“Nem preciso aprender gramática para o vestibular”. Será?

Por Marcelo Santos

“Nem preciso aprender gramática para o vestibular”. Será?

Por Marcelo Santos

Olá, galerinha, todo mundo bem?

Esse é mais um grande erro dos vestibulandos em relação às provas de Inglês. Afinal, muitas delas são compostas basicamente de questões de compreensão de texto. Então basta ter vocabulário, ler bastante e pronto, certo? Mais ou menos, mais ou menos…

Primeiramente, como conseguir ler textos em um idioma sem sequer entender um pouco que seja sobre sua mecânica e suas estruturas? Como entender uma narrativa, uma sequência de ações, sem conhecer tempos verbais e suas inter-relações? É, meu caro, quer você goste ou não, a gramática vai ser útil. E aí está talvez o tema de gramática mais importante para se conhecer – tempos verbais.

Com os tempos verbais você conseguirá compreender a ordem das ações em um texto e como elas se relacionam entre si. O que aconteceu antes? O que veio depois? São ações simultâneas ou consecutivas? Todas essas respostas estão nos tempos verbais.

Além dos tempos verbais, você precisa também dominar os conectores (linking words). São eles que trazem ideias de causa e efeito, condição, oposição, adição e outras mais. Estão presentes em todos os textos, não tem jeito. Além disso, nas provas que fazem questões de gramática, linking words são uma constante. Para vocês entenderem a importância deles – há pouco mais de um mês aconteceu o vestibular de meio de ano da Unesp e 3 das 10 questões da prova eram sobre linking words. Pois é, tem que saber isso, não tem para onde correr.

Também é útil conhecer prefixos e sufixos para entender como novas palavras são formadas. Isto pode te ajudar (bastante!) na compreensão de textos. Eu também investiria no estudo de “modal verbs” (também chamados de “anomalous verbs”), pois eles agregam às orações ideias de possibilidade, dedução, obrigação, capacidade e outras mais. São geralmente tópicos comuns em questões gramaticais e alteram sim o seu entendimento do texto.

Já deu para perceber que gramática é essencial, certo? Então vai uma sugestão aí – estudar só gramática é muuuuuuuito chato! Mas ficar lendo textos sem saber gramática não vai te fazer andar pra frente. Então façamos o seguinte: intercale estudos gramaticais com leitura de textos. Você vai acabar dando de cara com os tópicos gramaticais sendo todos aplicados nos textos e melhorar bastante sua compreensão.

Bom estudo, boa leitura e até mais!

Marcelo Santos é professor de Inglês do Stoodi. Com Licenciatura em Inglês pelo Mackenzie e pós-graduação em Educação pela UFLA, já proferiu palestras em simpósios nacionais e internacionais sobre ensino de idiomas e educação. Atualmente é professor de cursinhos pré-vestibulares no estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *