Idade Moderna: o que é, características, resumo e mais!

Confira tudo sobre a Idade Moderna, e as principais características da época e mande bem no Enem!

Idade Moderna: o que é, características, resumo e mais!

Quando se fala em Idade Moderna,muitos estudantes automaticamente associam esse período da História com os recentes acontecimentos no mundo, já que carrega a palavra “moderna”. Contudo, esse pensamento é um grande equívoco, já que o atual período histórico vivido pela sociedade é denominado como Idade Contemporânea.

Neste contexto, com o intuito de esclarecer sobre esse assunto e explicar de fato o que é a Idade Moderna, preparamos um conteúdo abordando os principais tópicos sobre essa importante fase vivida pela sociedade, bem como exemplos de exercícios de vestibular. Acompanhe!

O que é Idade Moderna?

Idade moderna nada mais é do que o período da história da sociedade compreendido entre os séculos XV e XVIII, o qual foi marcado essencialmente por profundas mudanças, principalmente quando falamos de questões sociais.

Idade Moderna: resumo

Para ser ainda mais preciso, a Idade Moderna é iniciada no mundo por volta de 1453, logo após a queda do Império Bizantino e a posterior conquista do Império Turco-Otomano da cidade de Constantinopla.

Sobre esse período, vale lembrar ao estudante que, de início, a Idade Moderna surge como uma oposição à fase anterior (Idade Média) e desponta com o objetivo de retomada das características da sociedade vividas na Antiguidade greco-romana (a qual era considerada por muitos como o ápice cultural da humanidade).

Outro marco nessa fase da história é o início por parte dos europeus das Grandes Navegações e a cultura de expansão marítima, viabilizando assim a conquista de importantes continentes (América e África). Com isso, é possível afirmar que a Idade Moderna foi um momento propício para o acúmulo de riquezas por parte dos países europeus, até porque eles passaram a explorar as riquezas de centenas de colônias pelo mundo.

Uma boa associação de ser feita é relacionar a Idade Moderna (principalmente devido ao seu grande acúmulo de riquezas) com a criação de bases para o início da mentalidade capitalista no mundo, demarcando assim a profunda modificação das práticas econômicas da época (produção agrária e rural perdendo espaço gradativamente para um esboço de estilo mercantil e industrial).

Desta forma, a Idade Moderna criou importantes alicerces para o início de uma outra fase histórica da sociedade (Idade Contemporânea), a qual teve início por volta de 1789 em meio à Revolução Francesa e no auge da Revolução Industrial.

idade moderna

Características da Idade Moderna

São várias as características marcantes dessa época, entre elas podemos destacar:

  • período conhecido por profundas transformações, marcado por revoluções, alterações no estilo econômico e na produção científica;
  • criação de bases sólidas para o início e desenvolvimento do sistema capitalista no mundo;
  • aumento considerável da população;
  • crescimento e desenvolvimento das cidades europeias, refletindo assim em investimentos nos comércios e solidificação do mercantilismo;
  • início da expansão marítima e política de fortes incentivos à navegação;
  • política embasada no Absolutismo, com a presença de monarcas nos principais países da Europa;
  • início da exploração de colônias fora da Europa, principalmente na América e África.

Arte na Idade Moderna

Em relação às artes, a Idade Moderna foi bastante produtiva, com a presença inicial de obras pautadas no Renascimento (colocando o homem e seus atos como atores centrais). Como grandes expoentes desse período podemos destacar os pintores Leonardo Da Vinci e Miguel Ángel Buonarroti, os quais se empenhavam em realizar obras centradas no homem e na sua disciplina.

Contudo, o mais importante movimento artístico da Idade Moderna sem dúvidas foi o Barroco, estilo conhecido por seus ricos traços ornamentais, obras robustas (muitas vezes classificadas como estranhas) e trabalhos visualmente complexos (pela grandiosidade e riqueza de detalhes).

Sociedade na Idade Moderna

Sobre a sociedade na Idade Moderna, seu desenho era composto pela seguinte divisão:

  • desenvolvimento de uma nobreza cortesã, a qual detinha enormes privilégios;
  • clero e outros membros da igreja;
  • restrição da mobilidade social, com os privilégios sendo herdados por nascimento;
  • classe não nobre e pagadora de impostos;
  • fortalecimento da burguesia, principalmente devido à intensificação no comércio proposto pelo mercantilismo.

Principais acontecimentos na Idade Moderna

Sobre os fatos mais importantes ocorridos na Idade Moderna, podemos destacar:

Idade Moderna: exercícios

Veja agora como os principais acontecimentos da Idade Moderna podem ser abordados por uma prova de vestibular.

1. (UFV) Considerando as peculiaridades da colonização europeia no Novo Mundo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que constitui a sequência numérica correta.

1 – Espanha

2 – França

3 – Holanda

4 – Inglaterra

5 – Portugal

( ) Não respeitava o tratado de Tordesilhas. Foi o primeiro país a fazer uma tentativa séria de

colonização no Canadá.

( ) Possuía o principal banco da Europa. Criou a Companhia das Índias Ocidentais.

( ) Seus filhos nascidos na América tinham situação social inferior à dos nascidos no país de origem.

( ) Buscava metais preciosos e não explorava a agricultura.

( ) Inicialmente, mandou algumas expedições exploratórias para conhecer as possibilidades da terra. Somente com o declínio do comércio de especiarias passou a cultivar suas terras na América.

( ) Sua colonização teve caráter ocupacional. Buscava terras, liberdade religiosa e política, além do enaltecimento nacional.

Resolução

2,3,1,5 e 4.

2. (Fuvest) “Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo grande aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços…”

O efeito a que o texto se refere foi provocado:

a) pelo grande afluxo de metais preciosos.

b) pela ampliação das áreas de produção agrícola.

c) pela redução do consumo de produtos manufaturados.

d) pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.

e) pelo deslocamento do eixo comercial para o Mediterrâneo.

Resolução

Alternativa correta letra “a”.

Portanto, agora que você já sabe o que é a Idade Moderna, bem como quais foram seus principais conceitos, fica mais simples perceber o quão importante esse período foi para o início do sistema capitalista. Em outras palavras, essa fase da história precisa ser estudada com bastante atenção pelos alunos, até porque seus reflexos (principalmente econômicos) são notados até hoje em nossa sociedade.

Gostou de aprender mais sobre a Idade Moderna? Então conheça o cronograma de estudos do Stoodi e fique por dentro também de todos os outros conteúdos que podem cair no vestibular tradicional e no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *