Um curso de Inglês pode me ajudar no vestibular?

Por Marcelo Santos

Um curso de Inglês pode me ajudar no vestibular?

Olá, pessoal, todo mundo bem? Meio do ano, segundo semestre já batendo à porta e começam as dúvidas sobre que rumo tomar para aprimorar seu Inglês, com foco no vestibular. E muita gente vem me perguntar se deve agora iniciar um curso de Inglês em uma escola de idiomas, para melhorar seu desempenho lá no final do ano. Mas será que isso funciona?
Olha, infelizmente, tenho que te dizer que não. E qual o motivo? Bem, um curso de inglês em uma escola de idiomas tem por foco a língua como meio de comunicação, a fluência no idioma. As aulas são concebidas apresentando ao aluno situações do cotidiano nas quais a comunicação faz-se necessária – compras, informações pela rua, restaurante e outras – e nestas situações o aluno é apresentado a funções comunicativas. Resumindo, o foco principal de um curso de idiomas é fazer com que este aluno fale o idioma estudado. Obviamente há estudos gramaticais e textos mais rebuscados, mas em níveis mais avançados. No espaço de tempo de seis meses, o aluno aprenderá basicamente como se virar em situações do cotidiano. E isto não ajudará em seu vestibular.
Inglês para vestibulares é focado em compreensão de texto jornalísticos, em vocabulário mais pesado e em estruturas gramaticais que não estão tão presentes no inglês oral de uso diário. Afinal, a intenção do vestibular no que diz respeito à língua estrangeira é avaliar se o candidato será capaz de, uma vez dentro da Universidade, fazer uso de fontes de pesquisas em outro idioma. Para isso há o uso de textos científicos e jornalísticos, com questões focadas quase que em sua totalidade em compreensão destes textos – e tudo isso passa bem distante do que um curso de idiomas oferece.
Preparação em Inglês para vestibulares requer leitura diária e constante, requer análise de provas anteriores e, se possível, um curso que te ensine como as bancas examinadoras criam suas provas e suas armadilhas – como fazemos aqui no Stoodi. Um curso de idiomas vai ser útil para uma viagem e para a comunicação no idioma, não no seu vestibular.
Então é melhor investir o tempo que seria utilizado no cursinho de Inglês em outra coisa, se o seu foco é ser aprovado no vestibular.
Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *