Guerra dos Mascates: o que foi, resumo e mais!

Confira o que foi a Guerra dos Mascates, principais líderes e quais foram as consequências.

Guerra dos Mascates: o que foi, resumo e mais!

A Guerra dos Mascates foi um período importante na história do Brasil. Você sabe como ela ocorreu? Esse tema é muito recorrente em vestibulares, por isso é preciso estar por dentro. Neste post, falamos, resumidamente, o que foi e quais as causas do conflito. Confira!

O que foi a Guerra dos mascates?

A Guerra dos Mascates aconteceu entre 1710 e 1711 e é considerada um movimento nativista, que é o conflito entre os nativos da terra e as pessoas do reino. Nesse confronto, de um lado estavam os senhores de terras e engenhos de Pernambuco e, do outro, os comerciantes portugueses da metrópole de Recife, chamados de mascates.

Guerra dos mascates: resumo

A guerra começou em 1710 com os olindenses invadindo a cidade de Recife. Os recifenses conseguiram retomar o controle da cidade, com uma ação militar apoiada por autoridades de outras capitanias. A guerra só foi interrompida quando a Coroa Portuguesa nomeou um novo governante para encerrar o conflito.

Causas

Os senhores de engenho de Olinda pegaram empréstimos com os comerciantes portugueses de Recife, os mascates, para saldar as dívidas. Como os juros eram altíssimos, o endividamento dos olindenses foi inevitável.

Apesar de dependente dos mascates, os olindenses não aceitaram a emancipação de Recife, que era subordinada à Olinda até então. Isso porque essa independência da cidade colocava os comerciantes no mesmo patamar político.

Líderes

Leonardo Cavalcanti de Albuquerque Bezerra foi o líder pernambucano contra os mascates. Ele, seu irmão Manoel e seu filho Cosme foram os que mais protestaram. Dessa maneira, ele foi chamado de “o primeiro pernambucano livre”.

Como terminou a Guerra dos mascates?

Félix de Mendonça foi escolhido como governante. Ele apoiou os mascates e ordenou a prisão dos olindenses que estavam envolvidos com a guerra.

Para evitar novos conflitos, o governador de Pernambuco estabeleceu que a administração seria alternada semestralmente em cada cidade. Dessa maneira, ele queria evitar que uma cidade se sentisse desfavorecida politicamente.

A Guerra dos Mascates foi o período de confronto entre os senhores de engenho de Olinda e dos comerciantes portugueses de Recife por questões políticas e econômicas. Por fim, Dom João V promoveu a cidade pernambucana ao posto de capital.

O Stoodi vai ajudar a estudar para o vestibular. Aproveite que está por aqui e veja as nossas videoaulas, planos de estudos e exercícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *