Idade Antiga: o que é, características, resumo e mais!

Conheça as principais características da Idade Antiga!

Idade Antiga: o que é, características, resumo e mais!

Uma das matérias mais cobradas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, a Idade Antiga é um importantíssimo período histórico da sociedade mundial, por isso sua compreensão em detalhes passa a ser essencial a todos os estudantes que prestarão o vestibular neste ano.

Pensando nisso, com a finalidade de mostrar a você o que é Idade Antiga, quais foram as suas principais características e as regiões envolvidas, preparamos abaixo um post bem didático e de fácil leitura. Acompanhe!

O que é Idade Antiga?

A Idade Antiga, período também denominado como Antiguidade, nada mais é do que a era da história mundial compreendida entre a criação da escrita — por volta de 4.000 a.C. — e o fim do Império Romano Ocidental, no ano de 476 d.C.

Esse recorte da história engloba, então, cerca de 4.476 anos de acontecimentos que antecederam o período da Idade Média. Contudo, grande parte dos estudos, incluindo os que são abordados em provas de vestibular, tradicionalmente se concentram no período que compreende o surgimento da civilização grega, a partir de 2.000 a.C.

Idade Antiga: características

De um modo geral, a sociedade na Idade Antiga era caracterizada por ser extremamente primitiva, na qual a população (camponeses, em sua grande maioria) vivia basicamente a partir de atividades como a pesca e o cultivo de alimentos.

Como expoentes desse período, podemos citar os Egípcios, a Mesopotâmia, Hebreus, Grécia Antiga e a Roma Antiga.

Egípcios

Surgindo por volta de 4.000 a.C., a civilização egípcia ganha notoriedade na história mundial por ser considerada o berço da sociedade como a conhecemos hoje. Entre os seus feitos, sem dúvidas, está a construção das várias pirâmides, até hoje são reverenciadas por todos devido a sua importância cultural e inestimada beleza.

Mesopotâmia

Local onde atualmente é o território da Síria e do Iraque, o apogeu da Mesopotâmia corresponde ao período no qual as guerras entre as grandes civilizações ocorriam em razão da busca por terras banhadas por rios. Essa característica geográfica era vista, na época, como uma imprescindível fonte de renda e sobrevivência.

Hebreus

Civilização muito conhecida devido ao protagonismo dos reis Davi e Salomão, os Hebreus, de um modo geral, não tinham grandes ambições de expandir o seu território, que hoje compreende a região do Oriente Médio.

Grécia Antiga

Uma das principais civilizações da Idade Antiga, o surgimento da Grécia é um marco na história mundial, essencialmente em questões de avanço científico e técnicas de construção.

Foi nessa época que as descobertas e os estudos sobre astronomia, filosofia e matemática passaram a ser mais complexos e completos, bem como o surgimento das estruturas sociais como as conhecemos hoje. Por isso, vale destacar que houve um considerável avanço na sociedade (em todos os quesitos) na medida em que o povo grego se desenvolvia.

Roma Antiga

Localizada onde hoje é a Itália, a Roma Antiga é caracterizada principalmente pela sua ambição territorial, o que consequentemente desencadeou centenas de guerras.

Outro ponto que merece destaque é que foi nesse período que surgiram técnicas aprimoradas de guerra, que eram muito bem dominadas pelas forças militares romanas.

Idade Antiga: resumo

Para não ficar complicado na hora de estudar e evitar erros com datas e fatos históricos, é prudente separar a evolução da Idade Antiga em dois períodos, a Antiguidade Oriental e a Antiguidade Clássica.

Antiguidade Oriental

egito idade antiga

Essa divisão engloba os estudos acerca das civilizações egípcia, persa, fenícia, mesopotâmica e ainda os hebreus. Em outras palavras, são todos os acontecimentos até aproximadamente 2.000 a.C.

Antiguidade Clássica

Também chamada de Antiguidade Ocidental, representa a história e o desenvolvimento de duas grandes civilizações: a grega e a romana.

Idade Antiga e o seu legado

Hoje, quando estudamos esse tema, é impossível não o reverenciá-lo devido aos inúmeros legados que essas civilizações deixaram, essencialmente a grega e a romana.

Tratando especificamente da civilização grega, podemos citar os vários avanços científicos, filosóficos e literários realizados por personagens que até hoje são mundialmente conhecidos, tais como os mencionados a seguir.

Aristóteles

Um dos maiores filósofos da época, os estudos de Aristóteles foram fundamentais para a sociedade no campo da astronomia e da religião. Em um de seus principais trabalhos, ele afirma que Deus não é o criador, mas o motor do universo.

Tales de Mileto

Tales de Mileto foi responsável por descobrir importantes fórmulas e raciocínios matemáticos, os quais são amplamente utilizados até hoje na ciência, como o teorema de Tales. Além disso, Tales é considerado por muitos como sendo o pai da filosofia, já que ele foi o primeiro filósofo que a sociedade teve conhecimento.

Platão

Outro grande expoente da filosofia, Platão ganhou notoriedade em sua área por fundar a primeira instituição de ensino superior do mundo ocidental, localizada onde hoje é a cidade de Atenas.

Sócrates

Também da área da filosofia, Sócrates é tido por muitos como o grande fundador da filosofia no ocidente. Suas reflexões e análises são debatidas até hoje em todo o mundo, principalmente as que se relacionam aos estudos sobre a ética e a moral humana.

Ao contrário da civilização grega, cujo maior legado foi na área científica, os romanos foram responsáveis por avanços e desenvolvimentos em outras frentes.

Dentre elas, temos a engenharia militar, área que durante a Roma Antiga obteve consideráveis descobertas e aperfeiçoamentos arsenais, tais como as catapultas de longo alcance, as espadas romanas e os estilingues.

Outro grande legado dessa civilização é que foi nessa época que a Igreja Católica se consolidou como uma poderosa instituição política, que, aos poucos, também passou a ter influências na economia.

Logo, após a leitura desse post, podemos afirmar com propriedade o quão importante a compreensão acerca da Idade Antiga é para os estudantes. Isso porque, além de ser um conteúdo de vestibular, saber bem sobre esse período ajuda a entender melhor os rumos da evolução da história na sociedade como um todo.

Gostou de aprender mais sobre a Idade Antiga? Então confira o cronograma de estudos da Stoodi e veja também outros conteúdos de História que são matérias importantes para o vestibular!

2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *