Reino e império: qual a diferença?

Descubra a diferença entre reino e império!

Reino e império: qual a diferença?

Quando estudamos História do Brasil e Geral, entramos frequentemente em contato com dois termos aparentemente sinônimos: reino e império. No entanto, na prática, esses conceitos são um pouco diferentes, o que pode gerar muita confusão. A seguir, tiraremos todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Vamos lá?

O que é reino?

O conceito de reino é algo que nos acompanha em muitas disciplinas no ensino médio. Ele é visto, por exemplo, na Biologia, com o reino vegetal, o reino animal… No entanto, na História, ele também se faz presente, agora como uma forma de governo.

Os reinos são nada mais do que estados regidos por um monarca, que pode ser tanto um rei quanto uma rainha.

O que é império?

Agora, uma dúvida que surge muito frequentemente e que é, claro, bastante pertinente: o que são impérios?

Bom, de modo simples, os impérios são modos de governo no qual estados são governados por um imperador. No entanto, também pode ser um termo utilizado quando falamos sobre grandes extensões sob o poder de apenas uma pessoa, como o Império Romano.

Qual a diferença entre reino e império?

A diferença entre império e reino é, principalmente, referente à questão da expansão territorial. Um reino seria, de certa forma, algo como um estado monárquico comum, com pessoas de uma mesma etnia, com uma cultura semelhante e que se identificam com aquele local.

Já o Império é um conceito de expansão constante, como o Império Romano e, claro, o Império Português, muito mais próximo de nossa história. Por isso, o Brasil era tido como um reino, mas nosso regente era um Imperador, devido à natureza expansiva de Portugal na época das navegações.

Agora você já sabe o que são império e reino, que tal treinar seus conhecimentos com alguns exercícios sobre o Primeiro Reinado e o Segundo Reinado do Brasil? Esses temas comumente aparecem nas provas e precisam estar na ponta do seu lápis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *