Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro!

Dimas revela tudo o que você precisa saber sobre esse importante momento da história brasileira e quais foram os principais fatos.

Dia da Independência do Brasil: 7 de setembro!

Independência. No dicionário: estado ou qualidade de independente; libertação, restituição ao estado livre. Foi essa Independência que o Brasil conquistou há exatos 196 anos, quando Dom Pedro anunciou a autonomia política do país e emancipação da colônia portuguesa na América.

Quem proclamou a Independência do Brasil?

No dia 7 de setembro de 1822, o lusitano e herdeiro real, Dom Pedro, proclamou a Independência do Brasil próximo às margens do Ipiranga com o grito que marcou a história verde e amarela e foi coroado dia 1º de dezembro do mesmo ano.

Entenda como tudo aconteceu!

Independência do Brasil: contexto histórico

Com a chegada da Família real ao Brasil, em 1808, foi dada a abertura dos portos às nações amigas. Este fato é muito importante, já que representa a quebra do pacto colonial e aponta indícios de uma liberdade econômica.

O Brasil passou, então, a comercializar seus produtos agrários com os ingleses e deu o primeiro passo para a sua independência.

Mas Portugal não andava nada bem, já contava com o histórico de dominações e exploração: em 1807 as tropas napoleônicas invadiram Portugal e dominaram o país até 1815, ano em que os ingleses derrotaram as tropas francesas e assumiram o poder do país.

Descontente com essa situação, a burguesia lusitana promove, em 1820, a Revolução Liberal do Porto. A classe burguesa expulsa os ingleses e determina que Portugal seria, a partir desse momento, uma monarquia constitucional.

Isso significa que os poderes do rei estavam limitados ao cumprimento da constituição portuguesa. Desta forma, a assembleia constituinte, chamada de Cortes de Lisboa, defendeu a restauração do pacto colonial no Brasil.

7 de setembro é a Independência do Brasil

Como foi a Independência do Brasil

Os renomados produtores e a elite agrária em geral ficaram extremamente descontentes com a ideia, pois não queriam a limitação de vender somente para Portugal.

Em 1821, as Cortes de Lisboa exigem o retorno da família real portuguesa para jurar fidelidade à carta constitucional. O rei Dom João VI volta ao seu país, mas deixa seu filho Dom Pedro I no Brasil.

Isso não é visto com bons olhos. Dom Pedro recebe um “pedido” de retorno a Portugal. Quando o jovem estava pronto para partir, um grupo de latifundiários aparecem em seu caminho com um abaixo-assinado contra o pacto colonial e pedem que o príncipe permaneça no Brasil para liderar o processo de independência.

Foi exatamente por isso que Dom Pedro mudou de ideia e declarou “se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, em 9 de janeiro de 1822, o famoso Dia do Fico.

O governo português, inflexível, não tolerou a resistência e mandou outra carta exigindo seu retorno ao país.  Quando o herdeiro real ficou ciente da imposição, levantou sua espada e proclamou “Independência ou Morte”. Nesse momento, Dom Pedro estava nas margens do rio Ipiranga, promovendo a Independência do Brasil.

O grito da Independência do Brasil
Pintura de Pedro Américo

Dom Pedro foi, portanto, a única solução para que o pacto colonial não fosse restaurado. Tornou-se Imperador e símbolo de autonomia no país.

Hino da Independência do Brasil

O Hino foi composto por Dom Pedro e escrito pelo jornalista Evaristo da Veiga (1799-1837) em agosto de 1822. É cantando como uma comemoração a declaração da independência do Brasil.

Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil
Houve mão mais poderosa
Zombou deles o Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Parabéns, ó brasileiro
Já, com garbo varonil
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil

Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil

Exercícios sobre a Independência do Brasil

É por isso que nessa segunda-feira (7) desfrutamos do feriado que comemora a Independência do Brasil. Para saber mais informações e ficar por dentro de algumas curiosidades, acesse o site e assista à aula e, em seguida, teste seus conhecimentos com a lista de exercícios sobre a Independência do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *