Tipos de rochas: classificação, exemplos e mais!

Saiba agora os tipos de rochas existentes, exemplos e muito mais!

Tipos de rochas: classificação, exemplos e mais!

As rochas podem ser entendidas como um agregado sólido que acontece naturalmente. De maneira geral, elas são formadas a partir da união de minerais, compostos químicos resultantes de processos físicos e químicos em ambientes geológicos.

Essas formações são fundamentais na Geologia, sendo parte da caracterização de biomas, por exemplo. Por isso, a compreensão tanto da composição quando das possíveis utilidades das rochas é uma cobrança recorrente em vestibulares. Por isso, neste texto, explicaremos as principais informações sobre os diferentes tipos de rocha. Leia agora!

Tipos de rochas

Sabe quais são os tipos de rocha? De forma geral, a classificação desse material varia de acordo com sua composição química, forma estrutural ou textura. As classificações mais comuns dizem respeito aos processos de formação.

Magmáticas

Também chamadas de ígneas, essas são as rochas formadas devido ao esfriamento, seguido de solidificação de magma ou lava vulcânica. Ou seja, a rocha magmática surge quando esse material pastoso e quente, com o passar do tempo, esfria e se solidifica. Isso pode ocorrer tanto dentro da própria estrutura terrestre como fora.

Metamórficas

As chamadas rochas metamórficas são aquelas que surgem a partir de outros tipos de rochas, conhecidas como “rochas-mãe”. Quando essa rocha original sofre modificações por conta da pressão e da temperatura, uma nova formação ocorre, com propriedades mineralógicas diferentes. Esse processo é conhecido como metamorfismo.

Sedimentares

Como o próprio nome sugere, estas são formadas a partir do acúmulo de sedimentos e partículas de outras rochas. São muito presentes no solo da Amazônia e em diversos lugares de Mata Atlântica, por exemplo. Para que ocorra o surgimento dessas rochas, são necessários dois processos:

  • meteorização: ocorre quando uma rocha preexistente, por conta de agentes externos, é desgastada, formando inúmeras partículas menores;
  • diagênese: essas partículas são transportadas, pela água ou pelo vento e ficam acumuladas em outro local. Em certas condições de pressão, unem-se e solidificam-se novamente.

Tipos de rochas magmáticas

As rochas magmáticas, ou seja, aquelas formadas a partir do esfriamento do magma de vulcões, podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a forma como ocorre a cristalização do magma. São elas:

  • rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: quando a rocha surge a partir do esfriamento do magma que é expelido para fora dos vulcões. Nesse sentido, a rocha é formada na superfície desses vulcões ou em áreas oceânicas. É um processo que ocorre rapidamente;
  • rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são as rochas que, ao contrário das extrusivas, são formadas dentro da própria terra. Geralmente, essa formação acontece no encontro entre a astenosfera e a litosfera. Esse processo é mais demorado, e para aparecerem na superfície dependem de eventos como o movimento de placas tectônicas.

Tipos de rochas sedimentares

Como dissemos, as rochas sedimentares são formadas a partir da solidificação de sedimentos de uma rocha original. Contudo, existem 3 formas pelas quais essas rochas sedimentares podem ser formadas:

  • rochas sedimentares clásticas: também conhecidas como detríticas, são formadas a partir da deposição fragmentos de outras rochas (metamórficas, ígneas ou até mesmo sedimentares). Após eventos que geram a erosão da rocha original e o transporte dos sedimentos (chuva, vento, calor, gelo etc.), estes começam a ser compactados pelo peso de cada vez mais sedimentos, gerando a cristalização;
  • rochas sedimentares químicas: os sedimentos são fundidos e compactados por meio de processos químicos. Essas rochas são formadas principalmente por carbonatos, sulfatos, sílica, fosfatos e haloides;
  • rochas sedimentares orgânicas: são aquelas formadas pela mistura entre sedimentos de outras rochas e restos de animais e plantas. São exemplos dessas formações o carvão, o guano e os fósseis.

Exemplos e classificação de rochas comuns

Para compreender melhor como funcionam essas classificações, vamos trabalhar com alguns exemplos. Para isso, a seguir, analisamos algumas das rochas mais comuns que encontramos em nosso cotidiano.

Arenito é que tipo de rocha?

O arenito é uma das rochas mais abundantes na crosta terrestre. Ele é utilizado principalmente na indústria da construção civil, como material para fazer revestimento, vidro e concreto.

Essa é uma rocha sedimentar clástica, ou seja, é formada a partir de fragmentos de outras rochas. Ela é constituída de grãos de quartzo, um mineral muito resistente tanto ao desgaste físico quanto a processos químicos.

Basalto é que tipo de rocha?

O basalto é uma rocha fundamental para a construção civil, sendo utilizada principalmente na pavimentação de estradas e ruas em diversos países. Ela á classificada como uma rocha ígnea extrusiva (ou vulcânica).

Sua formação ocorre a partir do magma fruto da fusão parcial do manto superior terrestre. Sendo mais maleável e fluido, por ser pobre em sílica, ele chega à superfície com mais facilidade, resfriando-se rapidamente assim que entra em contato com as condições de pressão e temperatura atmosféricas.

Granito é que tipo de rocha?

A rocha conhecida como granito é uma das mais utilizadas. Por conta de sua alta compressão e flexão, esse material garante uma firmeza e consistência, sendo excelente para a produção de superfícies, como bancadas de cozinha.

Essa rocha é considerada ígnea intrusiva ou plutônica. Sua formação ocorre em profundidade. O magma que forma a rocha é produto da fusão parcial da crosta terrestres em zonas com atividade das placas tectônicas. Sendo menos fluido, esse material tem mais dificuldade de chegar até a superfície, por isso se solidifica em profundidade.

Gnaisse é que tipo de rocha?

A gnaisse é uma rocha metamórfica de médio a alto grau. Ou seja, ela é formada por um metamorfismo que ocorre em temperaturas e pressões elevadas. Ela surge a partir da transformação do granito ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas.

É possível encontrar esse tipo de formação rochosa, por exemplo, no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro ,e na Pedra do Ingá, na Paraíba. Contudo, para além das formações naturais, essa rocha é muito utilizada como brita na construção civil e na pavimentação, além de ser presente em itens estéticos.

As rochas são formações naturais muito importantes em nosso cotidiano. Como você pôde perceber, existem diversos tipos de rocha e elas estão presentes desde a rua em que andamos até a pia em que comemos. Compreender como elas são formadas e classificadas é entender mais sobre nosso dia a dia.

E então, gostou de saber mais sobre a classificação das rochas, um dos principais assuntos cobrados em Geologia? Para aprimorar ainda mais seus estudos e alcançar ótimos resultados, conte com nosso Plano de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *