Como treinar leitura sem possuir muita fluência?

Por Marcelo Santos

Como treinar leitura sem possuir muita fluência?

Por Marcelo Santos,

Olá, pessoal, tudo em ordem por aí?

Na coluna anterior, eu recomendei que vocês aprendam vocabulário lendo textos em Inglês diariamente. Clique aqui e veja essa dica com mais detalhes. Mas aí vem um grande problema: “Marcelo, eu sei quase nada de Inglês. Como vou então conseguir ler textos, ora? Há alguma solução?”

Por incrível que pareça, sim. Antes de mais nada, é importante que você tente minimizar as barreiras do seu bloqueio. É bastante comum entre aqueles com pouco conhecimento em Inglês o bordão “mas eu nem sei Inglês, óbvio que não vou conseguir ler esse texto”, sem ao menos dar uma olhada no mesmo. Poxa, isso é puro bloqueio! Até porque estamos cercados de Inglês no nosso dia a dia. More você no interior ou na cidade, as ruas, lojas, TV e internet possuem uma profusão de palavras no idioma da Rainha. Além disso, algumas palavras em Inglês possuem origem greco-latina, ficando bastante parecidas com o Português. Então vamos mudar essa abordagem; em vez de pensar em “não sei essas palavras aqui”, pense em “essas palavras eu consigo entender!” Vamos partir do que você conhece e, daí, tentar compreender o resto do texto.

Agora pense em você aprendendo a dirigir. Na autoescola você fez uso de carros populares, simples, sem muitos recursos. Imagine começar a aprender a guiar em um veículo cheio de recursos modernos e muita tecnologia – seria acidente na certa! Com a leitura em Inglês é a mesma coisa. Vai tentar começar por Shakespeare ou um artigo sobre Física Quântica? Você vai provavelmente chorar largado. Para deixar tudo tranquilo e favorável, comece por textos simples, com vocabulário limitado, e vá ganhando confiança e repertório lentamente. Sim, é um processo lento, mas progressivo. E só depende de você (além de não trazer gastos!). Algumas sugestões de sites com textos simples são www.newsinlevels.com e www.rd.com

Outra ideia é ler sobre temas que você já conheça em Português. Desta forma, você vai conseguir associar significados e acelerar seu aprendizado de palavras novas. Para isso, use sites de notícias. Leia sobre o acontecimento em Português e depois procure a mesma notícia em Inglês. Algumas agências de notícias (como BBC e Reuters) possuem portais nos dois idiomas, e isso pode ser bem útil.

E, última dica – não seja um dependente do dicionário. Afinal, na hora H do vestibular, ele não poderá ser utilizado. Use-o para suas leituras como último recurso. Antes, tente buscar por sinônimos no texto, associações lógicas com o tema e inferências de sentido. Apenas se não obtiver sucesso algum nessa reflexão recorra ao dicionário.

Pois bem, suas desculpas para não ler com regularidade estão acabando, hein? Portanto, mãos (ou olhos) à obra e boa leitura! Afinal, entre “to pass or not to pass”, optaremos sempre pelo “to pass”, correto?

Estamos juntos nesta. Forte abraço,

Marcelo Santos

Marcelo Santos é professor de Inglês do Stoodi. Com Licenciatura em Inglês pelo Mackenzie e pós-graduação em Educação pela UFLA, já proferiu palestras em simpósios nacionais e internacionais sobre ensino de idiomas e educação. Atualmente é professor de cursinhos pré-vestibulares no estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *