Fauvismo: o que é, história, características e mais!

Confira todas as características do Fauvismo, um movimento artístico que faz parte das Vanguardas Europeias.

Fauvismo: o que é, história, características e mais!

O grande pintor espanhol Pablo Picasso disse, uma vez, que “não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte”. Ao interpretar essa citação, pode-se chegar à conclusão de que a expressão artística é atemporal, ou seja, supera os limites do espaço e do tempo e se mantém sempre atual.

Por esse motivo, devemos estudar a arte e os movimentos artísticos com muito carinho. Além de serem cobrados no vestibular, seja direta ou indiretamente, eles nos ajudam a compreender melhor o mundo à nossa volta e a entender, também, um pouco sobre o período em que as obras foram criadas.

Sendo assim, que tal falarmos um pouco sobre o Fauvismo? Esse foi um movimento muito particular que aconteceu em uma época marcada pelos avanços científicos e tecnológicos. Vamos lá? Boa leitura!

O que é Fauvismo?

O Fauvismo é um movimento artístico que faz parte das Vanguardas Europeias. Elas foram uma série de manifestações artísticas que ocorreram na Europa no começo do século XX.

O nome vem do francês fauves, que significa animais.

História do Fauvismo

É bem provável que você esteja se perguntando sobre o motivo pelo qual os fauvistas eram chamados de “animais”. Essa denominação começou por conta de um comentário feito por um crítico artístico da França, que pretendia ofender um grupo de pintores que utilizava certas características em suas obras.

No final, o tiro saiu pela culatra. Os próprios pintores abraçaram o “apelido” e passaram a se intitular como membros do Fauvismo. As “feras” sabiam que sua arte incomodava por uma razão e se dispuseram a fazer disso sua causa.

O Fauvismo esteve em vigência nos primeiros anos do século XX, mais especificamente entre 1905 e 1907. Vale a pena lembrar que, nas Artes e na História, as coisas não têm uma data concreta. São processos que vão acontecendo naturalmente, sem uma delimitação precisa, e os anos são utilizados apenas para nos orientar na linha do tempo, ok?

Características do Fauvismo

As principais características do Fauvismo são:

  • uso de cores quentes e “limpas”;
  • aplicação de pinceladas distantes;
  • fim do uso da perspectiva linear nas obras;
  • uso de cores colocadas lado a lado para criar a ilusão de sombra e profundidade;
  • utilização de formas mais simples.

Vale a pena lembrar que o Fauvismo tinha como objetivo quebrar conceitos utilizados em escolas como o Impressionismo e o Classicismo. Além disso, os fauvistas foram fortemente influenciados pela arte primitiva.

pintura fauvismo

Contexto histórico do Fauvismo

O Fauvismo ocorreu em um período relativamente tranquilo de nossa História. Aqui, a preocupação da sociedade estava em desenvolver novas tecnologias, e havia um olhar esperançoso para o futuro.

Alguns acontecimentos marcantes para a época foram:

  • Olimpíadas em Paris;
  • anúncio da Teoria da Relatividade por Einstein;
  • realização do primeiro voo de Santos Dumont, em Paris.

Principais obras e artistas do Fauvismo

Agora, conheceremos um pouco sobre alguns dos nomes de maior destaque desse movimento artístico e descobriremos quais são as obras mais famosas. Saber disso é bacana para aumentar as suas chances de mandar bem no Enem. Confira a seguir!

Henri Matisse

O francês Henri Matisse foi o principal nome do movimento fauvista. Suas obras mais importantes do período foram A alegria de viver e A dança.

Paul Cézanne

Também nascido na França, ele foi outro nome importante do Fauvismo e do Pós-Impressionismo. Entre suas obras marcantes, estão Monte Santa Vitória e, claro, as naturezas-mortas, marcas registradas do pintor.

André Derain

Mais um francês em nossa lista, Derain foi responsável por nos deixar, em seu legado, obras como Banhistas e Ponte em Londres.

Maurice de Vlaminck

Nascido em Paris, de Vlaminck era conhecido por pintar paisagens com cores e tons alaranjados. Algumas de suas obras famosas são Paisagem de outono e Restaurant de la machine at Bougival.

Fauvismo no Brasil

O Brasil sofreu uma influência direta de todas as Vanguardas Europeias. Esse impacto foi tão grande que, em 1922, a Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo, trazendo elementos de todas elas para a arte nacional.

No entanto, o Fauvismo não teve, especificamente, uma adesão muito expressiva por aqui. Isso não quer dizer, é claro, que obras fauvistas não tenham sido produzidas em nosso território.

O uso de cores fortes e de formas simples pode ser observado ao olharmos os quadros de:

  • Mario Navarro da Costa;
  • Arthur Timótheo da Costa;
  • Inimá José de Paula.

Vale a pena dar uma pesquisada em imagens de obras desses pintores pela internet. Assim, você terá ainda mais exemplos de como a pintura fauvista se comporta!

Fauvismo: exercício

Agora, vamos conferir como o tema do Fauvismo é cobrado no Enem e em vestibulares!

(UEL) Observe a imagem a seguir:

(Henri Matisse, A dança, 260 x 390 cm, óleo s/ tela, 1910.)

Com base na pintura de Matisse e nos conhecimentos sobre as vanguardas europeias, considere as afirmativas a seguir.

I. Matisse utiliza o equilíbrio entre a cor e o traço; a aparente simplicidade reitera certo lirismo da pintura.

II. Os trabalhos de Matisse fazem parte de um contexto caracterizado por experimentações para transcender a natureza.

III. A pintura faz parte de um momento da pesquisa artística de Matisse em que buscava uma rígida estruturação formal em suas composições.

IV. Nessa imagem, Matisse expressou sentimentos dramáticos, tais como a solidão, a morte e o abandono, notados nos elementos compositivos. 

Assinale a alternativa correta.

a)     somente as afirmativas I e II são corretas.

b)     somente as afirmativas I e IV são corretas.

c)      somente as afirmativas III e IV são corretas.

d)     somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e)     somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resposta: A

Gostou de conhecer mais sobre o Fauvismo? Esse é apenas um dos grandes movimentos artísticos que devemos estudar para o vestibular. Para conhecer os outros — e saber mais sobre todas as outras matérias cruciais para as provas! —, confira nosso Cronograma de Estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *