Professor Dimas explica e relembra a história de Tiradentes

Ele foi líder de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira. Confira detalhes:

Professor Dimas explica e relembra a história de Tiradentes

Ele foi líder de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira. Confira detalhes:

Hoje, dia 21 de abril, é dia de homenagear Tiradentes – também conhecido como Joaquim José da Silva Xavier. Mas você se lembra quem foi Tiradentes? O que ele fez de tão especial para ser lembrado em feriado nacional? Se não, fique tranquilo: o professor Dimas vai explicar tudinho agora:
Tiradentes foi um dos líderes de um movimento emancipacionista chamado Inconfidência Mineira. Esse movimento era elitista e contava com a participação de intelectuais, escritores e poetas – como era o caso de Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto.

Contava também com a participação de um estudante que trouxe da Europa as ideias iluministas francesas, chamado José Joaquim da Maia. Diferente dos outros líderes do grupo, Tiradentes não fazia parte da elite. Ele era um alferes, cargo não muito elevado na hierarquia do exército português.

O objetivo dos inconfidentes era conquistar a independência das regiões das minas, criando uma república independente, com capital em São João Del Rei. Eles acreditavam não só na liberdade política, mas também num novo sistema econômico, com o livre comércio, a modernização e a criação de universidades.
Mas se Tiradentes não era da elite, como foi parar na liderança do grupo?

Essa participação se dá por motivos de vingança. Havia sido prometido a Tiradentes uma promoção para um cargo de mais reconhecimento dentro do exército português. Como vocês podem imaginar, isso não aconteceu.

Indignado, ele resolveu aderir a causa e lutar contra o domínio português – fazendo parte do grupo. Porém, o movimento foi delatado às autoridades e não chegou a fase de lutas.

Um minerador português chamado Joaquim Silvério denunciou a organização em troca do perdão de suas dívidas. Sendo assim, as autoridades portuguesas prendem os líderes.

Todos, com a exceção de Tiradentes, foram mandados para a África. Ele ficou no Brasil justamente para as autoridades mostrarem o que aconteceria com as pessoas, caso elas passassem a contestar o domínio português.

Tiradentes foi levado à forca, morto em praça pública e esquartejado. Hoje é lembrado como símbolo de liberdade e independência. Para relembrar o contexto e os fatores que influenciaram a Inconfidência Mineira, clique aqui e assista à aula.
Quem foi Tiradentes? Como isso pode cair no vestibular?
Foto: Reprodução/Divulgação
Curiosidades

Você sabe por que Tiradentes era chamado assim?

Além de alferes, Joaquim José da Silva Xavier também chegou a exercer a profissão de dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *