Topografia: o que é, divisão e aplicações!

Sabe o que é topografia e em como você pode dominar este assunto? Veja aqui!

Topografia: o que é, divisão e aplicações!

A cartografia é uma das áreas mais importantes da Geografia. É ela a responsável pelas operações e técnicas que baseiam o desenho de mapas, cartas e outras formas de representar objetos e o espaço em que vivemos, tanto em aspectos físicos quanto socioeconômicos.

Dentro desse vasto nicho cartográfico, encontra-se uma ciência de grande importância, principalmente para as aplicações técnico-científicas no relevo: a topografia. Essencial para várias áreas de estudo hoje em dia, a topografia evoluiu muito ao longo dos anos, fazendo com que fosse possível representar com precisão enorme o relevo da Terra.

Quer saber mais sobre a topografia e para que ela funciona? Então continue lendo este artigo!

O que é topografia?

O termo “topografia” pode ser traduzido como uma descrição minuciosa de algum lugar. De fato, vem do grego, língua na qual topos significa lugar ou região e grafia significa escrever.

Assim, a topografia é a ciência geográfica que estuda os chamados acidentes do relevo, especificando suas localizações e situações na superfície terrestre. Para além da Terra, a topografia também pode estudar as superfícies de corpos celestes como luas, planetas e asteroides.

Dessa forma, a topografia é uma ferramenta fundamental para a ciência cartográfica, pois analisa detalhadamente medidas de área, perímetro, altitude, variações do relevo, orientação, entre outros aspectos que auxiliam na construção de cartas topográficas com maior verossimilhança.

Assim, um mapa topográfico torna-se essencial para a implantação de obras de qualquer tipo, de projetos viários a edificações urbanas, auxiliando nos cálculos de desníveis e acidentes topográficos que, por ventura, possam vir a criar obstáculos para as obras em questão.

Vale ressaltar que o termo topografia só se aplica a áreas que possuem um tamanho relativamente pequeno. Ao analisar o relevo em uma escala continental ou global, o certo é se referir à geodésia.

Divisão da topografia

Os estudos topográficos podem ser divididos de acordo com o objeto em estudo, sendo que os levantamentos podem ser feitos de acordo com as projeções do terreno e do relevo em questão.

Levantamento topográfico ou topometria

Um levantamento de topografia, também conhecido como topometria, tem como responsabilidade representar as características da superfície. Trata da medição das distâncias e dos ângulos, permitindo a reprodução fiel das feições presentes em um determinado terreno.

A topometria pode ainda se subdividir em duas classes: planimetria e altimetria:

  • planimetria: medição dos ângulos e das distâncias no plano horizontal, em uma perspectiva com visada “do alto” da área;
  • altimetria: medição dos ângulos e distâncias verticais, apresentando as diferenças de nível e altitude.

Topologia

Essa outra divisão da topografia é a responsável pelo tratamento e interpretação dos dados obtidos por meio do levantamento topográfico. Tem como objetivo facilitar a execução do mesmo, cruzando os dados com algumas regras e leis naturais do relevo. Isso auxilia na correção e no controle de erros que por ventura possam vir a acontecer.

Taqueometria

Por fim, a taqueometria é a área da topografia responsável por realizar o levantamento de pontos de um determinado terreno, resultando nas plantas com a presença das curvas de nível. Possibilita a representação horizontal dos desníveis altimétricos.

Conceitos de topografia

relevo topografia

A topografia é uma ciência com viés bastante técnico e interpretativo, de modo que, para conhecê-la, é preciso estudar seus conceitos. Abaixo, listamos alguns dos mais importantes:

Escala

Por motivos óbvios, não é nada prático realizar uma planta topográfica na mesma grandeza do terreno que se pretende representar. Por isso, adotamos um recurso de redução gráfica chamado de escala. Ela nada mais é do que a razão entre a dimensão do desenho e a dimensão real do espaço analisado. Pode ser gráfica ou numérica.

Curvas de nível

As curvas de nível são linhas imaginárias, utilizadas para representar a união de todos os pontos de mesma altitude em uma carta topográfica. Funcionam como “camadas” do terreno, interligando níveis com o mesmo valor de altimetria.

Equipamentos topográficos

Os estudos topográficos lançam mão de vários equipamentos, entre eles:

  • Teodolito – equipamento utilizado para ler ângulos verticais e horizontais de forma precisa;
  • Nível topográfico – Instalado entre dois pontos de uma área a ser nivelada, é usado para medir a diferença altimétrica entre eles;
  • Mira – régua que vai de 0 a 4 metros, utilizada para o nivelamento geométrico. É posta verticalmente sobre o ponto de leitura;
  • Estação total – equipamento eletrônico que realiza leituras de ângulos e distâncias;
  • GNSS – sistema de medição de distância que utiliza os sinais transmitidos via satélite;
  • Estádia – equipamento de medição de distâncias entre pontos para taqueometria;
  • Baliza topográfica – bastão que, em conjunção a uma bolha de nivelamento, é utilizado para realizar alinhamentos;
  • Estaca – marcação utilizada no terreno para identificação de projetos futuros. Geralmente é fincada de 20 em 20 metros.

Aplicações da topografia

Na prática, a topografia é utilizada como um recurso de representação das particularidades do terreno em obras como construções civis, rodovias, ferrovias e outros tipos de propriedades.

Assim, após a realização dos estudos em campo e das medições, o topógrafo desenvolve plantas topográficas (por meio da utilização das escalas de redução) de acordo com a finalidade do trabalho técnico.

Como a superfície da Terra é irregular (chamada de geoide), a cartografia, em geral, é focada para representar detalhadamente áreas menores, minimizando os erros decorrente dessas irregularidades da curvatura do planeta. Por isso, os estudos topográficos focam em espaços menores e mais práticos da atuação e do dia a dia do ser humano. Assim, a topografia pode ser utilizada em áreas como:

  • construção civil;
  • urbanismo;
  • geologia;
  • oceanografia;
  • mapeamentos de relevo;
  • medições de propriedades.

A topografia é um dos recursos cartográficos mais importantes e com mais aplicações na sociedade. Utilizada a todo o tempo, ajuda a balizar os estudos para a construção de grandes estruturas que, sem o conhecimento do terreno, poderiam vir a causar grandes prejuízos humanos e materiais.

E aí, gostou de saber mais sobre topografia? Então, não deixe também de dar uma olhada nas videoaulas e nos exercícios de Geografia para poder se preparar bem para o Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *