Colonização do Brasil: o que foi, resumo e mais!

Saiba tudo sobre a história da colonização do Brasil, como e quando ela ocorreu!

Colonização do Brasil: o que foi, resumo e mais!

A Colonização do Brasil aconteceu entre os séculos XVI e XIX, época em que as terras brasileiras abrigavam o Reino de Portugal e sua colônia. Você sabe dessa parte da história? É importante ficar por dentro, pois esse é um tema recorrente nos vestibulares. Neste post, contamos um resumo. Confira!

O que é a colonização do Brasil?

A Colonização foi o período em que o governo português instalou parte do seu reino no Brasil. A principal motivação foi a de proteger a terra recém-descoberta dos interesses de outros países. Além disso, havia a pretensão de civilizar, dominar e explorar o país.

Colonização no Brasil: resumo

O Brasil despertava o interesse de muitos outros países. Portugal enfrentava ameaças de navios estrangeiros no litoral brasileiro, por isso, a colonização foi necessária para manter a nova terra sob o domínio português. A busca por metais preciosos também foi motivo para que os lusitanos mandassem expedições colonizadoras.

Para colonizar o Brasil, a Coroa Portuguesa repartiu o território em 15 partes, chamadas de capitanias hereditárias. Esses grandes lotes foram doados a capitães da nobreza portuguesa, que defendiam as terras.

A partir daí se desenvolveu a atividade açucareira, principalmente no nordeste, que contava com mão-de-obra escrava negra.

Início da colonização

O início da colonização no Brasil foi dado a partir da primeira expedição colonizadora, comandada por Martim Afonso de Souza. O primeiro povoado, a Vila de São Vicente, surgiu em 1532 no litoral do estado de São Paulo, que contava com engenho para produção de açúcar.

Governo Geral

Em 1548, a Coroa Portuguesa criou o Governo Geral para organizar a administração da colônia. O primeiro governante, Tomé de Souza, teve que seguir leis estabelecidas pelo governo português, que compreendiam as funções militar, judicial, administrativa e tributária.

Consequências da colonização

A colonização trouxe consequências que vemos até hoje para os povos que já habitavam as terras brasileiras antes da chegada dos portugueses, os índios. A cultura indígena foi suprimida, já que os europeus acreditavam que a sua linhagem era superior.

A Colonização do Brasil foi o período em que a Coroa Portuguesa enviou expedições a fim de povoar as terras brasileiras para evitar que fossem dominadas por outra nação. Ela durou de 1530 a 1822, ano em que foi proclamada a independência.

Precisa estudar para o vestibular? Aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, cronograma de estudos e exercícios.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *