Brasil na ONU: como funciona?

Confira como é a participação do Brasil na ONU, ações, o que é o conselho de segurança e mais. Descubra com o Stoodi!

Brasil na ONU: como funciona?

Nos últimos meses, muito se fala sobre o Brasil na ONU. Esse é um assunto recorrente nos vestibulares, ainda mais agora. Pensando nisso, você sabe exatamente o papel do nosso país na Organização das Nações Unidas?

E mais: conhece as ações da ONU no Brasil? Se ainda não está por dentro sobre essas e outras questões relacionadas ao assunto, fique tranquilo. Neste post, o Stoodi trouxe tudo o que você precisa saber. Então, continue a leitura e aproveite!

O Brasil faz parte da ONU?

Sim, desde quando foi criada, em 1945, o Brasil participa da ONU, sendo inclusive um dos fundadores. A organização nasceu depois de o fim da Segunda Guerra Mundial com o intuito de manter a paz e a segurança no mundo, promover o progresso social, melhores padrões de vida e os direitos humanos.

Participação do Brasil na ONU

O Brasil tem importante participação na ONU ajudando nos processos de tomada de decisão e no trabalho das Nações Unidas. Para isso, ele conta com duas representações permanentes nas cidades de Nova Iorque (EUA) e Genebra (Suíça), que têm a função de acompanhar a agenda da ONU, ter mais informações sobre os trabalhos realizados e aumentar a participação do país no Sistema.

Assembleia Geral das Nações

Na Assembleia Geral das Nações, o Brasil tem a tradição de ser o primeiro a discursar, seguido pelos Estados Unidos. Não existe protocolo que garante essa ordem, mas como ela foi se estabelecendo ao longo dos anos, continuaram a segui-la. Apenas em 1983 e em 1984 que essa ordenação foi invertida. Em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher a abrir o debate geral desde a fundação das Nações Unidas.

Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão dentro da ONU que toma ações no objetivo de zelar pela paz e segurança internacional. É o único capaz de tomar decisões obrigatórias para os 193 países participantes.

O Brasil foi eleito 10 vezes para ser integrante desse conselho, que conta com a participação de 15 membros, sendo 5 permanentes com poder de veto. O país está empatado com o Japão como o país que tem o maior número de anos sendo eleito como membro.

Embaixadora do Brasil na ONU

A embaixadora do Brasil na ONU é Margareth Farani Azevedo. Ela entrou na Academia Diplomática em 1980. Seu primeiro posto foi em Washington, nos EUA. Depois disso, ainda passou por Montevidéu (Uruguai), Brasília e Genebra (Suíça). Começou o seu trabalho como embaixadora brasileira na ONU em 2008, na cidade Suíça. Em 2013 assumiu de vez as ações da embaixada do Brasil no país europeu.

bandeira brasil onu

Quais são as ações da ONU no Brasil?

Desde 1947, o Brasil conta com a representação fixa das Nações Unidas. O Sistema é formado por agências especializadas, programas e fundos que promovem atividades especiais junto a todas as esferas do governo (federal, estadual e municipal), iniciativa privada, ONGS, instituições de ensino e sociedade civil brasileira.

O objetivo é buscar soluções para enfrentar as dificuldades e desafios em favor do desenvolvimento humano. Sendo assim, algumas das pautas das ações da ONU no Brasil são.

Quais são as ações do Brasil na ONU?

Não é só a ONU que contribui para o nosso país. A participação do Brasil nas Nações Unidas não se restringe apenas às tomadas de decisões e ao Conselho, ele age também na prática enviando ajuda das mais diversas formas.

Forças da Paz da ONU

O Brasil participou de mais de 30 operações da ONU desde 1948. São ações pela manutenção da paz, em que foram cedidos mais de 24 mil brasileiros. Entre elas estão as operações na África, na América Latina, no Caribe, na Ásia e na Europa.

A participação envolveu o envio de militares e policiais a várias missões, além de empregar unidades militares formadas em 5 operações: Suez, Angola, Moçambique, Haiti e Timor-Leste

Força-Tarefa Marítima

Você sabia que desde 2011 marinha brasileira comanda a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL)? Pois é! O Brasil é quem lidera as operações com a participação de mais ou menos mil oficiais, tanto brasileiros quanto de outras nacionalidades, como da Alemanha, Grécia, Bangladesh, Indonésia e Turquia.

São aproximadamente 250 militares brasileiros da marinha, que são operantes desde 2006. A Força-Tarefa dá apoio à Marinha Libanesa monitorando as suas águas territoriais para garantir a segurança da costa. Assim impedem a entrada pelo mar de armas e materiais semelhantes que não foram autorizados.

Como são os Direitos Humanos no Brasil no que se refere à ONU?

A DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos) é um documento elaborado por representantes de diversas origens culturais e jurídicas de todos os cantos do mundo, sendo considerada um marco na história dos direitos humanos.

Ela estabelece a proteção universal dos direitos humanos pela primeira vez. A Declaração foi proclamada em 10 de dezembro de 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris. Entre as ações da ONU no Brasil em relação aos direitos humanos, estão:

  • Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil;
  • Relatório do Subcomitê de Prevenção da Tortura (SPT) sobre o Brasil (2012);
  • Diretrizes para a Observação de Manifestações e Protestos Sociais;
  • Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-racial.

O Brasil na ONU tem grande importância. Por ser conhecido como um país pacífico e que tem boas relações internacionais, fica em posição de destaque na Organização. Além disso, ele contribui para as ações do Sistema enviando tropas de ajuda aos países que mais precisam.

E aí, está estudando para passar no vestibular? O Stoodi vai ajudar! Confira mais alguns conteúdos relacionados ao tema, como pobreza no Brasil e o que é democracia. Aproveite e veja nossas videoaulas, planos de estudos, exercícios, que tal? Experimente agora mesmo!

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *