Renascimento comercial e urbano: o que foi, resumo e mais!

Entenda o que foi o Renascimento comercial e urbano. Veja as definições e fique por dentro do assunto!

Renascimento comercial e urbano: o que foi, resumo e mais!

Dentre as grandes mudanças e revoluções ocorridas na história ocidental, o renascimento comercial e urbano foi uma das mais importantes, moldando alguns dos princípios que regem nossa organização social até os dias de hoje.

Trata-se de um período histórico que demarca o declínio da Idade Média, fase da história que durou longos séculos antes de alcançar o período conhecido como Idade Moderna. Foi um momento decisivo para várias instituições sociais, econômicas, políticas e religiosas.

Sendo assim, é evidente que se trata de um assunto com grande relevância para as provas de vestibular e outros processos seletivos. Sua influência é significativa tanto para o conhecimento histórico quanto geográfico e político, tornando-se uma chave de leitura muito útil para quem está se empenhando para passar no vestibular.

Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • explicação do que é o renascimento comercial e urbano;
  • a definição conceitual do que significou essa época;
  • resumo dos principais pontos que se deve absorver para o vestibular;

Vamos lá?

O que foi o renascimento comercial e urbano?

Situado entre os séculos XI e XIII, o renascimento comercial e urbano refere-se a um processo que atingiu a sociedade europeia em vários níveis. Ele coincide com e época conhecida como Baixa Idade Média, momento onde os modelos sociais adotados até então deixaram de funcionar e foram substituídos por outros.

Qual foi o contexto de surgimento do renascimento urbano?

Quando pensamos em Idade Média, uma das primeiras ideias que vem à mente é a do sistema de feudos. O feudalismo organizava os agrupamentos de pessoas em pequenos estados, regidos por uma ordem que se estabelecia na relação entre o suserano — regente e governante da propriedade — e seus vassalos.

Além disso, vale ressaltar que a Igreja Católica tinha uma presença muito forte nessas sociedades, tendo uma representatividade não só espiritual, como política, e até mesmo militar. A força da instituição romana era tamanha nessa época que eles foram responsáveis tanto pela ascensão quanto queda de muitos reinados no período.

Reformas religiosas e avanço das cruzadas

Um dos pilares do renascentismo foi produzido dentro do próprio âmbito religioso. A forma como Lutero foi responsável por uma ruptura da hegemonia católica nesse período é amplamente conhecida.

Pense que o acesso ao conhecimento religioso, e até mesmo a capacidade de ler e escrever, eram restritos ao clero da Igreja Católica. Lutero passou a questionar publicamente algumas das tradições conservadoras dessa vertente.

Entre elas, estava a restrição do acesso à religiosidade e à propagação de uma versão em alemão da bíblia. Para se ter ideia, as missas nessas épocas eram celebradas em Latim, de modo que poucos realmente conseguiam entender o que era dito nas cerimônias.

A reforma iniciada por Lutero trouxe muitas mudanças nesse sentido, possibilitando a expansão das possibilidades religiosas para os europeus, e criando outras formas de entendimento dos textos bíblicos.

A questão do acúmulo de riquezas como pecaminosa e indesejada pela tradição católica passou a ser confrontada por outras visões, como a do Calvinismo, que compreendia o trabalho e a fartura como formas de adorar a deus.

Formação das monarquias nacionais

Com o fim dos feudos, os grandes estados nacionais passaram a ser formados. As configurações de países que se mantêm mais ou menos da mesma forma até hoje foram criadas nessa época. Dentre eles, podemos citar: França, Itália, Portugal e, mais tardiamente, Alemanha e Espanha.

Esse tipo de mudança na forma de organização social trouxe uma aproximação das pessoas em geral para a criação e estabelecimento dos grandes centros urbanos. Antes disso, o período da Idade Média foi muito marcado pela ocupação do espaço do campo, tendo a agricultura e pecuária como principais atividades de trabalho.

florença renascimento comercial

Definição conceitual: renascimento comercial e urbano

O nascimento da classe burguesa

A partir das coordenadas descritas acima, uma nova classe social foi se formando, o que provocou mudanças profundas no cenário europeu e, consequentemente, para o resto do mundo.

Apoiada por ideologias como a do Calvinismo, e patrocinando o renascimento de uma cena artística, a burguesia passou a existir como figura política importante, além do clero e da realeza.

Além da burguesia em si, o florescimento das artes, como pintura, escultura e outras formas de expressão, foi amplamente valorizado nesse período. Isso trouxe o que chamamos de renascimento artístico.

Mais do que simples obras de arte, elas retratavam e idealizavam as sociedades modernas, que se afastavam de um pensamento puramente religioso e passaram a ser pautadas, também, pela lógica do mercado e por uma racionalidade científica com o passar do tempo.

Renascimento comercial e urbano: resumo

Agora, vamos retomar algumas das características principais sobre o renascimento comercial urbano em tópicos, para facilitar seus estudos:

  • criação dos estados nacionais europeus, substituindo a política de feudas da Idade Média;
  • ressurgimento das artes e valorização da cultura grega clássica;
  • ocupação dos grandes centros urbanos, criando cidades que até hoje são polos de países europeus;
  • contexto de surgimento da Reforma Protestante, responsável por tirar a hegemonia católica, diminuindo o poder político dessa instituição;
  • nascimento da burguesia, classe social que se distinguia da nobreza e do clero, mas que passou a participar ativamente dos rumos dessas sociedades.

Como vimos, o renascimento comercial e urbano foi um período determinante para a forma como o mundo funciona até hoje. A modernidade que se inaugurou com o fim da Idade Média foi forjada justamente nessa passagem. Dê uma olhada em nosso resumo sobre esse período.

É interessante observar que diferentes espectros da sociedade foram impactados por tais mudanças, desde do ponto de vista religioso e até a valorização da produção artística. Recomendamos que estude esse temas históricos sempre dessa forma: avaliando o contexto social e cada época e os fatores que os influenciam.

Que tal dar uma olhada em nosso planos de estudos? É uma ferramenta para quem otimizar seus estudos e criar rotinas que ajudem a focar nos assuntos que você realmente precisa estudar! Recomendamos que dê uma olhada também em nossos guias completos sobre o estudo de história e artes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *