Gabarito ENEM 2023: Veja como consultar seu desempenho na prova!

A primeira coisa que a maioria dos estudantes que presta o ENEM deseja fazer assim que sai da prova é verificar o gabarito para conferir se se saiu bem. A ansiedade é normal, ainda mais considerando que o gabarito oficial do ENEM 2023 só será divulgado pelo INEP em 14 de novembro.

Existem algumas alternativas para fazer uma conferência extraoficial dos acertos e erros das questões desde o primeiro dia de prova. No entanto, é importante lembrar que o gabarito extraoficial não leva em conta o TRI (Teoria de Resposta ao Item). Isso significa que você pode ter uma noção, mas ainda não será capaz de calcular sua nota do ENEM.

Quando será divulgado o gabarito oficial do ENEM 2023?

O primeiro dia do ENEM 2023 contará com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. E o segundo dia, as provas de Ciências Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

Ao final do segundo dia de aplicação das provas do exame, foi divulgado que o gabarito oficial será disponibilizado no dia 14/11 (terça-feira), a partir das 19h, na Página do Participante.

O gabarito é válido para todas as cores dos cadernos do ENEM?

A prova do ENEM é dividida em quatro cadernos diferentes, além da Redação, que deve ser feita no primeiro domingo do exame.

Os cadernos do ENEM são:

  1. Ciências Humanas e Suas Tecnologias
  2. Linguagens e Suas Tecnologias
  3. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
  4. Matemática e Suas Tecnologias

Para minimizar a possibilidade de cola no dia da prova, o INEP fez quatro versões diferentes de cada caderno. A ideia é que cada estudante receba um caderno com uma cor diferente, garantindo que ninguém se sente próximo de outro estudante com a mesma cor. As questões são as mesmas em todos os cadernos; a única diferença é a ordenação das questões em cada um deles.

As cores do caderno do Enem são:

  • Azul
  • Amarelo
  • Branco
  • Cinza
  • Rosa

Quantas questões é preciso acertar para obter uma boa nota no ENEM?

O ENEM não utiliza a Teoria Clássica dos Testes para a correção do exame, onde a quantidade de acertos é o que importa. Isso pode gerar muita confusão e dúvida para quem participa pela primeira vez, pois não compreende a diferença nas notas, mesmo com o mesmo número de respostas corretas.

A explicação para isso está na Teoria de Resposta ao Item, o método de correção utilizado no ENEM. Nesse método, as questões são divididas em fáceis, médias e difíceis. Para obter uma boa nota, é preciso ter coerência nas respostas. Ou seja, é necessário acertar mais questões fáceis do que difíceis, por exemplo. Se o número de respostas certas envolver mais questões difíceis do que fáceis, o sistema entenderá que houve chute, e, consequentemente, a nota final será menor do que se o padrão de respostas fosse inverso.

Entender como esse sistema de correção funciona aumenta suas chances de obter um bom desempenho no exame.

Ainda dá tempo de se preparar para o segundo dia de prova do ENEM?

A chave está em concentrar-se no conteúdo principal. Não se trata de estudar mais, mas de estudar melhor. A vantagem de priorizar o conteúdo principal está na eficiência. Em vez de tentar cobrir todos os tópicos superficialmente, aprofunde-se naqueles que têm maior peso na prova.

Para ajudar nesse direcionamento, o Stoodi realizou duas semanas gratuitas de preparação focada nos assuntos que têm mais chances de cair no exame. São gravações das transmissões ao vivo do canal do Stoodi no YouTube, com tudo o que você precisa saber para se sair bem nos dias de provas do ENEM.

Confira, e aproveite!