União Ibérica: o que foi, causas e consequências!

Veja o que é a União Ibérica!

União Ibérica: o que foi, causas e consequências!

A História do Brasil é uma narrativa, de certa forma, inacreditável. Compreender todas as reviravoltas vividas por nosso país é, sem dúvidas, um desafio para o estudante. Felizmente, você está no Stoodi e terá acesso às melhores explicações sobre um dos temas mais interessantes relacionados a isso: a União Ibérica.

Ainda que esse assunto fale sobre uma situação vivida em Portugal e na Espanha, ele teve grande impacto no Brasil. Por isso, é estudado como um dos conteúdos do Período Colonial, que durou de 1500, com a chegada dos portugueses, até 1822, quando a Independência foi proclamada.

Certo, mas afinal… o que foi a União Ibérica? Como ela se relaciona com a História brasileira? Quais foram as consequências para os países envolvidos? Venha com a gente e descubra a resposta para todas essas perguntas. Boa leitura!

O que foi a União Ibérica?

A União Ibérica foi um período, na história de Portugal e Espanha, no qual essas duas nações — que na época, é claro, eram apenas reinos distintos — se tornaram uma só. É isso mesmo! E, claro, isso afetou diretamente o modo como as coisas funcionavam no Brasil. Com isso, percebemos que o Tratado de Tordesilhas não foi o único acordo entre esses dois países.

Esse período foi de 1580 — ou seja, pouco depois do início da colonização portuguesa no Brasil — até 1640. O que aconteceu nesse momento foi que, devido a uma série de problemas com a linha de sucessão ao trono português, este passou às mãos de um espanhol.

Se você já assistiu à série Guerra dos Tronos — ou qualquer outra sobre as intrigas que envolvem a coroação de um rei —, sabe que isso é um tanto quanto estranho e que uma crise na monarquia pode gerar muitos problemas. Por isso, a seguir, falaremos sobre as causas para esse evento tão peculiar!

Causas da União Ibérica

união ibérica

Agora, falaremos sobre as razões para que a União Ibérica tenha acontecido. Como sabemos, naquela época, o mundo estava muito desfragmentado, e batalhas por territórios e outros assuntos eram extremamente comuns. Também, era frequente que os próprios reis participassem desses embates. Foi o caso de Dom Sebastião, rei português que acabou desaparecendo em um combate contra os mouros.

D. Sebastião morreu jovem e não deixou herdeiros. Sendo assim, Dom Henrique, seu tio-avô, assumiu o trono por dois anos, até sua morte. Com isso, Portugal se via frente a um grande problema: quem assumiria, agora, o trono? Entre três possíveis opções, Filipe I, do Reino da Espanha, derrotou seus adversários e foi coroado Rei de Portugal.

Com isso, tudo o que pertencia a Portugal passou a ser domínio espanhol. Isso, evidentemente, incluía o Brasil, na época uma colônia que começava a despontar como grande produtora de açúcar, algo que fazia com que esse território se tornasse de grande interesse para qualquer reino.

Consequências da União Ibérica

Todo esse desenrolar, é claro, gerou uma série de consequências. Aqui, não falaremos muito sobre como isso impactou os reinos de Portugal e Espanha, mas sim sobre as implicações que ocorreram no Brasil. A mais direta delas foi o fim, na prática, do Tratado de Tordesilhas e a criação de um gigante império colonial ibérico.

As guerras travadas entre esses povos e outras nações também devem ser mencionadas. As principais são contra a Inglaterra (pelo controle das navegações), a França (relacionadas com o Colbertismo) e, principalmente, a Holanda, que competia fortemente pelo controle da produção açucareira naquele período.

As invasões, no Brasil, também se tornaram mais frequentes nesse momento devido a essa união com a Espanha. Inglaterra, França e Holanda chegaram a invadir territórios brasileiros. Veja, a seguir, as razões:

  • Inglaterra: fazia ataques piratas ao território do Brasil;
  • França: não reconhecia o Tratado de Tordesilhas;
  • Holanda: queria controlar a produção de açúcar e chegou, inclusive, a se instalar em Pernambuco por várias décadas. Suas motivações eram uma guerra pessoal contra os espanhóis e a proibição do comércio desse ingrediente.

Outra consequência foi, também, o surgimento do bandeirismo na região sudeste do país. Isso se deu, entre outras razões, por conta da eliminação dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas, que possibilitaram maior interiorização do território brasileiro.

Fim da União Ibérica

A União Ibérica chegou ao fim após um episódio conhecido como Restauração Portuguesa, no qual os lusitanos retomaram o seu trono. O novo rei ficou conhecido como D. João IV, o mesmo que que é pai de D. Pedro I, proclamador da independência brasileira. Dom João viria ao Brasil anos depois, com a finalidade de escapar das políticas de Napoleão Bonaparte.

No Brasil, isso acarretou duas consequências: a retomada da colônia por Portugal e, posteriormente, a expulsão dos holandeses do território pernambucano. Isso se deu em um episódio conhecido como Insurreição Pernambucana, no qual os próprios portugueses alimentaram um sentimento de revolta nos pernambucanos, fazendo com que eles auxiliassem na expulsão dos invasores.

União Ibérica: resumo

Agora, para fechar nossa conversa e amarrar todas as “pontas soltas” que estão em sua cabeça neste momento, que tal um resuminho breve e objetivo para que você recapitule tudo o que foi visto até esse momento sobre a União Ibérica?

  • Onde foi? Em Portugal e na Espanha, na Península Ibérica, região da Europa Mediterrânea.
  • O que foi? Um período, no Brasil Colonial, em que ocorreu a União das coroas espanhola e portuguesa em um só Reino.
  • Por que aconteceu? Devido a uma crise de sucessão ao trono em Portugal. O rei em exercício desapareceu sem deixar descendentes e seu tio, o sucessor, morreu pouco depois, deixando a Coroa vaga.
  • Quem assumiu? Filipe I, da Espanha, após derrotar outros possíveis pretendentes ao cargo.
  • Quanto tempo durou? 60 anos, de 1580 a 1640.
  • Quais foram as consequências? Para o Brasil, as principais foram: fim do Tratado de Tordesilhas, surgimento do bandeirismo.
  • Quais foram as invasões ao território nesse período? Inglesa, francesa e holandesa (a mais duradoura, com instalação em Pernambuco).
  • Como acabou? Com a Restauração Portuguesa, retomada do trono português.

Gostou de conhecer mais sobre esse capítulo da História do Brasil? A União Ibérica é um assunto que frequentemente dá as caras no vestibular. Para conhecer outros eventos importantes, confira o Plano de Estudos Stoodi e fique super craque nessa e em outras matérias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *