Quaresma: o que é e qual a importância deste período?

Entenda o que é o período da quaresma, o que ele representa para o catolicismo e muito mais. Veja com o Stoodi!

Quaresma: o que é e qual a importância deste período?

Você já ouviu falar da Quaresma? Entenda neste post o que é, como surgiu, a importância deste período para a religião católica e o que os praticantes realizam durante os quarenta dias que antecedem a celebração da Páscoa.

Saiba também sobre a quaresma de São Miguel Arcanjo e as práticas que devem ser realizadas no decorrer dos quarenta dias.

O que é a quaresma?

O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. Este período é celebrado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

A quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, ou seja o anterior ao domingo da Páscoa.

O ciclo Pascal concebe três momentos: a preparação, a celebração e o prolongamento. O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa.

Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.  

Além disso, a Igreja veste os ministros com a cor roxa, que simboliza tristeza e dor. Na quarta feira de cinzas, quando inicia-se a quaresma são realizadas missas e os fiéis na religião católica são marcados na testa com a cor cinza, para relembrar a o fim da  própria mortalidade.

Essa prática é uma tradição bíblica que representa figuras importantes que jogavam cinzas em sua cabeça como forma de arrependimento por seus pecados.

Quaresma de São Miguel

quaresma

A quaresma de São Miguel são os quarenta dias entre 15 de agosto até 29 de setembro do ano litúrgico. Este período foi criado por São Francisco de Assis em 1224 em homenagem ao Arcanjo Miguel. Durante a quaresma também devem ser feitos serviços religiosos como jejuns e orações.

Diferença entre Quaresma no antigo e novo testamento

Antigo Testamento

O número 40 aparece na bíblia em diferente momentos, além de representar períodos de duração significativos para a comunidade judaica e cristã.

No antigo testamento, na história de Noé após construir a Arca e ocorrer o dilúvio passa-se quarenta dias até conseguirem chegar em terra firme.

Já na história de Moisés, o povo judeu  percorre o deserto do Egito durante quarenta anos até a chegada na Terra prometida.

Novo Testamento

No novo testamento quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José levam-o ao Templo de Jerusalém. Além disso, antes de Jesus Cristo fica no deserto por quarenta dias sem comer antes de começar sua vida pública.

Quaresma no Brasil

A Quaresma no Brasil é um ato de muita devoção por parte dos fiéis e existe desde a década de 70 no país. Para os religiosos, o período significa acompanhar a caminhada de Jesus Cristo para a Páscoa, lembrando o ato de amor do sacrifício feito por Ele.

Gostou do texto? Então conheça a página de matérias do Stoodi e aproveite para se cadastrar e ter acesso a mais conteúdo para se preparar para o vestibular:

Veja também:

Você sabe por que comemoramos a Páscoa?

O que é religião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *