente em praticamente todos os países do continente.

Algumas das principais atividades feitas na América do Sul são:

  • turismo;
  • mineração;
  • extração de petróleo;
  • indústrias de base e bens de consumo, entre outros.

Além disso, não podemos deixar de salientar a importância da agropecuária para a região. As nações sul-americanas estão entre as principais exportadoras de carne e produtos agrícolas de todo o mundo.

População da América do Sul

Ao todo, a América do Sul tem cerca de 430 milhões de habitantes. Os países mais populosos do continente são:

  • Brasil (212 milhões);
  • Colômbia (50 milhões);
  • Argentina (45 milhões).
  • Já os menos populosos são:
  • Suriname (588 mil);
  • Guiana (786 mil);
  • Uruguai (3 milhões).

Expectativa de vida na América do Sul

A expectativa de cada país é completamente única. Há nações com expectativas extremamente altas (um bom exemplo é o Japão, com cerca de 83 anos) ou baixas (como Serra Leoa, com 46 anos). No Brasil, esse número é de 76,6 anos.

Confira, a seguir, a expectativa de vida em outras nações sul-americanas:

  • Guiana: 65,8 anos;
  • Bolívia: 65,1 anos;
  • Colômbia: 72,5 anos;
  • Equador: 74,8 anos;
  • Suriname: 69,8 anos.

Fatores que contribuem para essas diferenças são: IDH (índice de desenvolvimento humano), acesso ao saneamento básico, acesso à saúde, índice de educação, condições de trabalho, situação do meio ambiente e muito mais.

Curiosidades da América do Sul

Para fecharmos o aprendizado sobre a América do Sul, que tal conferirmos algumas curiosidades sobre esse continente? Veja a seguir:

  • o Chile e o Equador são alguns dos países com mais vulcões em todo o mundo;
  • a região mais seca do planeta (deserto do Atacama) também fica no Chile;
  • está entre os continentes com maior miscigenação étnica;
  • na América do Sul, se encontra o lago navegável mais alto do planeta, o Titicaca (Bolívia);
  • o maior rio do mundo em extensão está na América do Sul e se chama Amazonas.

Conforme você for estudando esse continente, cada vez descobrirá mais curiosidades incríveis. Valorize o continente em que você vive e, se possível, compartilhe essas informações com outras pessoas. A preservação das nossas riquezas é algo indispensável!

Como aprender ainda mais sobre esse e outros continentes do mundo online?

Como podemos ver, há muita informação para aprender! Neste artigo, trouxemos apenas algumas das informações sobre a América do Sul. O objetivo foi ajudá-lo a começar a guiar o seu aprendizado, tendo uma base sólida para que você possa se aprofundar nos estudos sobre o continente.

Mas, afinal, como fazer isso? Para muitas pessoas, os cursinhos presenciais são a única alternativa para se preparar adequadamente para o vestibular. Mas você sabia que isso não é verdade?

Os cursinhos online também são uma ótima alternativa para quem quer conquistar a tão sonhada vaga em uma faculdade renomada! E, dentre eles, o Stoodi é a melhor opção.

Alguns dos nossos diferenciais são:

  • mais de 5 mil videoaulas de todas as matérias que são cobradas nos vestibulares;
  • resumos ao final de cada módulo, com as informações mais importantes dos conteúdos (excelentes para revisões!);
  • banco de questões com mais de 30 mil exercícios;
  • professores altamente capacitados, com muita experiência, ótima didática e muita simpatia;
  • monitoria frequente para que você possa tirar as suas dúvidas;
  • lives periódicas sobre os assuntos mais importantes para o vestibular;
  • correção personalizada de redação, com feedback exclusivo e dicas para você melhorar os seus textos;
  • simulados frequentes, para que você possa treinar e verificar como anda a sua pontuação.

E muito mais!

Além disso, não podemos deixar de mencionar o Plano de Estudos Stoodi, totalmente personalizado às suas necessidades. Para criar o seu, basta se inscrever e preencher os dados (número de horas disponíveis para estudo, curso pretendido na faculdade, entre outros) e pronto!

Outro ponto de atenção está na responsabilidade social do nosso cursinho. Durante a pandemia de COVID-19, todas as videoaulas e exercícios estão liberados gratuitamente para você. Assim, você não fica para trás na sua preparação nesse momento tão difícil!

O que você está esperando? Faça o seu cadastro agora mesmo!

E aí, gostou de conhecer um montão de informações sobre a América do Sul? Agora, você pode conferir aulas bem aprofundadas sobre o tema na plataforma do Stoodi. Que oportunidade, hein? Não deixe para a última hora e comece a se preparar agora mesmo para as suas provas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *