Barack Obama: biografia, trajetória política e mais!

Barack Obama: biografia, trajetória política e mais!

Se você é uma pessoa antenada com o que acontece no mundo, provavelmente sabe quem é Barack Obama. O ex-presidente dos Estados Unidos foi substituído pelo atual Donald Trump nas eleições de 2016.

Porém, há muito mais para saber do que simplesmente reconhecê-lo como o antigo líder de governo de uma das nações mais poderosas do mundo.

Quer saber mais sobre a sua trajetória? Continue lendo o texto para ficar por dentro da vida dessa personalidade mundial tão relevante!

Quem é Barack Obama?

Barack Hussein Obama II (já que o seu pai tem o mesmo nome) foi o primeiro presidente negro dos EUA. Venceu as eleições pelo Partido Democrata dos EUA por duas vezes, governando o país de 20 de janeiro de 2009 até a mesma data do ano de 2017.

Ele também ficou conhecido como um defensor dos direitos civis, inclusive apoiando a decisão de legalizar o casamento homossexual — o que foi garantido pela Suprema Corte norte-americana em 2015.

Outro fato notável para o seu currículo foi o Prêmio Nobel da Paz, ganhado em 2009.

Biografia Barack Obama

A história de Barack começa em 4 de agosto de 1961, em Honolulu no Havaí. Seus pais se conheceram durante a universidade, sendo sua mãe uma antropóloga norte-americana e o pai que veio do Quênia para estudar Economia.

Quando tinha apenas dois anos, o casal se separou. Já em 1967, Obama foi para a Indonésia com a sua mãe, Ann Dunham, que havia se casado novamente com um estudante indonésio.

Porém, sua infância no distante país não durou muito tempo, pois logo em 1971 ele retornou ao estado havaiano para Ann fazer uma pós-graduação. Depois de conquistar o seu título, ela decidiu voltar à Indonésia com a filha, enquanto o menino decidiu continuar no Havaí para viver com seus avós maternos.

Ele continuou os estudos da educação básica e em 1979 mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde começou a estudar no Occidental College.

Cerca de três anos depois, pediu transferência para Columbia College, em Nova Iorque, lugar em que garantiu o seu bacharelado de Ciência Política com especialidade em Relações Internacionais e Língua Inglesa.

No ano de 1985 foi para Chicago, lugar onde fixaria residência por muitos anos. Apesar de ter ido para a Harvard Law School (em Massachusetts) mais tarde, ele voltava para a cidade nos verões.

Seus trabalhos e projetos foram variados em todo esse tempo, com destaque para a carreira acadêmica, sendo professor da Universidade de Chicago por doze anos. Em 1992 se casou com a noiva Michelle, a advogada com quem teria duas filhas — Malia Ann Obama (1998) e Natasha Obama (2001).

Trajetória Política

A vida de Barack foi desenhada pela sua ligação constante com movimentos e organizações políticas. Em 1997, ele conseguiu entrar para o Senado de Illinois pelo Partido Democrata, permanecendo no cargo até 2004 — ano em que renunciou o cargo de Senador estadual e passou para o Senado federal.

Seus discursos sempre foram favoráveis ao desarmamento nuclear e contrários à guerra, especialmente as invasões no Iraque que aconteciam. Sua ascensão dentro do partido foi gradativa, até que o seu nome começou a ser cotado para a disputa da presidência.

Eleição Presidencial

Sua principal concorrente dentro do partido era Hillary Clinton, ex-senadora e mulher do ex-presidente Bill Clinton. Ao perceber a força de Obama, ela mesma desistiu da vaga e declarou seu apoio ao candidato.

Em novembro de 2008 ele finalmente sai vitorioso das eleições e é declarado o 44º presidente da história — e o primeiro negro. O derrotado foi o veterano e republicano John McCain.

Um dos motivos que ajudou na sua vitória foi a insatisfação do povo americano com a política de George W. Bush. Outro ponto destacável era o carisma do novo presidente, que venceu Mitt Romney e foi reeleito em 2012.

barack obama

Governo de Barack Obama

O período de 2009 a 2017 foi todo comandado por Obama e marcado por alguns fatos especiais. Além da aprovação da lei federal que autorizava o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o presidente sancionou a lei que obrigava todos os cidadãos norte-americanos a terem um plano de saúde (“Obamacare”).

A aproximação de Cuba e visita ao país em 2016 também foi um ato inédito na política dos EUA. Um dos seus grandes feitios foi conseguir reerguer a economia, que antes passava por uma fase crítica.

A morte de Osama Bin Laden, líder do grupo Al-Qaeda, foi outro acontecimento desse governo. As tropas americanas localizaram o terrorista que assombrou o mundo e ele foi declarado morto.

Por outro lado, os ataques no Oriente Médio não cessaram, assim como a discriminação da população negra e os assassinatos cometidos pela polícia contra ela. O escândalo da espionagem por parte do governo foi mais um episódio que repercutiu negativamente.

Frases de Barack Obama

Obama não é reconhecido apenas pela sua atuação política, mas por uma ótima capacidade de oratória e depoimentos inspiradores. Conheça algumas das suas frases mais célebres:

  • “A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos.”
  • “Podemos compreender que haverá guerras, mas, ainda assim, lutar pela paz.”
  • “A arma mais forte contra discurso de ódio não é a repressão; é mais discurso.”
  • “Nós escolhemos a esperança em vez do medo. Nós vemos o futuro não como algo fora de controle, mas como algo que podemos moldar para melhor por meio de um esforço combinado e coletivo.”
  • “Toda mulher deveria poder ter um dia normal — andar pelas ruas e pegar um ônibus — e sentir-se segura, e ser tratada com respeito e dignidade. Ela merece isso.”

Curiosidades

Para completar o seu conhecimento de quem é Barack Obama, confira algumas curiosidades sobre ele:

  • Leu todos os livros do “Harry Potter”, da escritora britânica J.K. Rowling;
  • Era um ótimo jogador de basquete, conhecido como O’Bomber nos tempos de escola;
  • Gosta de ouvir Bob Dylan e Miles Davis;
  • Já disse que gostaria de ser arquiteto se não fosse político;
  • É o sexto presidente pós-guerra que é canhoto;
  • Seu nome significa “aquele que é abençoado” em uma língua queniana.

Gostou de conhecer melhor essa figura tão importante? Fique sempre atento a esse tipo de assuntos atuais para se dar bem nas provas de vestibulares e do Enem! Aproveite também para explorar a biografia de outro líder político, o russo Vladimir Putin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *