Segunda Guerra Mundial: resumo, filmes e exercícios!

A Segunda Guerra Mundial é um dos momentos mais marcantes da história do planeta. Saiba tudo sobre esse conflito e entenda a participação do Brasil na Guerra com esse resumo completo!

Segunda Guerra Mundial: resumo, filmes e exercícios!

Foram seis longos anos de grandes conflitos e acontecimentos terríveis durante a Segunda Guerra Mundial. As consequências drásticas se estenderam por décadas. Embora haja muita história para contar, hoje você vai descobrir quais foram os principais fatos que marcaram esse período.

Continue a leitura, saiba tudo sobre a Segunda Guerra Mundial e descubra por que a humanidade precisa fazer todos os esforços necessários para que isso não se repita. Sem contar que é um assunto que quase sempre está presente no Enem e outros vestibulares.

Foi um conflito que aconteceu entre 1939 e 1945. Seu objetivo era combater governos autoritários e militaristas que surgiram em alguns países e ameaçavam se expandir por meio de guerras e invasões.

Causas da Segunda Guerra Mundial

Historiadores entendem que esse conflito foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. Eles destacam que o Tratado de Versalhes, assinado ao final do primeiro conflito, exigiu da Alemanha o pagamento de impostos rígidos e altos.

O pagamento dessas taxas afetou a economia alemã. A elevação exagerada da inflação prejudicou a qualidade de vida da população. Essas condições criaram fatores essenciais para o surgimento do governo nacionalista de Hitler.

Fator que deu início à Segunda Guerra Mundial

O conflito se iniciou em setembro de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia, sob o comando de Adolf Hitler. França e Inglaterra se posicionaram contra o governo da Alemanha e declararam guerra ao país.

O conflito dividiu o mundo em dois grupos: O Eixo composto pelos países da Alemanha, Itália e Japão e os Aliados eram a Inglaterra, União Soviética (URSS), França e Estados Unidos. Outros países se envolveram na guerra, porém, sempre sob o comando dessas forças principais.

Fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases:

  • As vitórias do Eixo (1939-1941): nesse período, o grupo conseguiu conquistar o norte da França, a Polônia, Ucrânia, Iugoslávia, Noruega e o norte da África;
  • O equilíbrio das forças (1941-1943): após o bombardeio a Pearl Harbor, os americanos passaram a lutar junto aos aliados. Isso promoveu um equilíbrio entre as forças, a princípio, e depois reverteu a situação da guerra;
  • A vitória dos Aliados (1943-1945): o Eixo entrou em uma fase de sucessivas derrotas, que levou à vitória dos Aliados e à assinatura da rendição.

Conflitos da Segunda Guerra Mundial

Não existe uma única batalha decisiva na Segunda Guerra Mundial. No entanto, algumas delas foram importantes porque deram origem a eventos decisivos. Alguns exemplos são:

  • Invasão da Polônia por Hitler, em setembro de 1939: deu início à guerra;
  • Campanha da França (1940): o Eixo conseguiu vencer o Reino Unido, Polônia, Bélgica e Países Baixos;
  • Ataque do Japão à base americana de Pearl Harbor: provocou a união dos Estados Unidos com os Aliados;
  • Cerco a Leningrado (1941 a 1944): forças do Eixo tentaram vencer a Rússia, mas não tiveram sucesso;
  • Invasão da Normandia (1944): também conhecida como Dia D, marcou uma importante reação dos Aliados contra o Eixo;
  • Batalha de Stalingrado (1942 a 1945): forças do Eixo tentaram derrotar a Rússia, mas foram vencidas pelo inverno russo.

Principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial

O período foi marcado por acontecimentos terríveis, que são lembrados até hoje como exemplos que não devem se repetir.

Antissemitismo

Hitler afirmava que a raça ariana era superior às outras, as melhores espécies da humanidade. Por outro lado, classificava os judeus, deficientes, negros, homossexuais como seres inferiores e os responsabilizava pelos fracassos do país no período seguinte à Primeira Guerra.

Desde o começo de seu governo, implementou medidas que discriminavam os judeus na Alemanha. Em 1935, mesmo antes da guerra, assinou a Lei de Nuremberg, que segregava esse povo e os proibia de trabalhar em agências governamentais, serem atendidos em hospitais, obter cidadania alemã, entre outras formas de opressão.

Com a conquista de outros territórios, a perseguição se espalhou pela Europa.

Campos de concentração

Eram locais para onde o governo nazista enviava judeus, inimigos políticos e doentes mentais. Lá, as pessoas eram submetidas a trabalhos forçados, condições subumanas e privação de alimentos. Muitos morriam de fome e doenças, enquanto outros eram mortos deliberadamente.

Depois, o governo nazista construiu campos de extermínio. Nesses locais, eles realmente matavam não só judeus, mas também ciganos, religiosos pacifistas e prisioneiros eslavos.

campo de concentração segunda guerra mundial

Holocausto

O holocausto trata-se do assassinato de judeus em escala industrial. Esse massacre, também conhecido como genocídio ou extermínio em massa, tinha como objetivo aniquilar esse povo da Europa. Segundo historiadores, o governo nazista conseguiu exterminar mais de 6 milhões de judeus.

Bombardeio nuclear

Um dos mais chocantes eventos foi a destruição das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Elas foram bombardeadas pelos Estados Unidos, que utilizou bombas atômicas nessa ofensiva. Esse ataque foi uma resposta ao Japão por terem devastado Pearl Harbor.

O ataque aconteceu depois que o Japão já havia assinado o tratado de rendição, o que tornou o acontecimento ainda mais inaceitável para as outras nações.

Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

No início da Segunda Guerra o Brasil se mantinha em neutralidade, pois o país tinha relações e acordos econômicos com a Alemanha, mas esse fato foi rompido após pressões norte-americanas para conseguir apoio do Brasil na guerra.

A reação da Alemanha em saber que o Brasil se juntaria com os Aliados, não foi das melhores. A Alemanha enviou submarinos que afundaram navios brasileiros, causando a morte de cerca de 500 pessoas. No mesmo mês do ataque, no ano de 1944, o Brasil declarou guerra à Alemanha.

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, com Getúlio Vargas na presidência do país, teve início em 1944 enviando cerca de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar ao lado dos aliados. Eles permaneceram em combate por sete meses, em que a FEB contabilizou três mil feridos e 450 mortos.

Contudo, a participação no Brasil teve a sua importância. Os soldados conseguiram tomar cidades importantes que estavam em comando dos alemães, como Turim, Monte Castelo, entre outras. Além disso, o Brasil ajudou os EUA na libertação da Itália, que encontrava-se em domínio da nação alemã.

O fim da Segunda Guerra Mundial

Além das sucessivas derrotas, o Eixo teve uma baixa importante. Em 1943, o general Pietro Badoglio derrubou o comandante fascista italiano que havia se aliado aos nazistas, Benito Mussolini. Portanto, em 1943 a Itália não apenas deixou o Eixo, mas se rendeu aos Aliados e se juntou a eles na batalha.

A segunda Guerra Mundial teve fim em 1945, onde os soviéticos atacaram a capital da Alemanha, e a reação do país foi tão desesperada que foram montadas, na sua resistência final, tropas compostas por idosos e crianças.

Quando finalmente as tropas soviéticas conseguiram entrar no Parlamento alemão, logo após, Hitler e Eva Braun (sua esposa), cometeram suicídio. Com isso, o comando da Alemanha foi passado para Karl Donitz, e o país rendeu-se, definitivamente, em maio de 1945.

Já o Japão se rendeu apenas em 2 de setembro de 1945, colocando definitivamente fim ao conflito.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial deixou marcas que duraram décadas. Em um primeiro momento, as nações sentiram o grande impacto da destruição de fábricas, cidades arrasadas por bombardeios, redução da produção industrial e agrícola, necessidade de reconstruir toda a infraestrutura de transporte, entre outras.

A Inglaterra, que até então ocupava um espaço central na política mundial, perdeu esse espaço para os Estados Unidos e a Rússia. No entanto, esses países não estabeleceram uma posição de liderança conjunta. Eles polarizaram o mundo em dois blocos, iniciando uma corrida armamentista conhecida como Guerra Fria.

No campo humano, ocorreram as maiores perdas. A estimativa é de que 55 milhões de pessoas morreram devido ao conflito. Para evitar outros acontecimentos como esse, em 1945 foi criada a ONU — Organização das Nações Unidas. Seu objetivo é mediar os conflitos que surgem entre os países e tomar as medidas necessárias para promover e manter a paz mundial.

Filmes sobre a Segunda Guerra mundial

Você adora filmes? Quer aprender de uma forma descontraída? Os filmes podem ser uma boa opção e, além de entretenimento, você revisa o assunto.

Existem muitos filmes incríveis sobre o tema, por isso o Stoodi preparou uma lista com os melhores para você assisti. Clique aqui para conferir!

Guerra Fria

Agora trazemos um exemplo de aula de História que podemos te proporcionar!

Neste vídeo, temos a honra de contar com um dos renomados professores da nossa marca Stoodi, especialista em trazer clareza e profundidade aos temas mais desafiadores.

Prepare-se para uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente, onde os conceitos serão desvendados de forma acessível e interessante.

Como você pode perceber, esse conflito rendeu muita história. Então, para aprender muito mais sobre a Segunda Guerra Mundial, confira as videoaulas e exercícios em nosso site. Além disso, você consegue criar um plano de estudos personalizado para se preparar para essa e outras matéria!

Vem pro Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *