Estado Islâmico: o que é, quais os objetivos e muito mais!

Entenda quando o grupo surgiu, qual o seu objetivo e suas características

Estado Islâmico: o que é, quais os objetivos e muito mais!

Entenda, de uma vez por todas, o Estado Islâmico: quando surgiu, seu objetivo e suas características

Foto: reprodução site News of the World

O que é o Estado Islâmico?

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL ou a sigla em inglês ISIS) é um grupo radical religioso sob a liderança de Abu Bakr al-Baghdadi. Tem em sua formação o apoio da organização terrorista Al-Qaeda.

Criado oficialmente em 2013, o movimento de orientação sunita declarou neste ano a formação de seu califado em terras iraquianas e sírias e se desvencilhou da Al-Qaeda, tornando-se um grupo independente. Foi nesse mesmo momento em que o grupo alterou seu nome e passou a ser conhecido por apenas Estado Islâmico (EI).

Qual seu objetivo?

Seu objetivo é formar um califado (um território teocrático) seguindo as interpretações das leis islâmicas – a chamada Sharia. Entre suas reivindicações está a restauração dos territórios do auge da expansão árabe (que ocorreu a partir do século VII d.C) e novas expansões – principalmente no Oriente médio e em partes dos continentes asiáticos e africanos.

De acordo com a ideologia do grupo, aqueles que não são adeptos do islã – os chamados infiéis – devem se converter, respeitar e aprender os ensinamentos do profeta Maomé.

Caso a pessoa não aceite a imposição, ela estará sujeita ao pagamento de impostos, mas poderá sofrer punições física ou ser condenada a morte.

O Estado Islâmico luta para que as palavras de Ala e do Islã sejam propagadas e a religião islâmica cresça em todas as partes do mundo.

Como o EI se financia e quais suas estratégias?

A principal fonte de recurso para financiar os confrontos do EI vem do petróleo. A organização dominou terras com campos de produção e, de acordo com o G1, são movimentados 40 mil barris por dia (dados retirados de uma pesquisa da CFR – Council on Foreign Relation). Outras fontes de receitas são obtidas pelo tráfico de armas e atividades criminais diversas, como contrabando de relíquias históricas da região e medicamentos.

Para conquistar novos seguidores, o Estado Islâmico procura comunidades para convencê-las que o melhor caminho para a vida e salvação é seguir de forma rígida e literal as escrituras da religião islâmica. Há uma grande divulgação de suas ações nas redes sociais (principalmente YouTube e Twitter) além de forte influência social de seus líderes nas regiões dominadas.

Foto: reprodução G1 

Dados importantes

O grupo começa a aparecer nos noticiários a partir da retirada das tropas do Estados Unidos do Iraque – quando o país ainda era comandado por Saddam Hussain.

Em setembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a formação de uma Coalizão Internacional contra o Estado Islâmico.

De acordo com uma reportagem do G1, o Centro de Estudos do Radicalismo divulgou que mais de 20 mil estrangeiros de 50 países se juntaram a grupos sunitas radicais em 2014. Vale lembrar que a grande parte dos novos integrantes é menor de idade.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos estima que mais de 2.600 pessoas foram executadas pelo Estado Islâmico desde a proclamação de seu califado (2013).

Segundo uma reportagem da revista “The Economist”, cada guerrilheiro que luta em nome do Estado Islâmico recebe um salário mensal de 400 dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *