Egito Antigo: saiba tudo sobre o período!

Veja os mistérios do Antigo Egito, suas características e muito mais!

Egito Antigo: saiba tudo sobre o período!

Ainda que todas as civilizações tenham sua relevância para a construção de nossa História — já que cada uma delas contribuiu com um pouco de seus conhecimentos e características culturais —¸ nenhuma é tão conhecida como a do Egito Antigo.

Esse povo inspirou e inspira o imaginário cultural do Ocidente até os dias atuais e é fundamental para as provas de vestibular! Quando falamos sobre Antiguidade Oriental, o tema do Egito é, provavelmente, um dos mais cobrados.

Sendo assim, que tal explorarmos um pouquinho sobre esse assunto tão importante para seu ingresso na faculdade? Conversaremos sobre as características de um dos períodos mais marcantes da História mundial. Boa leitura!

História do Egito Antigo

Egito Antigo é o nome dado a algo que vai muito além de uma mera região geográfica. Aqui, estamos falando de uma civilização muito rica culturalmente, cuja influência é fortemente percebida em nossa sociedade, ainda que se trate de um povo que viveu há mais de 3 mil anos antes de Cristo.

Parte do que conhecemos como Idade Antiga, o Egito foi, no início, destituído de uma unidade política. A região era composta por diversos clãs.

Isso mudou com o começo do Antigo Império, no qual ocorreu uma unificação. O primeiro faraó conhecido foi Menés. Nessa época, foram também construídas as famosas pirâmides de Gizé, uma das Maravilhas do Mundo.

O Médio Império foi marcado por uma expansão territorial, que continuou durante o Novo Império. O Egito Antigo teve o seu fim após uma longa sucessão de invasões de diferentes povos. A última foi dos romanos.

Características do Egito Antigo

tumba egito antigo

Agora, que tal conferirmos algumas das principais características dessa civilização? Entendê-las é essencial para suas provas e pode ajudá-lo, também, a compreender muitos outros conteúdos do vestibular.

Sociedade

A sociedade egípcia era considerada como estamental, ou seja, era composta por camadas e uma hierarquia, também conhecida como estratificação social. Outra característica marcante era seu caráter hereditário, o que significava que um indivíduo não poderia migrar de um patamar para o outro.

A base da pirâmide, aqui, era composta por artesãos, camponeses e escravos (que eram, em grande parte, prisioneiros de guerra).

No meio, estavam os mercadores, os escribas (responsáveis por redigir as leis) e os militares.

No topo da pirâmide, se encontravam figuras como o faraó (líder supremo), a família real, os membros da nobreza e os sacerdotes.

Política

A política do Egito Antigo era uma teocracia, ou seja, um tipo de governo no qual o poder político era mesclado ao religioso. O faraó, portanto, era tido como um deus.

Economia

A economia do Egito Antigo girava fortemente em torno de um aspecto principal: o rio Nilo. As enchentes periódicas desse curso de água era o que fazia com que a vida econômica daquele povo pudesse existir. A agricultura, por exemplo, dependia exclusivamente dessa realidade.

Além desse, outros pontos que merecem destaque são:

  • comércio realizado a partir de embarcações;
  • construção de barcos e navios;
  • pesca;
  • artesanato (como cerâmicas e tecidos).

Cultura

Alguns aspectos importantes da cultura no Egito Antigo foram:

  • forte apelo da ciência e da medicina (mumificação);
  • arquitetura fortemente desenvolvida;
  • importância da matemática e de conhecimentos exatos;
  • artes valorizadas, especialmente a escultura e a pintura;
  • desenvolvimento da astronomia;
  • desenvolvimento da escrita (hieróglifos).

Religião

A religião era um dos pontos fortes da cultura egípcia. Ela era, em sua grande parte, politeísta, e a população seguia um livro chamado de Livro dos Mortos. A crença na vida após a morte também era marcante, o que acarretava a mumificação e preservação dos corpos dos que se foram.

Um episódio que merece destaque ocorreu no Novo Império, quando o faraó Amenófis IV instituiu, temporariamente, uma religião monoteísta no Egito com o objetivo de tornar os sacerdotes menos poderosos.

 Isso foi quebrado pelo seu sucessor, Tutancámon, que trouxe de volta o politeísmo ao Império.

Deuses

Os deuses no Egito Antigo eram antropozoormóficos, ou seja, detinham características de animais e de seres humanos.

Alguns dos mais importantes foram:

  • Osíris;
  • Hórus;
  • Ísis;
  • Néftis;
  • Anúbis.

Aspectos geográficos

Conhecer os principais aspectos da geografia do Egito Antigo também é muito importante para que possamos entender esse conteúdo. Esse é um país desértico, localizado no nordeste do continente africano.

Como foi dito, o Egito estava localizado às margens de um dos maiores rios do mundo: o Nilo. Era, portanto, dividido em duas partes. A primeira se chamava Alto Egito e compreendia o vale do território. Já o Baixo Egito se encontrava na região do delta desse rio.

Ao norte, a região é limitada pelo mar Mediterrâneo, que o separa do continente europeu (mais especificamente de países como a Turquia e a Grécia). A presença dessas águas em seu entorno foi fundamental para que a civilização pudesse chegar ao patamar que alcançou naquele período.

O Egito hoje

O Egito é, hoje, uma das principais regiões da África. É também um dos mais populosos do continente. A capital é Cairo, localizada no delta do Rio Nilo.

A forma de governo vigente é a república presidencialista, mas isso é bastante recente. As primeiras eleições para esse cargo no Egito ocorreram apenas em 2005, sob grandes polêmicas e acusações de fraude e com um aspecto ditatorial por trás da dita democracia.

O Egito também passou por uma série de eventos importantes, como a Primavera Árabe. Estudar esse tema vale muito a pena para ir bem nos seus vestibulares!

Após isso, o presidente renunciou ao cargo em 2011. O Egito, atualmente, fala a língua árabe e segue a religião do Islamismo.

Egito Antigo: exercício

Agora, para fechar, que tal conferirmos um exemplo de questão que já apareceu em vestibulares do passado? Assim, você entende como esse assunto é cobrado e já testa seus conhecimentos desde já!

(Fuvest 2015) Examine estas imagens produzidas no Egito Antigo.

As imagens revelam

a)     o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.

b)     a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.

c)      o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.

d)     a dificuldade de acesso à água em todo o Egito, o que limitava as atividades de plantio e inviabilizava a criação de gado de maior porte.

e)     a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.

Resposta: E

E aí, gostou de viajar ao passado e conhecer mais sobre o Egito Antigo? Agora é com você! Chegou a hora de estudar bastante este e outros assuntos de História para mandar super bem no vestibular. Conte com a ajuda do Cronograma de Estudos do Stoodi para organizar a rotina e trazer materiais de altíssima qualidade para seu dia a dia!

6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *