Constituição de 1934: entenda mais!

Saiba mais sobre a constituição de 1934?

Constituição de 1934: entenda mais!

Um dos pontos mais importantes dos estudos da História do Brasil — e que, infelizmente, é muito negligenciado por alguns estudantes — é conhecer as diferenças e saber identificar os principais pontos das diversas constituições que tivemos ao longo de nossa formação como Estado. Portanto, neste texto, falaremos sobre a Constituição de 1934 e suas características!

O que foi a Constituição de 1934?

A Constituição de 1934 foi um documento promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela foi inspirada na Constituição do México (1917) e na Constituição de Weimar (1919), da Alemanha, que foi utilizada naquela nação até 1943.

A criação dessa constituição, no entanto, não foi um processo nada fácil. A seguir, veremos um pouco mais sobre o contexto histórico desse momento do Brasil. E então, vamos continuar a conversa?

Contexto histórico

O contexto histórico da criação desse documento foi a Revolução Constitucionalista de 1932. Esse episódio fez com que a Assembleia Constituinte fosse convocada.

Promulgada no Governo Vargas, essa constituição trouxe uma certa perspectiva de mudanças para boa parte da população brasileira na época, sendo inovadora na questão de direitos trabalhistas e outras questões.

Quais são as características dessa constituição?

Já que estamos falando sobre algumas das características desse documento, que tal observarmos alguns deles de maneira mais aprofundada?

  • Mandato presidencial de 4 anos;
  • extinção do cargo de vice;
  • criação da Justiça do Trabalho;
  • criação de Leis Trabalhistas;
  • voto secreto, universal e obrigatório;
  • instauração do Voto Feminino.

Agora que você já conhece os pontos mais importantes da Constituição de 1934 — uma das mais relevantes em termos de vestibular —, é hora de fazer alguns exercícios para ver se você realmente entendeu esse assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *