Período Helenístico: o que foi, império e mais!

Entenda o que foi o período helenístico, como era este império e a civilização!

Período Helenístico: o que foi, império e mais!

O período Helenístico foi um momento importante da história da Grécia e de parte do Oriente Médio. Ele é tema recorrente em vestibulares, por isso é preciso entendê-lo. Você conhece essa matéria? Continue a leitura e confira!

O que foi o período helenístico?

O Helenismo, como também é chamado, é a época em que os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico, entre os séculos III e II a. C. Por ter sido aluno de um filósofo grego, Alexandre, o Grande, não quis que a cultura grega fosse extinguida após a dominação.

Mesmo após a queda do Império, a cultura helenística perpetuou por todo o território que havia sido dominado.

Império helenístico

Quando Filipe II morreu, após conquistar toda a Grécia, seu filho, Alexandre Magno, que foi educado na cultura grega, tomou o seu lugar. Além de manter as conquistas do pai, ele partiu em direção ao oriente para conquistar novas terras. Dessa maneira, ele disseminou a cultura helenística.

A civilização helenística

A civilização helenística surgiu da união da cultura grega com as de outros diversos países, como Mesopotâmia, Índia, Irã e Fenícia. Ela foi muito importante, se destacando pelo alto nível artístico, religioso, científico, econômico e filosófico.

Filósofos do período helenístico

O Período Helenístico foi marcado pela existência de grandes filósofos, afinal, Alexandre era aluno de Aristóteles. Entre os pensadores mais famosos dessa época estão: Zenão de Cítio, Cleantes, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.

O período helenístico se destacou pela exaltação da cultura grega por todo o território conquistado pelos macedônios. Isso porque Alexandre, o Grande, era um grande admirador do estilo. As ciências, a filosofia e as artes foram grandes destaques nessa época.

Quer estudar para passar no vestibular, mas não sabe por onde começar? Então, aproveite que o Stoodi está de Portas Abertas e continue seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *