“Inglês? Ah, tenho outras matérias atrasadas…”

Por Marcelo Santos

“Inglês? Ah, tenho outras matérias atrasadas…”

Por Marcelo Santos

E aí, pessoal, tudo beleza?

Eu sei, eu sei… Inglês é o patinho feio do vestibular. É aquela matéria com o maior índice de faltas nos cursinhos preparatórios, é a primeira aula a ser abandonada pelos alunos quando os exercícios e conteúdos começam a se acumular. Afinal, você faz curso de Inglês e possui sim certo nível de fluência. Não é você quem vai para fora do Brasil nas férias e consegue pedir seu sanduíche sem cebola, tirar uma foto com o Mickey e fazer suas compras todas em Inglês, sem passar grandes apuros? Pois é, mas isso não é suficiente.

Bem, uma coisa é você ter fluência e conseguir se comunicar em Inglês. Outra é você ter domínio dos gêneros de textos utilizados nas provas pelo país, estar familiarizado com as palavras mais frequentes, entender como cada banca concebe sua prova e não cair nas inúmeras pegadinhas. Tracemos um paralelo aqui: você é (espero!) fluente em Português, mas precisa se esforçar bastante para ter um bom desempenho nesta prova. Então por que seria diferente com o Inglês?

Imagino que você agora esteja pensando algo como “Ah, mas Inglês vale tão pouco na minha nota final…” Será mesmo? Você pode estar redondamente enganado! Sabia que Inglês pode ter um peso final em sua nota superior ou quase igual ao da Matemática? Tomara que você não tenha caído da cadeira agora com essa, mas é verdade.

Muitas vezes o vestibulando não consegue sua aprovação e jura que foi por ter errado aquela questão de Matemática. Mal sabe ele que, talvez, aquele erro em Inglês teve peso maior na nota final e pode ter sido determinante. Além disso, para tornar o cenário ainda pior, em que matéria você acha que a nota média será mais baixa: Matemática ou Inglês? Provavelmente em Matemática. E isto faz com que os erros em Inglês prejudiquem mais ainda sua nota final.

Ficou assustado? Que bom! Bom porque você vai começar a fugir de um dos maiores erros dos vestibulandos, que é esse desprezo em relação ao Inglês. Como sugere o nome da coluna, “passar ou não passar” pode sim estar diretamente relacionado ao Inglês – e com o direcionamento adequado, você vai tirar isso de letra e passar à frente de vários candidatos.

Certeza que você quer conquistar sua vaga. Então acompanhe esta coluna semanal e faça do Inglês um trunfo em seu vestibular. Aqui teremos dicas importantes, técnicas e tudo o mais para melhorar seu resultado em Inglês. Você não vai perder essa, vai?

Na próxima semana trago esses números do peso do Inglês em algumas provas. Espero por vocês, hein?

See you!

Marcelo Santos é professor de Inglês do Stoodi. Com Licenciatura em Inglês pelo Mackenzie e pós-graduação em Educação pela UFLA, já proferiu palestras em simpósios nacionais e internacionais sobre ensino de idiomas e educação. Atualmente é professor de cursinhos pré-vestibulares no estado de São Paulo.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *