Saber como calcular porcentagem é fundamental para mandar bem nos vestibulares, já que é um dos assuntos mais cobrados nas provas. Além disso, a porcentagem está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos.

O cálculo de porcentagem está presente desde a necessidade de resolver problemas matemáticos como regras de três e proporcionalidade até os cálculos de descontos, juros simples e compostos etc.

Se você precisa de ajuda para calcular porcentagem de um valor, chegou ao lugar certo! Aprenda com o nosso guia prático como realizar este cálculo de maneira simples e prática. Boa leitura!

Como fazer cálculo de porcentagem: passo a passo

Antes de mais nada precisamos compreender o significado do símbolo %. A porcentagem significa que em uma razão sempre o denominador será 100, ou seja, o termo “por cento” representa dividir um valor por 100. Veja o exemplo:

como calcular porcentagem de um valor

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500;

Divida o resultado obtido por 100. No exemplo, teríamos 17500/100 = 175.

Pronto! Você calculou 35% de 500, e o resultado foi 175.

exemplo de como calcular porcentagem
banner-anuncio-STOODI-TIM

Como calcular porcentagem na calculadora?

Para calcular porcentagem na calculadora o processo fica ainda mais simples. Existem duas forma de realizar esse cálculo. Veja:

Digamos que você queira calcular 40% de 850. A primeira possibilidade para calcular porcentagem na calculadora é a seguinte:

1º passo: digitar o valor 850

2º passo: apertar o símbolo de multiplicação (x)

3º passo: inserir o valor percentual (40) e apertar o botão de porcentagem (%).

Pronto! Você terá o valor final de 340.

Uma outra forma para realizar o cálculo é simplesmente multiplicar o valor pela forma decimal do valor percentual, que no caso do nosso exemplo é 0,4. Assim temos:

40% de 850 = 850 x 0,4 = 340.

Viu como é simples? Agora que você já sabe como calcular porcentagem quer aprender a calcular descontos, acréscimos, taxa percentual, e ficar afiado para o Enem? Acesse as videoaulas e exercícios em nosso site.

5 Shares:
Você pode gostar também
Inequação exponencial
Leia mais

Inequação exponencial

As inequações que envolvem funções exponenciais são chamadas de inequações exponenciais. Por exemplo: Para sua resolução, procura-se chegar a uma comparação de potências de mesma base para então comparar os expoentes. Utiliza-se a partir daí a informação de que: Deste fato, decorre que, se a>1: Se 0<a<1, temos: Em resumo,...

MMC – Mínimo Múltiplo Comum

Definição Dados dois ou mais números naturais diferentes de zero, chamamos de mínimo múltiplo comum, ou simplesmente MMC, o menor dentre seus múltiplos comuns. Exemplos 4 e 8 O MMC. entre 4 e 8 é o próprio 8 pois os múltiplos de 4 são {4,8,12, 16, 20, 24, 28, 32,...
Propriedades dos logaritmos
Leia mais

Propriedades dos logaritmos

Os logaritmos apresentam quatro propriedades que são muito úteis na resolução de problemas: Produto Quociente (divisão) Potenciação Mudança de base As propriedades são usadas, basicamente, para calcular novos logaritmos a partir de logaritmos já conhecidos e para resolver equações e inequações logarítmicas. Para ver exemplos de aplicação e exercícios resolvidos...