Arte Românica: o que é, características e mais!

Confira as principais características da arte românica!

Arte Românica: o que é, características e mais!

As Artes estão presentes no dia a dia, em todo lugar que olhamos. Sério, olhe ao seu redor. É bem provável que você possa observar um quadro, um vaso diferente ou até mesmo notar elementos artísticos no design dos móveis que compõem o ambiente em que você se encontra agora mesmo.

Sendo assim, nada mais natural do que esse assunto ser cobrado nos vestibulares, não é mesmo? No Enem, por exemplo, é muito comum ter pelo menos um exercício que exige conhecimentos sobre um movimento artístico em especial.

Por isso, preparamos este artigo, que contará para você as principais características da Arte Românica, que marcou o período da Idade Média e influencia artistas até os dias de hoje. Vamos lá?

O que é Arte Românica?

Arte Românica é o nome dado ao movimento artístico predominante na Europa durante o período que compreende os anos 1000 d.C. (século XI) e meados do século XII (ou seja, cerca de 100 anos depois).

Ela tem esse nome devido à sua forte influência dos romanos e da arquitetura e arte daquele período.

História da Arte Românica

A Arte Românica nasceu quase que de forma simultânea em diferentes pontos da Europa. Alguns deles são a Itália (especialmente no norte do país), a França, a Espanha e Portugal.

Tudo isso começou com o fim do Império Romano do Ocidente (com sede em Roma) e, consequentemente, a ascensão da Igreja Católica.

O fim dos romanos também traz à luz um evento importante: o começo do feudalismo e de um período conhecido como Idade Média, dando fim ao que era chamado de Idade Antiga.

São esses fatores que fazem com que boa parte dos exemplares de Arte Românica sejam vistos na forma de igrejas, monastérios e catedrais, além, é claro, de pinturas e esculturas que enfeitam esses ambientes.

Além disso, a existência desse tipo de arte e sua magnitude são um claro demonstrativo de toda a força da Igreja naquele período. O aumento considerável de impostos e o acúmulo de capital pelo clero possibilitaram a construção de obras de arte tão impactantes e expressivas.

Características da Arte Românica

Agora, que tal conferirmos algumas das principais características da Arte Românica? Esse tipo de conhecimento é essencial para que você possa reconhecê-la em suas provas e acertar as questões!

Escultura

As esculturas produzidas na Arte Românica são altamente valorizadas até os dias de hoje. Veja algumas das características que compunham essas produções:

  • representação majoritária de temas religiosos (anjos, deusas, entre outros);
  • feita, muitas vezes, em partes da própria arquitetura (como paredes e pilares);
  • tamanho grande;
  • uso de formas arredondadas, assim como os arcos vistos na arquitetura;
  • utilização de elementos animais e zoomórficos;
  • uso da proporção na criação das imagens.

Arquitetura

arte romanica arquitetura

A arquitetura foi um dos grandes marcos da Arte Românica. Suas principais características são:

  • paredes espessas e fortes;
  • arcos arredondados;
  • pilares com personalidade, normalmente de diâmetro significativo;
  • simetria;
  • abóbadas do tipo berço.

Pintura

A pintura românica é muito característica do período da Idade Média e completamente diferente de tudo o que havia sido visto antes. Ela é composta por uma seriedade e objetividade que a tornam, também, distinta dos movimentos que viriam a seguir.

Algumas de suas características incluem:

  • desenhos lineares;
  • uso de cores fortes;
  • ausência de perspectiva e profundidade;
  • formas simples e objetivas.

Arte Românica e Romantismo

Antes de partirmos para o exercício, é interessante conversarmos sobre um ponto que pode causar muita confusão entre os estudantes: a diferença entre Arte Românica e Romantismo.

Arte Românica é um movimento bem mais antigo e que aconteceu na Idade Média, entre os séculos X, XI e XII. Em inglês, o termo utilizado para ela é romanesque. Aqui, sua influência é vista mais diretamente na arquitetura, nas esculturas e na pintura.

O Romantismo, por sua vez, é um movimento que também tem influências em outros tipos de arte, mas é mais predominante no âmbito literário (principalmente no Brasil!). Em inglês, é conhecimento como romanticism. Ele teve o seu apogeu entre os séculos XVIII e XIX.

Exercício sobre Arte Românica

Para fecharmos nosso bate-papo, nada melhor do que um exercício, não é mesmo? Exemplos nos ajudam a saber o que estudar para mandar bem no Enem e em outras provas!

Veja, a seguir, como esse assunto pode ser cobrado no vestibular que você pretende prestar!

(UFSM 2003) Os estilos arquitetônicos românico e gótico caracterizaram as construções na Baixa Idade Média. O estilo românico, que precede o gótico, caracterizou-se pela grandeza e solidez das construções de templos identificados como “fortalezas de Deus”. O gótico propiciou a ornamentação das Igrejas com esculturas e vitrais e valorizou a altura e a verticalidade das construções, dando a impressão de “contato com os céus”.

Levando em conta que esses templos podem ser considerados testemunhos históricos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas afirmações a seguir.

( ) O templo românico identifica uma sociedade rural na qual a Igreja foi o centro de poder, e o estilo gótico reflete o desenvolvimento urbano e do comércio.

( ) Esses estilos arquitetônicos testemunham uma sociedade hierarquizada, fundamentada na doutrina cristã, onde o “templo” também representa o lugar e o poder que a instituição “Igreja” exerceu.

( ) A expressão “fortalezas de Deus” justifica-se por serem grandiosas construções que serviram, em primeiro lugar, como espaço reservado aos exércitos nacionais dos estados absolutistas modernos.

A sequência correta é:

a)     V – F – F

b)     V – V – F

c)      F – V – F

d)     F – F – V

e)     V – F – V

Resposta: B

E aí, gostou de saber mais sobre a Arte Românica e ver como ela cai nos vestibulares? Esperamos que este artigo o tenha inspirado a estudar esse assunto mais a fundo! Conte com a ajuda de nosso Cronograma de Estudos para se preparar para o vestibular e ampliar suas chances de conquistar sua tão sonhada vaga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *