ONU: o que é, funções, órgãos e mais!

Quando estudamos Geografia, precisamos estar atentos a uma série de assuntos: as características físicas do planeta que vivemos, a relação entre os países de um ponto de vista econômico e muito mais.

Nesse contexto, para observarmos o modo como os países se relacionam, precisamos também conhecer órgãos e instituições que organizam discussões e têm um papel determinante na mediação de conflitos entre pensamentos diferentes.

Selecionamos, aqui, informações importantes sobre a ONU, uma personagem importantíssima em escala global e que tem funções que não podem ser ignoradas pelos vestibulandos. Acompanhe!

O que significa ONU?

A sigla ONU corresponde à Organização das Nações Unidas.

Em textos em inglês, você poderá se deparar com a sigla UN, que significa United Nations. Essa é, inclusive, uma dica! Sempre que se deparar com um conceito importante, verifique como ele é escrito em inglês ou espanhol. Isso vai te ajudar muito nas provas de línguas estrangeiras no Enem e em outros vestibulares.

Qual é o objetivo da ONU?

O principal objetivo da ONU é garantir a estabilidade das relações entre diferentes nações do mundo, evitando conflitos e guerras entre países. Ela atua como mediadora em situações de tensão.

Além disso, os países membros devem seguir suas regras, que são pautadas nos Direitos Humanos. Nações que quebrarem esses combinados podem sofrer sanções e passar por “julgamentos” na organização.

Funções

Algumas das funções da ONU são:

  • discutir os assuntos em pauta no mundo;
  • refletir sobre conflitos eminentes e buscar soluções junto às nações envolvidas;
  • discutir temas voltados ao desenvolvimento dos países;
  • respeitar os direitos humanos e pensar em políticas que valorizem a infância;
  • cuidar da preservação do meio ambiente em escala global;
  • buscar alternativas que priorizem a igualdade entre etnias e gêneros em todo o mundo.

Quando aconteceu a criação da ONU?

A ONU foi uma organização criada após a Segunda Guerra Mundial. O documento que deu origem a ela é conhecido como a Carta das Nações Unidas. O seu dia é comemorado mundialmente em 24 de outubro.

O comecinho do documento nos diz:

Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direito dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes do direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade ampla.

Você pode fazer o download completo da Carta em PDF clicando aqui.

Quais são as agências da ONU?

Para que funcione adequadamente, a ONU é dividida em diversas agências. Elas funcionam mais ou menos como ministérios, ou seja, cada uma é responsável por uma área de interesse do grupo.

Alguns dos temas tratados nessas agências são:

  • educação;
  • infância;
  • meio ambiente;
  • comércio;
  • refugiados;
  • alimentação;
  • assuntos humanitários.

ONU Mulheres

Fundada em 2010, a ONU Mulheres é uma das agências mais importantes da organização atualmente. Ela tem como principal objetivo o fortalecimento e o empoderamento feminino, com a execução de estratégias e implementação de políticas que favorecem mulheres de todas as etnias e nacionalidades.

bandeiras ONU

Que países fazem parte do Conselho de Segurança da ONU?

Outra área muito importante para o funcionamento da ONU é o Conselho de Segurança, órgão que lida com temas sérios, como guerras e conflitos, e busca dialogar sobre a melhor maneira de resolvê-los.

Os membros fixos desse conselho são:

  • Estados Unidos;
  • Rússia;
  • China;
  • Reino Unido;
  • França.

Além desses, há mais 10 espaços disponíveis para o Conselho. Eles são distribuídos para mandados de dois anos a partir da região geográfica que se encontram.

Qual é a função do secretário geral da ONU?

O secretário geral da Organização das Nações Unidas é como o presidente da organização. Ele tem o dever de ser o chefe administrativo da ONU e chefiar todas as divisões, incluindo o Conselho de Segurança.

Eles são eleitos a partir da união de forças entre a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança.

O secretário em atuação desde 2017 é o português António Guterres.

Quais são os países membros da ONU?

A lista de países membros da ONU é bastante longa. Há mais de 100 países que fazem parte da organização atualmente, e o Brasil é um deles.

Apesar disso, há muitos Estados que não são membros da Organização das Nações Unidas. Entre eles, um dos mais emblemáticos é a Palestina, algo que contribui para a visão da ONU sobre os Conflitos no Oriente Médio.

ONU: exercício

Para finalizar, que tal resolvermos um exercício para descobrirmos como esse assunto pode cair no Enem e em outros vestibulares que você for prestar? Vamos lá!

(Enem 2019) Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram, em setembro de 2018, a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. “A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).

 Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

a) extensividade de área territorial;

b) protagonismo em escala regional;

c) investimento em tecnologia militar;

d) desenvolvimento de energia nuclear;

e) disponibilidade de recursos minerais.

Resposta: D

Gostou de saber mais sobre a ONU e sua importância para a geopolítica de todo o planeta? Agora, é com você! Aprofunde-se mais em seus estudos e organize sua rotina com a ajuda do Cronograma de Estudos Stoodi. Assim, sua tão sonhada vaga estará muito mais próxima de você!

Campanha Always On Cronograma