Daguestão: o que é, invasão, história e mais!

Você conhece a história de Daguestão? Descubra tudo aqui!

Daguestão: o que é, invasão, história e mais!

A História mundial é fascinante e cheia de informações valiosas para mandar bem no vestibular. Um dos temas que começou a aparecer com frequência nas provas é referente aos conflitos no Daguestão. Você já ouviu falar nessa região?

Fazendo fronteira com a Chechênia e o Azerbaijão, a federação ficou conhecida como um dos lugares mais perigosos da Europa, sendo o local mais explosivo da Rússia. Diante de tantos conflitos e lutas por poder, a região atraiu olhares atentos de historiadores e professores da área.

Para garantir que você domine as principais informações sobre o Daguestão e sua história, preparamos este post respondendo às principais dúvidas sobre o tema. Continue a leitura!

O que é o Daguestão?

O Daguestão é uma federação russa do Cáucaso Norte (Ciscaucásia), localizado entre a Chechênia e o Azerbaijão, além de ter grande parte da sua extensão territorial em contato com o mar Cáspio. Assim, ele é uma república que está integrada à Federação Russa, garantindo sua autonomia nas tomadas de decisões políticas e econômicas.

Sua história ficou marcada por diversos conflitos territoriais e civis, já que ele é um dos mais diversos da Rússia, contando com dezenas de etnias diferentes que vivem no mesmo local. Isso foi resultado de ações estratégias de expansão e conquistas territoriais no século V.

É por isso que a localização do Daguestão é muito relevante. A terra apresentava uma riqueza inigualável para os Impérios Persa, Parta e Romano, gerando diversos conflitos entre o povo local e os imigrantes. Além disso, os países vizinhos passavam por diversas batalhas que impactaram o desenvolvimento do Daguestão.

A fim de aprofundar seu aprendizado, explicamos a seguir a importância da localização e da bandeira do Daguestão. Confira!

Daguestão: mapa

Lembra que comentamos sobre a importância da localização do Daguestão? Conhecer o mapa da região é fundamental para compreender seu desenvolvimento e o histórico de guerras e conflitos que o classificam como o local mais perigoso da Europa.

Diferentemente dos grandes centros russos, o Daguestão fica afastado das repúblicas mais visitadas e somente em 2011 abriu suas portas para o turismo estrangeiro, sendo necessária uma autorização do governo para visitar alguns lugares turísticos. 

Assim, a entrada mais comum na federação acontece pelo Azerbaijão, país localizado ao sul do Daguestão. Dificilmente, turistas conseguem imigrar pela Chechênia, já que também é uma região perigosa e de acesso restrito.

Daguestão: bandeira

bandeira daguestão

Créditos: Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=492412

A simbologia está presente na História por muito tempo. Conhecer e estudar o significado das bandeiras de diferentes países auxilia os pesquisadores a compreender a fundo a cultura e formas de relações dos diferentes povos que habitam uma região. Isso não seria diferente com o Daguestão.

A bandeira do Daguestão é um símbolo oficial da sua república e existe desde 1992. Ela é composta por três faixas horizontais coloridas que representam aspectos diferentes da vida na federação:

  • verde: mostra a abundância das suas terras, além de ser a cor tradicional do Islã;
  • azul: representa o contato das terras com o Mar Cáspio, assim como a beleza do povo;
  • vermelho: simboliza democracia, educação, fidelidade e coragem da população.

Qual é a História do Daguestão?

Agora que você já conhece o que é o Daguestão e suas características principais, preparamos um resumo sobre a História da federação para aprofundar ainda mais seus estudos. Como você deve imaginar, a localização privilegiada do Daguestão colocou o território no meio de muitos conflitos políticos e econômicos.

Durante o século V, o sul do Daguestão era conhecido pela sua rica cultura e civilização iraniana. A capital, Derbent, tinha políticas que seguiam os princípios do Império Persa, responsável pelo desenvolvimento do país, e relações amigáveis com nações próximas.

Ao longo do tempo, a cultura árabe foi se aproximando do local e fortaleceu ainda mais a heterogeneidade da federação. Na capital, eles ficaram muito conhecidos, e o islã, religião monoteísta, foi adotado nos principais centros urbanos de Derbente arredores. Isso fez com que o cristianismo albanês desaparecesse no século XV.

Pouco tempo depois, a federação sofreu ataque dos mongóis, um grupo étnico que vivia entre as estepes da Ásia Central. A sociedade complexa formada por eles permitiu um grande desenvolvimento da população, criando o que hoje conhecemos por Império Mongol.

Como aconteceu a invasão do Daguestão?

Anos depois da entrada dos árabes no Daguestão, o Império Mongol tomou conta da capital e trouxe sua cultura, religião e política para a região, transformando ainda mais os conflitos e a diversidade da federação. No entanto, no início do século XVI, os mongóis começaram a perder força interna e externa, levando ao fim do seu império na Ásia Central.

Essa decadência trouxe uma movimentação muito importante, que impactou a invasão do Daguestão: a retomada do poder pelos persas. O Império Persa realizou diversas expedições para a federação, buscando dominar todas as cidades a fim de conquistar esse valioso território e expandir ainda mais seu domínio.

Isso levou a uma série de conflitos entre a Rússia e o Império Persa. Em 1735, os países assinaram o Tratado de Ganja, devolvendo grande parte do território do Daguestão aos persas. Foi então, a partir de 1740, que o Império investiu em campanhas de expansão para conquistar completamente a região.

Não é difícil imaginar que eles tiveram sucesso com as ações estratégicas de dominação, certo? Pois é, acontece que em 1813 a Rússia retornou à região com uma grande força militar para conquistar o território e marcar o fim das disputas com os persas. 

Assim, o país anexou o Daguestão como parte do seu império e hoje é conhecido como uma das federações mais populosas e perigosas. Após alguns anos em paz, a região tornou a vivenciar diversos conflitos e invasões importantes que marcaram sua História.

Em 1917, logo após a Revolução Russa, o Daguestão declarou sua independência junto com a Chechênia e Inguchétia. Como forma de potencializar seu poder e aumentar sua autonomia, as federações se uniram e formaram a República Montanhosa do Norte do Cáucaso, hoje reconhecida pelas principais potências mundiais.

Cerca de 80 anos depois, um grupo islâmico da Chechênia preparou uma invasão militar no Daguestão buscando criar um estado islâmico independente da federação, o que gerou a Guerra da Chechênia e do Daguestão. No entanto, a região também estava repleta de militares russos, que expulsaram o grupo e, em seguida, invadiram a Chechênia como retaliação.

Por que o Daguestão é o país mais perigoso da Europa?

A História do Daguestão é muito rica e cheia de conflitos. A federação foi construída por meio de batalhas e imigrantes que formaram uma cultura diversa e plural, que até hoje encantam as pessoas que conseguem visitá-la. Entretanto, seu histórico de guerras o tornou o local mais perigoso da Europa.

A região está entre grandes potências e apresenta uma localização estratégica para comércio e ações políticas. Além disso, a diversidade religiosa contribui para o desenvolvimento de conflitos não só entre diferentes grupos, mas também entre nações. É por isso que, ainda, a população está no meio de muita violência e caos.

Conhecer o que é o Daguestão e sua Históriaé fundamental para compreender como os conflitos étnicos, religiosos e políticos se formam e podem acometer a vida de muitas pessoas.

Além disso, o local se tornou foco de muitas questões depois de ter sido considerado um dos países perigosos da Europa, sendo importante conhecer seus fatos históricos para garantir um bom resultado nas provas.

E aí, gostou de aprender sobre o Daguestão? Aproveite para acessar nosso cronograma de estudos e montar um planejamento coerente de aprendizagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *