Revolta e revolução: qual a diferença?

Entenda a diferença entre revolta e revolução!

Revolta e revolução: qual a diferença?

Alguns períodos da História, incluindo a do Brasil, são muito conturbados. O Período Regencial, por exemplo, foi repleto de movimentos com objetivos diferentes. Esses movimentos podem ser chamados de revolta ou revolução, dependendo de algumas características importantes. Mas, afinal, quais são elas? O que as difere? Descubra mais a seguir!

O que é revolta?

Revolta é, por definição, um levante organizado por qualquer tipo de grupo contra alguma decisão tomada, por exemplo, por uma figura de autoridade. As revoltas também podem ser direcionadas contra o próprio governo.

De modo geral, revoltas são caracterizadas por uma apresentação mais “violenta”, normalmente com combates ou alvoroços variados. Isso, no entanto, não é uma regra, ainda que seja muito comum. Elas podem ou não surtir efeito. Um bom exemplo brasileiro é a Revolta da Chibata.

O que é revolução?

A revolução, por sua vez, é um conceito mais aprofundado que é caracterizado por uma palavra-chave: mudança. Essas alterações, com as revoluções, normalmente são conquistadas em pouco tempo, ainda que isso, novamente, não seja uma regra.

Para lembrar disso, basta pensar no próprio significado da palavra: revolucionar significa, também, dar voltas. É, portanto, uma volta completa em um determinado contexto, normalmente social. Ela pode ou não estar acompanhada por revoltas (como na Revolução Francesa) ou ser totalmente pacífica (como a Independência da Índia).

Qual é a diferença entre revolta e revolução?

As principais diferenças entre revolta e revolução são: as razões (revoltas são mais específicas, enquanto revoluções representam um problema mais amplo) e as consequências (revoltas nem sempre surtem efeito e, se surtem, são mais regionais. Já as revoluções alteram a estrutura e o funcionamento de um determinado campo social).

Gostou de descobrir as características de revolta e revolução e conhecer as principais diferenças entre esses termos? Agora, seus estudos ficarão ainda mais produtivos! No entanto, para melhorar ainda mais esse aprendizado, que tal contar com a ajuda do Plano de Estudos Stoodi? Somos uma plataforma altamente especializada nos principais vestibulares do país!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *