Transporte aéreo: o que é, vantagens e mais!

Saiba tudo sobre o transporte aéreo, vantagens e desvantagens e muito mais.

Transporte aéreo: o que é, vantagens e mais!

A invenção do brasileiro Santos Dumont, no início do século XX, permitiu a redução da distância entre espaço e tempo, de maneira segura e confortável. Quer saber mais sobre o transporte aéreo? Então, continue a leitura, pois esse é o assunto deste post. Confira!

O que é o transporte aéreo?

Assim como os meios de transporte terrestres e aquáticos, o aéreo é uma modalidade feita através do ar e por meio de veículos, como aviões, balões, helicópteros, dirigíveis etc. Ele pode ser usado tanto para transportar carga quanto pessoas. É considerado um dos meios de locomoção mais seguros.

Foi muito utilizado após a Segunda Guerra Mundial e ainda é um dos meios de transporte mais utilizados no mundo todo por conta das suas vantagens.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do transporte aéreo é percorrer grandes distâncias em menos tempo, se comparado a outros meios. Além disso, seus veículos transportam muitos passageiros de uma vez, são muito confortáveis e seguros, o que colabora com sua popularidade.

Entre as desvantagens estão o alto custo de manutenção, a impossibilidade de transportar de cargas muito pesadas e o impacto ambiental da poluição sonora e atmosférica.

Transporte aéreo no Brasil

No Brasil, o órgão responsável pela infraestrutura e administração dos transportes aéreos é a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Ela foi fundada em 1973 e comanda 66 aeroportos por todo o país, com sede nas principais capitais.

Transporte aéreo de carga

Como dissemos, o transporte aéreo não é indicado para cargas muito grandes e pesadas. Entretanto, é um ótimo meio de transportar itens de pouco volume, como cargas urgentes, objetos de alto valor e produtos perecíveis.

O transporte aéreo é um dos mais usados no mundo todo, pois, além de rápido, é muito cômodo. Com ele pode-se transportar carga e passageiros, o que o torna muito versátil. Entre as desvantagens desse método está o impacto ambiental.

Precisando de uma força nos estudos? Então, aproveite que está por aqui e conheça o nosso, cronograma de estudos, seu parceiro para o vestibular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *